Uma pequena apresentação do C-pop

Aeruh
Hello Band
Published in
4 min readOct 12, 2021
um cara com roupa toda brilhosa preta num show cantando no microfone brilhoso. É um cara asiático bonito.
O cantor taiwanês Jay Chou

C-pop significa “chinese pop”, uma sigla para designar a música popular chinesa. Uma característica do c-pop é que a sua popularidade não se restringe à China, indo de Singapura, Malásia, Indonésia e outras regiões com imigrantes chineses, o sucesso da música chinesa é muito ligada na comunidade chinesa e sua língua.

O c-pop se divide em três vertentes diferentes:

-A música cantada em mandarim, que se concentra no continente chines;

-O cantonês, que é a música de Hong Kong;

-E Taiwan, que tem uma música própria.

A China tem muitos povos e culturas diferentes, por isso a música tradicional e regional é riquíssima. C-pop é um nome muito genérico e abstrato, pois a quantidade de dialetos que produz estilos musicais que não se encaixam em mandopop ou cantopop é outro fator de diferença. Diferente do k-pop ou j-pop, que são países de uma língua e cultura, a China é muito grande para isso.

Mas tentarei fazer uma pequena introdução desse gênero. C-pop pode ser um nome usado como uma porta de entrada para a música ‘pop’ chinesa. Algo diferente da música tradicional e regional chinesa.

Farei uma lista de alguns artistas chineses para conhecer o c-pop.

David Tao — I Love You

David Tao começou a sua carreira produzindo músicas para outros artistas. Sendo bem sucedido como produtor, decide lançar seu primeiro trabalho solo em 1997. Com sucessos como Airport 10.30 e I Love You — um grande sucesso seu que até hoje é regravado — , David Tao se afirma como artista, e sendo um dos primeiros artistas a trabalhar o R&B na música chinesa com sucesso.

Shirley Chen — Green

A cantora estourou com essa música em 2019. Nascida na região da Mongólia Interior da China. A música fala sobre uma traição amorosa e que a cor verde simbolizaria ‘perdão’ por isso. Com uma pegada bem pop e fofinha, a música é muito agradável de se escutar e lembra muito o atual estilo tik tok de música.

Jane Zhang — Dust My Shoulders Off

Jane Zhang já se apresentou no Victoria’s Secret Show, já foi na Oprah Winfrey, e atualmente é uma das maiores cantoras da música pop chinesa. Fazendo uma colaboração com o produtor Timbaland, ela faz esse clipe muito criativo, usando pinturas clássicas do ocidente o clipe todo, o visual por si só prende quem vê o clipe pela primeira vez. Mas Jane Zhang também tem a marca de ficar por mais de 50 vezes em primeiro lugar de sucessos.

JJ Lin ft. Anne-Marie — Bedroom

JJ Lin é um bom exemplo de como a música chinesa é diversificada. Nascido em Singapura, o cantor começou a carreira em Taiwan e faz sucesso em toda região chinesa. Sendo um grande nome desde os anos 2000 até os dias de hoje, JJ Lin é junto com Jay Chou — outro cantor taiwanês — um dos maiores artistas da música chinesa. Nessa canção, não se canta em dialeto chinês ou algo parecido, mas em inglês.

WayV — Action Figure

Um grupo ao estilo k-pop avança no mercado chinês. Sendo da empresa SM Entertainment — a mesma empresa do EXO e Red Velvet — , o grupo todo é formado com membros de ascendência chinesa. Lançando boas músicas e boas coreografias, o grupo já se mostra um grande nome com pouco tempo.

Outro grupo de boyband de sucesso na China é o TFBOYS, esse sendo de uma empresa chinesa.

Soft Lipa — 史詩 (History)

Soft Lipa recentemente ganhou o prêmio de melhor álbum em mandarim pelo prêmio Golden Melody Award, uma espécie de Grammy da música chinesa. Se você gosta de lo-fi ou Nujabes, saiba que esse rapper já misturava esse gênero em seu rap uns dez anos atrás. É o meu preferido dessa recomendação toda. E mesmo sem entender uma rima sua, o seu som se dilui muito bem sem perder a vibe lo-fi que a música traz. Vale cada segundo ser ouvido e recomendo outras de suas músicas.

Accusefive — Somewhere in time

Para terminar, uma banda indie, mas de muito sucesso. Accussefive é uma banda de Taiwan que faz um rock indie bem ao estilo anos 00. Sendo um trio, eles chegaram ao sucesso em 2019, com o primeiro álbum Somewhere In Time, I Love You. Não só as suas músicas são boas, mas os seus clipes também são interessantes.

A música é um rock indie sem aquela coisa pesada. Mas com um refrão bem cativante a música te prende sem precisar saber o que está sendo dito. Passando bem uma angústia que no vídeo clipe fica evidente.

Essa foi uma pequena apresentação do que é a música chinesa pop. Ela é muito grande e tem muita coisa ainda para se descobrir. Não se esqueça que o tik tok é chinês. Muita coisa está sendo lançada ali. Mas ainda temos pouco acesso, talvez a China nem se interesse em espalhar a sua cultura pelo mundo como os EUA. O mercado interno deles por si só já é grande suficiente. E tem muita coisa diferente culturalmente.

Mas se você quiser saber mais, tem subreddit como o c-pop que sempre aparece uma boa recomendação ou o top 50 Taiwan do Spotify.

--

--