Walk The Talk — Entenda o projeto

O treinador Phil Jackson à frente da lendária equipe do Chicago Bulls. Em seu livro Cestas Sagradas ele compartilha erros e acertos por trás da trajetória da equipe.

Vivemos a época das fórmulas. Para cada dor uma fórmula de sucesso. Atraia leads, modele negócios, pense criativamente, gere conteúdo, ganhe dinheiro com a internet — apenas siga as fórmulas. Nós acreditamos que a internet é vasta e existe espaço para todo tipo de conteúdo. No entanto, o que acontece é que essas propostas de conteúdo geralmente são rasas e superficiais e passam a falsa impressão de que tudo é "fácil" e "rápido", de que o caminho para iniciativas bem sucedidas é direto e linear. O resultado é que esse tipo de conteúdo, infelizmente, acaba entrando no radar de quem está tateando a transformação digital que estamos vivendo. De um lado, cria instantaneamente um sem-número de especialistas com muitos posts e zero experiência prática e do outro lado, nas empresas, contribui para que as pessoas que justamente irão pilotar as demandas dessa transformação entrem nesse percurso com todas essas falsas impressões. Ruim para todos.

Refletindo rapidamente sobre o problema não é difícil concluir que criar e tirar do papel projetos transformadores não é um caminho fácil. Em nossas experiências com empresas e organizações de diferentes tamanhos e mercados temos enfrentado desafios diferentes e intrigantes. Design, Tecnologia e Cultura se misturam de maneiras diferentes a cada novo projeto. Isso tem evidenciado de maneira prática algo que acreditamos de longa data: não existe uma fórmula mágica para enfrentar as mudanças que estamos vivendo. Existe o conhecimento inicial e existe a experiência, a vivência. Exatamente o oposto do que se propaga hoje pela internet.

Ok. O que buscamos então?

Nós queremos conversar sobre todas essas transformações, mas queremos fazer isso da forma mais honesta possível, da forma menos idealizada possível — queremos partir das nossas experiências.

Nós acreditamos que somente com essa honestidade e tranquilidade podemos colaborar de fato para um ecossistema de transformação mais consistente.

“Falar de touros não é a mesma coisa que entrar na arena”.

Com as certezas e incertezas de quem desce à arena todos os dias, estamos abrindo este canal. Para ser o oposto das fórmulas de sucesso — para discutir o processo, as entrelinhas e os detalhes únicos de cada problema. Pretendemos publicar mensalmente nossos aprendizados e convidar amigos e profissionais para compartilhar o mesmo por aqui.

Convidamos você a acompanhar, perguntar, enviar comentários e emails e a compartilhar nossos conteúdos. Estamos abertos ao diálogo.

Para fortalecer este movimento, além dos conteúdos aqui publicados, bimestralmente organizamos eventos gratuitos com profissionais convidados a compartilhar suas experiências de transformação. Os eventos acontecem em Ribeirão Preto (SP). Para conferir, veja o site e fique de olho no facebook da WHF.

Enfim, venha com a gente. Sem fórmulas. Sem receitas. Apenas a realidade. Seja muito bem vindo.