O que é Lo-fi? Entenda um pouco mais sobre esse gênero musical

Michelle Gonçalves
Hello Band
Published in
3 min readApr 23, 2020
Foto de uma mesa com equipamentos de produção musical e um notebook. Ao redor, na sala, estão caixas de som e uma planta.

Você já ouviu falar em Lo-fi?

Você já ouviu uma daquelas músicas sem vocal, com um ritmo calmo ou que mais se parece com uma melodia de fundo? Se sim, é provável que você estava escutando uma faixa de lo-fi. Se você não faz ideia do que é isso, a seguir conto um pouco mais sobre esta que alguns chamam de "a batida da geração millenium".

Músicas lo-fi

Essas músicas são feitas, literalmente, para parecerem "sons ambiente". Isso significa que além dos instrumentos, ao longo da faixa, você pode ouvir padrões de ruídos, barulhos de água e até mesmo algumas vozes, que os artistas deixam propositalmente. Daí vem o nome: lo-fi, uma redução da expressão em inglês Now Fidelity (sem fidelidade em português).

E essa é a essência: Sem fidelidade. Músicas que não precisam de um estúdio profissional para existirem e podem ser feitas aí mesmo, na sua casa. Músicas feitas, na maioria das vezes, por artistas anônimos. Músicas que podem ser usadas para estudar e estimular sua produtividade, ou apenas músicas para relaxar a mente e descansar depois de um dia exaustivo.

A vibe do lo-fi

A identidade do lo-fi já vem sendo construída a alguns anos, considerada por muitos como algo bastante nostálgico, já que suas capas recordam, ou são de fato, animes/animações — que esses artistas assistiam na infância. Daí se cria uma atmosfera mais introspectiva, onde você deixa o mundo um pouco de lado, sossega e seus pensamentos fluem.

Até o Instagram já nomeou um filtro de Lo-fi!

Além disso, nos grandes serviços de streaming, nossas músicas são selecionadas por algoritmos, ou seja, elas nunca aparecem ali por acaso. Contudo, nas playlists de lo-fi, cada faixa é escolhida por uma pessoa real. Não só esse aspecto “artesanal”, mas também o fato de serem criações caseiras, aumentam a sensação de proximidade dos ouvintes com a arte.

Espectros do lo-fi

Porém, não é apenas isso. O lo-fi trás várias nuances de estilos já existentes para dentro de si, conforme é o caso do mais famoso de todos: o Lo-fi Hip Hop. Além dele, podemos encontrar estilos como Chillhop, Jazzhop e até mesmo Lo-fi Indie. O fato é que, a cada dia que passa, surge uma nova playlist com “Lo-fi” em seu nome.

Ainda podemos encontrar composições já existentes de outros gêneros, mas que foram transformadas. Por exemplo, aqui se encaixam bem as próprias músicas clássicas brasileiras, que são remixadas para se adaptarem ao estilo. Aliás, sua música preferida já pode ter sua versão lo-fi! Fica a dica que vale a pena pesquisar e escutar.

Crítica social? Temos

Juntamente com tudo que vimos, o Lo-fi traz sua crítica sobre o capitalismo e a atualidade. O mundo é extremamente conectado e ao mesmo tempo, muito ansioso. Nós lidamos com esse ritmo acelerado desde crianças e imagine como será para as futuras gerações, não é mesmo? Por isso, essa vibe calma e relaxante é como uma grande placa de stop.

Por fim, uma reflexão que quero deixar aqui é: com mais e mais pessoas ouvindo lo-fi, até quando as músicas vão ser apenas caseiras para se tornarem mais um produto das grandes gravadoras?

Obrigado por ler!

Siga a Hello Band no Medium para não perder nenhum de nossos textos!

--

--