Livros e a Solidão
Na escola, por um tempo, eu sentava no fundo. Eu ficava vendo a alegria das pessoas lá na frente. Eu assistia a diversão lá do fundo. Talvez esse tenha sido o meu primeiro sentimento de solidão.
Com o passar do tempo aprendi que solidão só existe se você quiser. Solidão não significa estar só. A não ser que sua própria companhia não te agrade. Pense nisso.
Para o mais, existem livros.
Isso mesmo: livros. Mundos onde você pode entrar a hora que quiser e de onde sair se demonstra por vezes bastante difícil. Suas férias chegaram e não tem ninguém disponível para “curar” sua solidão? Darei 7 dicas para ver nos livros uma solução para ela.
1 — Conhecer a História de Alguém
Você não terá tempo de se sentir só ao ler alguém contando uma história.
Você adentra num mundo desconhecido, com personagens que atrairão sua atenção e com casos que podem fazer você refletir sobre sua própria vida. Os livros mesmos funcionam como um calmante temporário às vezes. E você poderá até encontrar a resposta para a grande dúvida do seu dia nas páginas de algum livro. Pode acontecer.
2 — Uma Conversa
Ler um livro também é uma espécie de conversa.
A parte boa da conversa com o livro é que você não será obrigado a rir de piadas ruins. Não estou dizendo que o livro não fará uma piada ruim. Pode ser que aconteça, já que talvez ajude na trama, mas você não precisará esboçar um sorriso falso. Você na verdade nem precisará concordar ou discordar do livro. Nem se dará ao fatídico trabalho de argumentar contra ele. E o mais importante: não terá que entretê-lo.
3 — Sem Decepção
Chegou do trabalho cansado? Os livros estarão no mesmo lugar que você os deixou (a não ser que você tenha um gato que gosta de bagunçar as coisas na sua casa). Se você tem planos de lê-los, eles estão sempre lá, basta abri-los. Você não precisa esperar que eles estejam de bom humor ou dispostos a lhe falar. Essa é a diferença entre livros e pessoas.
4 — Aproveitar o Tempo
Seja numa fila enorme, na viagem de ônibus, naquela hora de ir ao banheiro quando alguma comida pesada te obrigou a sentar no trono ou acordou cedo e ainda tem um tempo para ler antes de ir pro trabalho. Ter sempre um livro a mão nunca foi algo ruim. Ele pode ser seu fiel companheiro. Pode te ajudar a melhor usar o tempo disponível que você tem numa dessas ocasiões.
5 — Infinitas Opções
Certo, eu sei, você não terá tempo para ler todos os livros que gostaria. Mas você não é o único a sentir isso. O que você precisa saber é que existem inúmeros livros, estilos, escritores, gêneros, clássicos, novidades, etc. Agora o seu medo de não conseguir ler tudo aumentou com o que eu disse? Saia desse blog e vá ler algum livro! Rápido!
6 — Livrarias
Sério. Eu amo livrarias. Lá não é só o lugar perfeito para você encontrar um livro, mas também para encontrar pessoas interessantes que compactuam de seus gostos. Mesmo os atendentes. Eles podem te dar ótimas indicações de leitura. Você já fez amizade com um atendente de livraria? Eu já. E ele tem o mesmo gosto literário que eu. Toda vez que apareço lá ele já me fala sobre novidades do meu autor preferido, de algum lançamento, de alguma coisa fora da minha zona de conforto que eu poderia apreciar.
As pessoas também merecem ser lidas.
7 — Os Livros Te Lembram do Mundo Real
Ler um livro não é totalmente sair da realidade. Muitos livros te mostram que existe um mundo lá fora e que vale a pena ser conhecido e explorado. Eles te lembram que existem pessoas interessantes e que a rotina e o cotidiano não é tão chato e sem sal quanto dizem que é.
Livros são um reflexo das nossas vidas e de nós mesmos. Eles podem despertar em nós desejos e coisas que ainda não experimentamos.
Dizem que a leitura é uma fuga da realidade, mas ela também pode ser o caminho de volta para ela.