Vento No Litoral: Qual o significado da canção mais triste da Legião Urbana?

Sarah Dias
Hello Band
Published in
3 min readApr 4, 2024
(Foto: Site Oficial da banda).

Composta por Renato Russo e Dado Villa-Lobos, a mesma faz parte do álbum “V”, lançado em 1991. A Legião Urbana deixa até hoje muita gente intrigada por ser uma das canções mais tristes da banda. Afinal, sobre o que exatamente a canção trata?

O que se mostra muito claramente é uma letra que aborda algo muito profundo, especialmente algo que Renato Russo viveu, um misto de saudade e alguém usando o mar para distrair-se e esquecer a perda de alguém que não faz mais parte de sua vida.

Ao longo da letra há reflexões, como o famoso “E se…”, questionando se a pessoa tivesse agido de maneira diferente, se tivesse permanecido, como seria o futuro e, principalmente, o que ele pode fazer para seguir em frente.

Muitos sugerem que retrata uma tentativa de suicídio ou um pensamento suicida, devido ao fato de subir nas pedras, estar sozinho e refletir sobre suas dores que seriam “levadas” pelas ondas. No entanto, Renato sempre deixou claro que o personagem central está mal por causa de uma pessoa específica, que pode ser qualquer uma em sua vida, desde um ex, um amigo, até um familiar, mas de planos que foram por água abaixo, deixando apenas uma enorme tristeza e questionamentos sobre como seria, pois queriam viver um futuro cheio de planos juntos. A pessoa se foi, mas as lembranças permanecem, e a distração do mar talvez tenha permitido, ao menos por um momento, lidar com isso ou refletir melhor, embora existam coisas que, por mais que tentemos entender, não conseguimos, e precisamos aceitar e seguir em frente.

Uma citação interessante é sobre os “Cavalos marinhos”, que não só são o único animal macho que pode engravidar, mas também são símbolos de força na cultura grega e têm sido associados ao simbolismo gay. Renato revelou que a música foi inspirada em seu relacionamento com seu ex, e ao considerarmos que eles eram os personagens principais da trama, tudo se encaixa. Ele mencionou que essa música foi inspirada em uma desilusão amorosa, algo comum de se fazer, como ir para a praia e refletir sobre isso.

Mas quem foi que deixou Renato assim nessa “bad”? A história é realmente real, pois seu ex-namorado americano, Scott, transmitiu HIV para ele e desapareceu, sem que se saiba se morreu ou apenas se afastou. Foi uma perda difícil de lidar junto com a doença, e não há dúvida sobre isso. Por fim, é crucial terminar aqui nossa reflexão com o trecho que provavelmente trata sobre esse tema:

(Foto: Tumblr "Mais da mesma").

--

--

Sarah Dias
Hello Band

☠@JimmySullivanBrasil, @HelloBandx e @JeroVivianBrasil 🎧Pop Punk, Rock e Música Latina 💍@HenriqueSpessotto