Jornalismo nas Redes Sociais

Análise do Portal D24AM no Facebook

Alice Almeida
hexágono
3 min readApr 21, 2019

--

Clique aqui para ler a pesquisa integralmente (link seguro para o drive do hexágono).

Lucyleny Rocha, 21 anos, optou por Jornalismo por conta de sua habilidade com a escrita e o interesse pelo audiovisual. Durante a jornada no curso, não encontrou muitos obstáculos — o seu maior desafio foi o Trabalho de Conclusão de Curso, que teve de ser finalizado com um mês e meio de antecedência: a orientadora precisou viajar para fazer doutorado. Apesar disso, Lucyleny recebeu a nota máxima no TCC pela banca de avaliadores. “Foi bom porque a gente acabou descobrindo que a gente tinha capacidade de fazer um trabalho bom, mesmo com a pressão do tempo”.

Sua pesquisa trata de uma análise das publicações do Portal D24AM no Facebook, nos anos de 2010, 2014 e 2018. Três características são observadas em dez postagens de cada ano, escolhidas pela autora para análise: hipertextualidade, interatividade e multimidialidade. Por meio desses pontos é possível perceber a mudança no uso da linguagem e no uso de recursos utilizados no Facebook, uma vez que o próprio jornal, ao longo dos anos, aprimorou a rede social como um instrumento do webjornalismo, aumentando seus números de audiência.

Para alcançar o objetivo de verificar os critérios de seleção de notícia nas redes sociais do portal, a pesquisa segue alguns passos metodológicos: leitura de livros e artigos, para criar um embasamento teórico; entrevistas com os editores-executivos e aplicação de um questionário com a equipe da Rede Diário; execução da análise e levantamento dos resultados e conclusões.

A autora verificou que em 2010 o portal ainda estava em processo de adaptação para o Facebook, por isso, não mantinha um ritmo de publicações frequente e não chamava atenção com os seus posts.

Já em 2014, ano em que Manaus sediou a Copa do Mundo de Futebol, os usuários da rede social e seguidores do D24 eram bastante participativos, o que resultou na maior quantidade de curtidas das publicações analisadas (10.007). As publicações chamavam atenção pelo uso de imagens junto com resumo da notícia e o link que direcionava ao portal para a matéria completa.

Por fim, em 2018, Lucyleny observou a maior evolução dos administradores da página em relação ao uso de ferramentas disponíveis no Facebook, como a inserção de hashtags, publicação automática do portal para as redes sociais, transmissões ao vivo, entre outros.

Página do D24AM no Facebook. Captura de tela por Alice Almeida.

Para Lucyleny, esse estudo de caso realizado sobre o D24AM, um dos portais mais acessados no Amazonas, é um registro histórico da evolução do jornalismo nas redes sociais, relevante para os veículos de comunicação na era digital.

“A cada ciclo que se forma uma rede social é utilizada como ferramenta para alavancar as publicações dos veículos, […] cada vez mais essas ferramentas são necessárias pro leitor e servem como diagnóstico pra quem produz a notícia”.

Como muitos universitários, a autora passou por momentos de ansiedade e sobrecarga, principalmente por ter um prazo de entrega mais apertado do que o comum.

“Durante o processo eu ficava muito estressada, minha sobrancelha começou a cair de estresse com o TCC, porque realmente não era fácil. Muita gente que tava matriculada desistiu porque não se sentia preparada pra encarar”.

A parceria com sua orientadora, professora Grace Soares, foi uma ajuda nesses momentos mais difíceis. “Sempre foi muito solícita pras minhas dúvidas, sempre me ajudou, me deu os contatos que eu precisava pra fazer entrevista…”. Juntas, elas realizavam reuniões semanais, onde a autora apresentava relatórios parciais para a orientadora, a qual os lia na hora e já fazia uma avaliação.

Lucyleny, autora de um TCC nota 10, deixa uma dica para quem está caminhando para a finalização da faculdade 😄

“Acho que a dica maior é você ficar confiante que vai dar certo, porque no final dá, se você estiver confiante que o seu trabalho foi bem delimitado e que você fez a pesquisa direitinho”.

--

--