L’éducation idéologique

Heterodoxos Institucional
Heterodoxos
Published in
5 min readFeb 13, 2021

--

Fonte: bogazicilectures e fontedesconhecida

Branko Milanović nasceu em 1953, em Belgrado, na Sérvia. Referência nos estudos de desigualdade e distribuição de renda, foi economista-chefe do departamento de pesquisa do Banco Mundial. Atualmente, Milanović é professor no Graduate Center da City University de Nova York.

Tradução feita por Gabriel Vinicius e Julia Pantin, com a permissão do autor

Do original: L’éducation idéologique

Data da publicação: 12/01/2021

Acredito que todos podem lembrar os pontos de virada na sua evolução ideológica e política: esses são momentos em que todo o mundo de ideias e preconceitos que construímos ao longo dos anos desmorona.

Pensei em três desses eventos. Lembro-me deles com extrema clareza.

I.

Eu estava no colégio na Bélgica durante a guerra do Vietnã. Toda a atmosfera, da escola aos jornais, estava repleta de anti-imperialismo e de condenação da guerra. Ser contra a guerra não só parecia tão normal que tinha dificuldade em imaginar pessoas que seriam a seu favor, mas também, como um bom jovem marxista, já presumia que as únicas pessoas que poderiam apoiar a matança de milhares de camponeses vietnamitas deveriam ser aqueles que tinham interesse na continuação da carnificina, nomeadamente os financiadores capitalistas e a classe dominante dos EUA.

A nova, jovem e inteligente professora de inglês de nossa escola decidiu que aprenderíamos inglês melhor se ela trouxesse todas as semanas uma edição do The Time ou da Newsweek Magazine para ler em classe. Foi um grande sucesso. Ela então entregaria um artigo a um aluno diferente a cada semana para levar para casa e ler. Uma vez, tive a sorte de receber a revista. No caminho de volta para casa, abri e vi uma grande fotografia de Nixon visitando Chicago ou Detroit, sendo saudado por centenas de operários sentados nos andaimes, agitando pequenas bandeiras americanas, aplaudindo e apoiando a política de Nixon no Vietnã. Por um tempo, não pude acreditar no que vi. Devo ter passado uma hora ou mais (minha caminhada de volta da escola para casa durava cerca de 40 minutos, e eu quase sempre caminhava sozinho), examinando a imagem: era encenada, essas pessoas eram funcionários reais ou talvez agentes da CIA colocados lá para agitar as bandeiras? Pensei em todas essas possibilidades, bastante agradáveis ​​às minhas crenças ideológicas, mas ainda não conseguia aceitá-las totalmente. Parecia, como afirmava o artigo, que a recepção de Nixon foi genuína e que a classe trabalhadora americana era a favor da guerra. Eu não conseguia entender como essa “impossibilidade” ideológica poderia ter acontecido. Eu não fui capaz — um jovem de 17 anos — de responder a essa pergunta, mas ela permaneceu como um grande problema não resolvido por muito tempo na minha vida. Eu estava na época das minhas primeiras dúvidas ideológicas.

II.

Na década de 1980, a situação política na Iugoslávia piorava cada vez mais, as recriminações entre as repúblicas se tornavam cada vez mais vociferantes, as expressões nacionalistas de sentimento que no passado seriam consideradas “discurso de ódio” e levariam os perpetradores à prisão, eram agora expressas de forma comum e aberta . Mesmo assim, eu acreditava que esses eram os resíduos ruins do passado tumultuado e da geração mais velha, muitos dos quais eram apoiadores ou colaboradores de várias facções fascistas. Mas, certamente, a geração jovem que pensei — sendo a juventude, por definição, progressista, antinacionalista, anti religiosa etc. — seria diferente.

Com essa visão em mente, perguntei um dia ao filho de meu amigo mais velho, que estava no colégio (provavelmente da mesma idade que eu na época de minha primeira epifania ideológica com os trabalhadores americanos), se seus colegas de escola percebiam essas expressões da megalomania nacionalista sérvia e se defendiam a igualdade étnica. Então, perguntei a ele como outros alunos pensavam sobre a questão da Albânia e como eles acreditavam que ela poderia ser resolvida.

Oh — respondeu ele com indiferença — todos somos a favor de matar albaneses. E resolvendo o problema de uma vez por todas.

III.

Uma década depois, vivi todo o período de superpotência dos Estados Unidos em Washington: a única potência global atacou, em pouco tempo, Panamá, Sérvia, Afeganistão, Iraque e Líbia. Eu estava ciente da dissonância competitiva entre a realidade e a forma como ela era apresentada na mídia americana, tendo trabalhado para o Banco Mundial em países em transição na década de 1990, e especialmente na Rússia. Uma das razões do meu livro “Renda, desigualdade e pobreza durante a transição para a economia de mercado” foi justamente para deixar uma prova factual, para documentar em um só lugar, o que aconteceu com a pobreza, a desigualdade e a destruição durante a chamada “transição ”. Ainda tenho muito orgulho desse livro, mesmo que raramente seja citado.

Eu considerava que os excessos da superpotência americana eram devidos ao complexo militar-industrial e aos imperialistas republicanos dos últimos dias. Eu não estava particularmente interessado na política interna americana e achava que os democratas tinham, no geral, pouco a ver com o imperialismo renascente. Todos os meus amigos eram democratas e eram pessoas sensatas e agradáveis. Em 2003, quando a guerra no Iraque foi lançada, eu estava no Carnegie Endowment for International Peace, onde — em consonância com seu nome — quase todo mundo ficou profundamente magoado com o que estava para acontecer. Acontece que eu estava sentado no escritório de uma pessoa altamente conceituada e influente, que quase ficou desesperada com o falso testemunho de Colin Powell na ONU, que abriu o caminho para a agressão (e que estava passando ao vivo na TV ao mesmo tempo em que eu estava sentado naquele escritório).

Essa era minha opinião sobre os liberais quando, uma década depois, fui convidado a participar de uma lista de e-mail de pessoas da mídia democrática relativamente influentes discutindo assuntos atuais. Minha primeira incursão baseou-se precisamente nessa suposição: que eles eram um bom povo antiimperialista que se preocupava com a paz e o resto do mundo. Em nenhum momento eu estava totalmente desiludido. Com uma casuística de alto nível (já que eram muito inteligentes e bem educados), eles defendiam e advogavam as políticas mais destrutivas e assassinas.

Quando hoje ouvi falar do título do novo livro de Pankaj Mishra, “Fanáticos Brancos”, fiquei imediatamente impressionado com o título. Essas eram as pessoas com quem eu estava lidando na época! Eles eram enfadonhos e viviam em confortáveis ​​casas suburbanas. Eles escreveram os artigos mais venenosos que levariam à morte de milhares enquanto bebiam café Starbucks e folheavam de vez em quando suas listas de “tarefas” diárias deixadas de manhã por seus cônjuges: “pegar a roupa”, “comprar o spaghetti ”,“ chame Jim para consertar o CA ”… Excitados, eles corriam para encerrar seus escritos, deleitando-se com mais ataques aéreos, terminando o último parágrafo talvez muito abruptamente. Pois eles tinham que pegar as crianças na escola. Às quatro horas.

--

--