Trio de Ouro: a sintonia de sucesso entre Taylor Swift, Jack Antonoff e Aaron Dessner
O ano de 2020 foi um ano difícil e singular em todos os sentidos possíveis. O funcionamento "normal" do mundo que conhecíamos foi abruptamente transformado com o início oficial de uma pandemia global que abalou todas as nossas certezas. Em meio a tantas tragédias, inseguranças e preocupações, a principal válvula de escape para aqueles que tinham acesso à ela era a arte. Mesmo com shows cancelados, as lives conquistaram um grande público, exposições virtuais faziam sucesso e a música era uma forma perfeita para tentar pensar, momentaneamente, em outra coisa.
Contudo, ninguém esperava que uma das maiores estrelas da música lançaria o seu oitavo álbum de estúdio de surpresa no meio daquela situação. Era uma quinta-feira quando Taylor Swift revelou pelo Twitter que na meia-noite (risos) do dia 24 de julho, o dia seguinte, folklore estaria disponível para o mundo. Naquele tweet o nome Aaron Dessner se tornou mais conhecido e passou a ser amado pelos fãs da cantora. O folklore marca o início de uma parceria que deu muito certo e que, arrisco dizer, ainda vai muito longe.
Taylor e Jack
Além de contar com a parceria do Aaron, no folklore também havia uma dobradinha muito conhecida: mais uma parceria entre Taylor e Jack que, segundo a própria cantora, a esse ponto já são "familiares musicais". O músico é vocalista da banda Bleachers, já confessou que é atraído por artistas que são "brutalmente honestas" e, além de Taylor Swift, é um queridinho de Lana del Rey e Lorde.
O reencontro dessa dupla não foi nenhuma surpresa para os fãs, afinal, até o lançamento do folklore, Antonoff já havia colaborado com Swift desde 2013 com a música Sweeter than Fiction. Depois disso, não se desgrudaram nunca mais. Jack e Taylor colaboraram juntos em pelo menos uma música em *todos* os álbuns da cantora a partir do 1989 — ou seja, todos os álbuns inéditos lançados até então e as duas regravações Fearless (Taylor's Version) e Red (Taylor's Version), oito álbuns e contando.
Os resultados dessa parceria são incríveis, obviamente. Seja na qualidade das músicas ou no reconhecimento obtido. Todos esses trabalhos ou renderam grandes prêmios como o Grammy de álbum do ano em 2016, com o 1989, e em 2021, com o folklore; ou resultaram em indicações, elogios feitos por críticos conceituados e na aclamação dos fãs como um todo.
Taylor e Aaron
Para somar ainda mais qualidade à essa dupla dinâmica, por meio de contatos remotos durante a pandemia e apenas três meses antes do lançamento do folklore, chega Aaron Dessner. O também compositor e produtor é membro da banda de rock The National e comentou sobre o início de sua amizade com a Taylor Swift no mesmo dia em que a cantora anunciou o seu oitavo álbum de estúdio.
Aaron conta na postagem que não tinha muitas expectativas sobre o que poderia ser feito de forma remota, afinal ele estava isolado com a família e achava que levaria um certo tempo até que as ideias voltassem. Até que ele começou a conversar com Taylor e, após compartilhar uma música, recebeu uma mensagem de voz da cantora contendo uma versão praticamente pronta de uma nova faixa. Elogios não são poupados entre os dois, enquanto ele diz que a cantora é "uma das artistas mais talentosas, trabalhadoras e preocupadas" com quem trabalhou, Swift afirma que Dessner é um "herói musical". Ao fim do post, Aaron diz que é "profundamente grato à Taylor" pelo convite e pela confiança em seu processo.
Os dois também se reuniram na faixa Renegade, do grupo musical Big Red Machine — uma colaboração entre Aaron e Justin Vernon, que participou da faixa exile presente no folklore; e também na música The Alcott do álbum First Two Pages of Frankenstein da banda The National.
Taylor, Jack e Aaron
Desde o folklore, esse trio não se largou mais e os fandoms abraçaram essa amizade. Eles se juntaram novamente no nono álbum de estúdio de Taylor, a "irmã do folklore", evermore e Aaron também produziu I Bet You Think About Me — música do Red (Taylor's Version). Após o lançamento de seu décimo álbum de estúdio, Midnights, a primeira versão lançada não continha músicas em parceria com Aaron, o que causou uma breve comoção nos swifties. Porém, para a alegria dos amantes dessa parceria, horas após o lançamento do Midnights, Taylor liberou a versão Midnights (3am Edition) com sete faixas inéditas, sendo três feitas em parceria com Aaron Dessner.
Além disso, o trio também compôs e produziu a música Hits Different presente no Midnights (The Til Dawn Edition), nova versão do Midnights lançada no dia 26 de maio de 2023, contendo as 20 músicas do (3am Edition), o remix de Karma com a rapper Ice Spice e uma versão da música em parceria com Lana Del Rey, Snow On The Beach, com mais vocais de Lana.