Conheça as 6 etapas de produção musical

Adilson jr
Hello Band
Published in
5 min readNov 27, 2023

Seja disco, cd ou pelo seu serviço de streaming de áudio favorito, ouvir uma boa música é muito bom. Independente do estilo, a música possui um poder transformador em cada pessoa.

No entanto, para a música estar disponível em alta qualidade para você aproveitá-la, o processo é longo. Apenas caneta e papel não faz milagre.

Assim, nesse artigo te contarei como é o processo de produção musical. Vamos nessa?

O QUE É A PRODUÇÃO MUSICAL?

A produção musical é o processo que engloba desde a composição da música até a sua disponibilidade para o público ouvir. Ao todo, são 6 etapas: composição, pré-produção, gravação, mixagem e masterização e distribuição digital.

A maior parte desse processo, acontece no estúdio e envolve o trabalho de muitas pessoas. Aliás, o cantor não faz tudo sozinho.

Além do estúdio, temos os diversos equipamentos que facilitam a produção musical. Com as inovações tecnológicas tornaram mais práticos e acessíveis, entregando o melhor resultado possível. A qualidade sonora das músicas que ouvimos hoje é bem melhor do que há 10, 20 anos.

COMPOSIÇÃO

Muita das vezes é com caneta e papel que nasce uma música. Sabe aquela ideia que você precisa anotar para não esquecer? A partir dessas ideias surgem os versos, o refrão, até a sua composição completa.

Muitos cantores possuem um grande talento para compor. Podemos citar Cazuza, Rita Lee, Tim Maia, Marília Mendonça, entre outros.

No entanto, caso o artista não possua composições, parcerias com compositores podem contribuir no processo criativo de uma boa música.

Após avaliar as diversas composições, escolhe-se a melhor que se adeque ao arista.

Música escrita e escolhida, começa a parte de colocar essa canção em cifras. É aí que entra o arranjador, responsável pela lapidação dessa composição e construção da sua forma estética.

PRÉ-PRODUÇÃO

Sem planejamento, torna-se bem difícil alcançar um objetivo, no caso o lançamento de uma canção. Agora, imagina sem planejamento e dinheiro? Ainda mais complicado.

Por isso, é importante definir alguns pontos para o projeto de uma música:

  • Planejamento financeiro de produção;
  • Definição dos músicos participantes;
  • Adição de instrumentos como o baixo, tambores, piano, guitarra;
  • Produção de arranjos.

Projeto bem-planejado e definido, chegou momento de ir para o estúdio, para a gravação.

GRAVAÇÃO

Chegando ao estúdio, é o momento de gravar o artista cantando, os instrumentos e os arranjos que irão fazer parte da música.

Conforme o portal de produção, a gravação não acontece apenas em estúdio, mas também no show ao vivo com a banda.

No estúdio, a gravação pode acontecer somente com o cantor sozinho ou com a banda.

Além disso, na etapa de gravação pode realizar um overdubbing, ou seja, uma gravação separada de cada instrumento.

A gravação é um processo trabalhoso, pois se não ficar bom ou se algum instrumento não deu certo, tem que gravar tudo novamente, até que a gravação fique boa. Paciência e café!

MIXAGEM

Sabe quando algo está bom, mas se fazer alguns ajustes pode ficar melhor ainda? É o que a mixagem faz!

Nessa etapa, acontecem os ajustes da música, corrigindo ruídos, volume tanto dos vocais quanto dos instrumentos. Também verifica se há algo fora de sintonia, etc.

Um dos responsáveis por esse processo é o Engenheiro de Mixagem. Seu papel será escolher a ferramenta ideal para melhorar o som gravado no estúdio. Entre as ferramentas estão os equalizadores, delays e compressores.

MASTERIZAÇÃO

Assim como a mixagem melhorar o que foi produzido na gravação, na masterização melhorar o que já foi ajustado pela mixagem.

Em cada etapa, sempre buscando extrair a melhor versão da música.

Na masterização ocorrem os ajustes das ferramentas utilizadas na mixagem como o equalizador, alinhamento da pressão sonora e a abertura do estéreo.

Um dos principais funções do engenheiro de mixagem é a renderização, isto é, adequar a música ao formato que será comercializada e divulgada, como cd, vinil ou as plataformas de streaming de música.

Além da renderização, a compilação é muito importante. Num álbum, sempre há uma transição de uma música para outra, marcando o fim e o início de uma canção. Então, fazer essa transição de forma mais coerente e suave possível, faz parte do trabalho desse profissional.

DISTRIBUIÇÃO DIGITAL

Essa etapa é a melhor parte. Nela é aonde todos os fãs podem apertar o play e desfrutar do melhor da sua música favorita.

Antigamente era os cds, no qual as pessoas iam às lojas adquirir o cd e colocavam para tocar em casa ou no carro.

Os tempos mudaram, e a distribuição das músicas é digital pela internet. Mais praticidade e você não precisa levar um cd ou outro dispositivo para todo lugar.

CONCLUSÃO

Nesse artigo, você entendeu como é o processo de produção de uma música. Como vimos, é bem longo, ao todo são 6 etapas.

Você tinha alguma noção de como era a produção de uma canção? Se não, como imaginava? Conte para gente!

--

--

Adilson jr
Hello Band

Comecei a escrever por curiosidade para ongs e acabei gostando disso. Agora, além das ongs, também escrevo sobre cultura pop e rock para o Hello Band!