Miley Cyrus e a nova era Rock’n’Roll

Bruna Dias
Hello Band
3 min readOct 1, 2021

--

Miley Cyrus é um nome que com certeza você já ouviu falar. A cantora, que sempre teve sua vida cercada de boatos e críticas, agora chega na fase mais autêntica de sua carreira.

Desde muito jovem, a artista teve que seguir certos padrões impostos pela grande mídia, então era simplesmente chocante vê-la tendo algumas atitudes que 'quebravam' as expectativas de quem a acompanhava pela TV. Quando, na verdade, ela só era uma adolescente como qualquer outra.

Ela sempre teve alguma afinidade com o rock, mas durante muito tempo apenas o pop guiou sua carreira. Entre problemas em sua vida pessoal, surgiu uma das eras mais polêmicas de Miley, a era “Bangerz”. Ela causou choque em muita gente que não esperava uma atitude mais ousada de sua parte, mas certamente o resultado foi de passos largos em direção a sua liberdade.

Embora, por um lado tenha sido positivo, na maior parte do tempo, não era a música dela que estava sendo ouvida. Os comentários eram muito mais direcionados para seu corpo e atitudes. E agora, após tanto tempo de carreira, finalmente seu talento musical está acima de tudo, além do respeito por ela como mulher e artista ter aumentado consideravelmente.

Acho que estou simplesmente apaixonada pelo fato de que, pela primeira vez, parece que estão realmente focados na música. (…) Quando você pensa em “Wrecking Ball” [2013], você não pensa na dor. Você não pensa em mim olhando diretamente para a câmera, quebrando a parede, chorando, estendendo a mão. Você se lembra de eu ficar nua, e não sei de quem é a culpa.”

Algum tempo depois, o caos trazido quando ocorreu um incêndio em sua casa na Califórnia, em 2018, inicialmente pode ter sido aterrorizante para a cantora. Porque, entre outras coisas, ela perdeu nele grande parte do material em que estava trabalhando, e de certa forma, um pouco de sua história. Mas, com o tempo, ela entendeu aquilo como uma forma mais que direta de recomeçar.

“A natureza fez o que agora vejo como um favor e destruiu o que eu não pude largar por mim. Perdi minha casa em um incêndio, mas me encontrei em suas cinzas."

Além disso, uma cirurgia em um edema em suas cordas vocais no fim de 2019, a fez repensar sobre diversas coisas que ocorriam em sua vida, entre elas o medo de entrar para o tão conhecido e temido clube dos 27. O resultado foi largar definitivamente o álcool e as drogas.

E, após muitos anos tentando quebrar esse paradigma de perfeição, embora homenageie os anos 80, conhecidos como os mais loucos do rock, em “Plastic Hearts”, Cyrus se mostra na fase mais centrada de sua vida.

"Eu me sinto muito ponderada e com os pés no chão. Estou livre, mas sinto responsabilidade. Levo minha saúde mental e física muito mais a sério do que antes."

A era “Plastic Hearts” surge para mostrar que é possível ser forte e crescer também na vulnerabilidade, porque ninguém passa pela vida sem enfrentar algum desafio ou frustração. A artista agora tem confiança o suficiente inclusive para falar abertamente sobre esses momentos difíceis. Até mesmo quando estava prestes a ter um ataque de pânico durante um show no festival Summerfest deste ano.

"(...) Fazer parte da pandemia foi surpreendente e aterrorizante, e sair dela também é um pouco assustador. Eu só queria ser honesta sobre como me sinto. Porque acho que ser honesta sobre isso me deixa com menos medo (...)"

Acima de tudo, uma atitude rock'n'roll vem justamente dessa capacidade de se renovar e se encontrar mesmo quando chegamos perto de perder tudo. Miley Cyrus é um exemplo de que para ser forte você não precisa fingir ser quem não é.

Ouça Plastic Hearts — Miley Cyrus:

--

--