Hertz Meiazero: A frequência perfeita do Punk!

Sarah Dias
Hello Band
Published in
9 min readApr 17, 2024

Vocês hão de concordar comigo que existem estilos musicais que têm mais visibilidade do que outros, até quando se é independente, mas o que sempre me decepcionou foi ver que o metal, o rock e o estilo da nossa banda da semana, o punk, a gente sabe que mereciam muito mais reconhecimento. Quando a música é nossa arma a favor de direitos, democracia e luta contra preconceitos, ela vai ser boicotada por grandes empresários, latifundiários e políticos, e o que podemos fazer sobre isso? Botar o amplificador no último volume e seguir fazendo seu som, porque a música é sempre a melhor resposta. E assim é a banda de hoje, conheçam a Hertz Meiazero!

Eles que trazem sua base paulista e lutam contra o sistema através de suas músicas e shows, possuem amigos que, aliás, também fazem o mesmo, e muitos deles inclusive já foram entrevistados por nós, todos rumo ao mesmo objetivo: disseminar o cenário underground e o punk brasileiro, que é tão bom quanto ou melhor do que o gringo! E quem diria que um perrengue com amplificador que vivia queimando renderia um nome tão único? Agora, sem mais spoilers, vamos sintonizar na frequência dos nossos entrevistados da semana!

(Foto: Reprodução Instagram).

QUAL A HISTÓRIA QUE TRAZ O NOME DA BANDA? QUAL O SIGNIFICADO?
O nome da banda surgiu de uma coincidência que toda banda acaba tendo. Eu explico: nosso âmpli valvulado de baixo (um Tremendão II , da Gianinni) que vive queimando…e o som barulhento da válvula queimada representa a onda de 60 hertz…a gente só inverteu e colocou por extenso: HERTZ MEIAZERO! Daí veio o nome!

COMO TUDO COMEÇOU E OS MOMENTOS MAIS MARCANTES NO INÍCIO DA HEARTZ?
Todo mundo sempre teve banda. Eu (Ed Batera) já toquei com várias (Resttus Diabortu, Breu, Insolentes), tantas que nem lembro. O Robson Dafarra (nosso guita) teve várias bandas em Pernambuco na adolescência e aqui em Sampa ele estava tocando no XXXXX antes de vir pra HERTZ . O Adalto tinha tocado comigo nos Insolentes e um dia, num show do Flitcs que fomos juntos, fiz o convite pra ele tocar com a gente, e ele topou, aí rolou a banda!

COMO SUA CIDADE NATAL INFLUENCIOU NAS MÚSICAS?
Eu sou de Sampa, aqui, desde a década de 80 sempre rolou a cena punk com Cólera, Inocentes, Olho seco, DZK e mais uma penca de bandas PHO-DA, que influenciou e influencia até hoje o nosso som (inclusive a gente já abriu pro DZK e outras 2 vezes pro Cólera, uma vez no antigo Underground Bar, na Santos Dumont, e mais recentemente, há três semanas, no Container DC, em Diadema). Essa cena sempre viva do punk de São Paulo nos influenciou e segue a nos influenciar e a nos envolver, dá pra citar outras bandas mais recentes como o próprio Flicts, o Juventude Maldita, o Cadillacs, o Desmanche, o Dias de Luta e outras tantas mais que estão no corre hoje em dia, só sonzeira monstro…essa galera aqui de Sampa sabe fazer um punk rock bem massa, sabe! Eheh!

(A Hertz pós show no Container DC em Diadema - SP).

QUEM É QUEM NA BANDA E O QUE CADA UM TRAZ DE ESPECIAL NO SOM DE VOCÊS?
Robson Fanfarra, na guita e nas vozes; Adalto Gazze, no baixo e nas vozes; e eu: Ed Battera, na bateria e nas vozes. Acho que o que faz a HERTZ uma banda beeeem diferente é que todo mundo é de um canto (o Robson, de Pernambuco; o Adalto, de Santo André e eu, aqui de Sampa) e todo mundo compõe e canta na banda, isso é legal porque toda a influência acaba aparecendo meio misturada, sabe, como se fosse um sincretismo de influência em nossa letras e nossos sons, o resultado e sempre bem bacana! É só ouvir o nosso EP que saiu há pouco, dá pra sentir isso.

QUAIS AS IDADES DOS MEMBROS?
Putz, não sei a idade da galera. Mas todo mundo mundo tem quase quarenta (o Adalto) ou está na casa dos quarenta (eu e o Robson), acho que isso também ajuda a diversificar nosso som.

EM QUE MOMENTO EM SUA VIDA QUE VOCÊ VIU QUE A ÁREA QUE VOCÊ QUERIA TRABALHAR ERA A MÚSICA?
Desde moleque sempre toquei batera, por isso carrego “batera” no meu nome. Sei lá, é algo com que nunca deixei de me envolver. Aí veio pro meu nome e sigo com ele na veia, sabe…hehehe!

COMO É A RELAÇÃO COM OS FÃS E COMO VOCÊS MANTÉM A MESMA?
A gente sempre publica informações da banda e dos picos onde tocamos no Insta, a gente recebe uns likes, uns coraçõezinhos, tira umas dúvidas e coloca umas curiosidades sobre a gente lá. Postamos os ensaios e os shows, não é algo suuuuper profissional (hehehe!), mas a gente mantém a galera conectada e hoje em dia é fundamental esse canal de comunicação. Nas redes sociais, a gente não pode deixar de colocar alguma coisinha, porque, senão, parece que a banda acabou, tá ligado? Ainda mais com tanta banda cabanado por aí, então a gente coloca sempre alguma coisinha lá no insta, o Robson toma conta do Facebook e faz o mesmo! O Adalto não precisa fazer nada, só de tocar com a gente e mostrar toda a beleza nórdica dele já ajuda a divulgar a banda!!! Hehehe!

VOCÊS SÃO AUTODIDATAS, TIVERAM FORMAÇÃO MUSICAL ANTES DA BANDA OU FORAM ESTUDANDO AO LONGO DA TRAJETÓRIA?
Acho que nenhuma banda de punk rock precisa de “estudos musicais” né? Todo som tem só três ou quatro acordes hehehe! E o guita faz uns barulhinhos nos solos (quando o Robson ler isto vai ficar puto! Hehehe).
Mas sério: Se eu dissesse que a gente estudou pra tocar, estaria mentindo, a gente foi aprendendo a tocar no dia a dia. E também é justamente esse dia a dia que nos motiva a escrever sobre nossos amores e conflitos, nossos problemas e as nossas tentativas de resoluções da vida. Acho que nossa “Escola do punk rock” é a vida mesmo ou parafraseando o Manuel Bandeira: “É a vida, digna de se dar o arrependimento”.

COMO TEM SIDO O CRESCIMENTO DA BANDA ATÉ OS DIAS DE HOJE?
Temos cada vez mais tocado nos picos conhecidos, a gente tem se envolvido mais e mais no movimento, conhecido uma galera da cena e isso nos ajuda a tocar em mais lugares bacanas, tá ligado? É parte do trampo.

COMO VOCÊS IMAGINAM, ATRAVÉS DE ENTREVISTAS ASSIM CHEGAM FÃS NOVOS, COMO VOCÊS DESCREVERIAM A BANDA E O QUANTO AMAM FAZER O QUE FAZEM?
Que pergunta difícil…eheheheheheheh! Sei lá, é um pouco de escada um de nós, saca? Um pouco dos nossos problemas e dos nossos amores, como já falei aqui, mas, acima de tudo, acho que é um pouco desse tesão que a gente tem em tocar, a gente tem um lema tácito (ninguém precisa falar, a gente já sabe): Nossos sons só estão prontos quando a gente tem tesão em tocá-los, quando a gente acha que ficaram massa, aí a gente põe pra gravar, tá ligado? Tem que ficar um som PHO-DA, senão a gente nem toca!

A HERTZ POSSUI ÁLBUNS OU EPS? SE SIM, NOMEI OS MESMOS, CASO CONTRÁRIO, PLANEJAM PARA O FUTURO?
Sim! Acabamos de lançar nosso primeiro EP…ficou bom pra caraleoooo, escuta lá, rapaziada, é só procurar HERTZ MEIAZERO!
A gente está em estúdio de novo, ensaiando, tirando sons novos, demos uma pausa nos shows porque agora queremos lançar um disco completo, com umas 10 faixas e logo menos sai. Por enquanto, põe pra repetir o nosso EP aí até os ouvidos estourarem! Muito barulho!!! ehehehehe!

(EP: "Necessário Agir", lançado 22 de Janeiro deste ano - Disponível no Spotify).

COMO DITO ANTERIORMENTE, MUITOS FÃS NOVOS IRÃO CHEGAR, POR ISSO, QUI MÚSICAS VOCÊS RECOMENDARIAM OUVIR?
Todas as quatro do EP da HERTZ: ”Na ladeira” é um som do Robson e as outras três são minhas: “Poder Popular”, “Vida Vazia” e “Tudo bem?”, sendo essa última o Adalto que canta! Ficou bem massa na voz rasgada e rouca dele.

DANDO ALGUNS SPOILERS, FALEM O QUE PUDEREM SOBRE PROJETOS FUTUROS E DEEM DETALHES DE SEU ÚLTIMO SINGLE LANÇADO.
Como eu disse, a gente está em estúdio, trabalhando as novas músicas e logo deve sair coisa nova, a gente está na pilha pra lançar. Mas precisa ficar bom, ter só sonzeira e muito barulho. Aí fica bom!!! Aí a gente lança!!! Hehehe!

POSSUEM PLANOS DE FAZER TRANSMISSÕES AO VIVO OU SOMENTE SHOWS PRESENCIAIS?
A gente já faz isso nos ensaios da banda, aqui no meu “home studio”, aqui em casa mesmo. Ficam legais as transmissões porque o estúdio é bem bacana, no meio do verde, em frente ao jardim, aliás, todo ano a gente faz um evento aqui em casa chamado “Punk rock na laje” onde reúne umas bandas e a gente sobe todo o equipamento pra laje da casa, tipo um “roof top” e a gente toca que nem os Beatles fizeram em Londres, sabe? Ou o Red Hot na Califórnia e sai um puta show, a galera fica olhando pelas janelas do prédio em frente, a rapaziada que passa em frente da casa para, mó barato! Vai rolar em novembro de novo e quero ver se consigo fazer dois por ano, tô vendo isso.

(Evento: "Punk Rock na Lage").
(A banda tocando no parque Estoril aqui na cidade da Adm, São Bernardo do Campo - SP em março).

A PANDEMIA PREJUDICOU A BANDA DE ALGUMA MANEIRA? SE SIM, COMO FOI A ADAPTAÇÃO DO TRABALHO?
A pandemia deu um breque nos shows, mas o fim dela deu uma mobilizada nos picos e a galera percebeu que lugar legal tem banda ao vivo, isso fez a gente voltar a tocar pra caramba! É a única herança boa da pandemia.

QUAIS AS PRINCIPAIS BANDAS E ARTISTAS QUE INSPIRAM VOCÊS?
Vou falar por mim, gosto muito do Clash e do Buzzcocks na Inglaterra e dos Ramones nos EUA. Gosto também de todas essas bandas que comentei de sampa, tanto as antigas quanto as novas.

E NO QUESITO SÉRIES E FILMES FAVORITOS, QUAIS SERIAM? ELES INFLUENCIAM NO SEU SOM?
Putz, não sei. Gosto muito dos filmes do Kubrick (Laranja Mecânica, O Iluminado). Gosto também dos filmes do Polanski e do Scorcese, mas série não sei, não vejo, parece meio novela (tem que ficar vendo vários, aí esperar pro ano que vem pra continuação, pra ver se termina), sempre fico com a impressão de que é um tipo de alienação da massa, sabe? Não gosto disso, a gente não tem que ficar condicionado a nada, isso aliena, deixa burro, sei lá, não gosto de série por isso e nem de novela.

QUAL CONSELHO DARIA PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO NA MÚSICA OU ESTÁ DESANIMADO LUTANDO PRA DAR CERTO?
Toquem, toquem, toquem e ensaiem toda semana, senão, a banda não vira, tá ligado? Banda é tipo uma família, se você não vê numa semana, na outra vai inventar uma desculpa pra não ver mais e eu faço isso com a minha família! eheheheheh!

PARA NOVOS E FUTUROS FÃS, QUAL MENSAGEM FINAL VOCÊS GOSTARIAM DE DEIXAR?
Escutem punk rock, fortaleçam a cena, sigam as bandas, repostem nas suas redes sociais, incentivem os veículos que promovem essa bandas como este espaço que foi aberto pra gente falar da gente, vão aos shows e falem das bandas de punk rock a seus amigos! Isso tudo é fundamental pra gente seguir tocando nos lugares pra vocês! Acho que é isso…muito barulho pra rapaziada aê!

(Show da banda no Cervejazul Music Club em Moema-SP em fevereiro).

Entrem em sintonia com a Hertz Meiazero seguindo os caras nas redes sociais, plataformas de música e frequentando shows em São Paulo e arredores!

Instagram:
https://www.instagram.com/bandahertzmeiazero/

Facebook:
https://www.facebook.com/bandahertzmeiazero

Youtube:
https://www.youtube.com/@hertzmeiazero7496/

Spotify:
https://open.spotify.com/artist/4q0hLUSkSxjju6FS1atRKz?si=OZgsrxWrSmuLwI6GzBrWmA

E-mail:
bandahertz60@gmail.com

--

--

Sarah Dias
Hello Band

☠@JimmySullivanBrasil, @HelloBandx e @JeroVivianBrasil 🎧Pop Punk, Rock e Música Latina 💍@HenriqueSpessotto