TikTok e a mudança na indústria musical

Bianca Almeida
Hello Band
Published in
2 min readDec 6, 2021

O TikTok, rede social com mais de 1 bilhão de usuários, iniciou a criação de vídeos curtos acompanhados de músicas ou áudios originais. Com um algoritmo invejável, a experiência do usuário no aplicativo melhora a cada interação com os conteúdos apresentados, e a “For You Page” se torna cada vez mais precisa.

Sendo assim, o alcance do aplicativo é gigante, mesmo para influenciadores com contas menores, e além de entretenimento, o TikTok se tornou um meio de vender e anunciar músicas. Vários artistas começaram a lançar músicas apropriadas para a rede social, e a partir disso bastava um influenciador criar uma coreografia fácil da música e esperar a mesma viralizar, o que gerava uma “trend”. Foi assim que a música “Trava na pose” se tornou um viral no país. A letra, menciona as influencers do aplicativo, o que as convida a criar uma dança da música para que a mesma possa ser conhecida.

Recentemente, a artista mineira Marina Sena teve um grande crescimento nos streamings , chegando até na Parada Viral 50 Global, do Spotify, com a música “Por Supuesto”, tudo isso devido aos mais de 240 mil vídeos que usam a música no aplicativo. A faixa, inclusa no albúm “De primeira”, o primeiro da cantora, não tem uma dancinha como outras faixas que fazem sucesso no aplicativo, mas, com uma melodia original, se tornou trilha sonora de diversos vídeos, o que fez a música decolar e ganhar até um clipe.

Outro exemplo da influência do aplicativo, foi o lançamento da regravação de “Wildest Dreams” de Taylor Swift. Após o sucesso no Tiktok, a cantora, que está relançando os seus álbuns, decidiu lançar a música antes do previsto, mesmo não havendo uma data para a regravação do álbum “1989”. Dessa forma os fãs poderiam usar a versão que pertence a Taylor nos vídeos.

É visível que a plataforma vem trazendo visibilidade para diversos artistas, se tornando uma porta de entrada para o crescimento no mundo da música, o que já aconteceu com Olivia Rodrigo, Glass Animals, Kali Uchis e vários outros artistas em ascensão. Na playlist abaixo você pode ouvir as trends desse ano.

E aí, quais são as suas apostas para as músicas “trend” do ano que vem?

Na playlist abaixo você pode ouvir as mais conhecidas do aplicativo nesse ano.

--

--