New Years Day e a luta para se tornar grande no rock

Bruna Dias
Hello Band

--

A vocalista Ash Costello fala sobre os desafios que sua banda ‘New Years Day’ teve que enfrentar para se tornar um nome conhecido no mundo da música. Embora não seja muito conhecida no Brasil, tem grande potencial para um dia ter uma legião de fãs em diferentes partes do mundo.

Quando a banda, formada em 2005, começou a tentar ser conhecida, ainda não haviam grandes mídias sociais online para anúncios e por isso tudo começou com distribuição de panfletos em locais próximos de onde haveria um show, o que acabava tornando o público pequeno. Com o avanço da internet foi possível atingir grandes proporções.

“Eu imprimia panfletos e ficava do lado de fora anunciando para pessoas daquela área, não havia como anunciar para pessoas em todo mundo como agora.”

Após pouco tempo do lançamento de seu álbum de estreia ‘My Dear’, ocorreu um fato que poderia destruir o futuro da New Years Day: a falência da gravadora. Com isso, a banda acabou ficando de mãos atadas por dois anos. Além de não poderem lançar nada, perderam até mesmo seu nome. Mas Ash não se arrepende por isso e considera que algumas coisas, mesmo que sejam ruins, devem acontecer.

“Isso foi realmente deprimente, mas eu voltaria e me avisaria para não assinar com aquela gravadora? De jeito nenhum: tudo aconteceu exatamente como deveria.”

Mesmo diante dessa enorme dificuldade, foi possível ter força para continuar. Então, em 2013, o segundo álbum ‘Victim To Villain’, chegou para provar que a banda certamente não deveria parar. Foi com certeza um dos momentos que trouxeram maior popularidade. O single ‘Angel Eyes’, em parceria com Chris Motionless, vocalista da banda Motionless in White, é um dos pontos altos do álbum e também da banda, um incrível dueto com toques de metalcore.

Com o tempo, toda a história de luta e os vários anos se apresentando na Vans Warped Tour transformaram Costello em um exemplo, um modelo. Ela acredita que se tornou isso por acidente, mas se mostra determinada a tentar cada vez mais aproveitar o espaço que tem para ajudar em algumas situações que jovens fãs e ela mesma passa: as grandes pressões que já existiam e que hoje aumentaram com influência das redes sociais. A vocalista considera que as altas taxas de depressão, automutilação e suicídio têm relação direta com esse fato.

“Eu sinto muita pressão para ser um bom modelo. (…) Não pedi para ser, mas farei o meu melhor com a posição e a importância dela. (…) Sendo uma criança hoje com mídia social, não posso imaginar a pressão que eles sofrem todos os dias.”

O estilo de Ashley é um dos pontos que mais chamam atenção antes mesmo de ouvir qualquer música. Por ter metade do cabelo vermelha e metade preta, faz lembrar a personagem da DC Harley Quinn (Arlequina). Desta forma, foi possível brincar com o tema em algumas sessões de fotos, além de construir uma identidade visual para a banda. Algumas roupas e acessórios são, inclusive, inspirados nela e principalmente em seu cabelo.

Mas, ao contrário do que imaginam, não foi algo planejado, já que Ash sempre tingiu o cabelo de diversas cores. Ela acredita que ter pintado dessa forma ganhou destaque porque ocorreu quando a banda começou a decolar. Com o tempo, as pessoas gostaram e passaram a adotar o estilo para si mesmas, não se inspirando apenas em seu cabelo mas também nas roupas. Foi possível vender até mesmo algumas peças antigas utilizadas em clipes e shows.

“Não esperava a reação popular ao meu cabelo. Muitas pessoas pensam que foi calculado, mas isso está me dando muito crédito de marketing e branding.”

O último álbum, intitulado ‘Unbreakable’, certamente traz alguns dos maiores sucessos da banda. Ficou entre um dos 50 melhores álbuns de rock de 2019 segundo a revista online Loudwire. Com letras fortes que falam sobre superação de traumas e empoderamento feminino, traz leves toque de pop misturado com o rock alternativo de sempre.

‘Skeletons’, single que teve seu clipe lançado em maio de 2020, é a favorita dos fãs segundo a vocalista. Dentre diversos significados que a letra traz, uma delas é ter coragem para mostrar quem você realmente é.

“A música é sobre se abrir e libertar o seu você que está escondido.”

Embora alguns considerem que a banda ainda precisa percorrer algum caminho para o sucesso total, é visível a evolução desde o início até o momento atual. Com certeza ‘Unbreakable’ serviu para mostrar o amadurecimento da banda, que aumenta cada vez mais seu sucesso mundial.

Ouça New Years Day — Unbreakable

--

--