Photo by Ian Schneider on Unsplash

5 coisas que viajar com minhas amigas me ensinou

Thali F.
Hey Sunshine
Published in
4 min readSep 22, 2020

--

Quando eu decido viajar, eu vou. Mas isso não quer dizer que eu não aceite uma boa companhia na jornada. E houve duas viagens que eu fiz que tiveram uma amiga como companhia: uma das viagens, me juntei com uma amiga da faculdade para explorar o Chile em um feriadão. E em outra, embarquei para aproveitar 10 dias em solo Argentino com uma amiga de infância.

Ambas as viagens renderam gafes maravilhosas, gargalhadas e muita história. Mas eu também aprendi algumas coisas preciosas e que levei para a vida. E é isso que eu quero dividir com vocês:

1. Fale sobre seus defeitos — isso não vai assustar seus amigos. Vai fortalecer a amizade entre vocês.

Primeiro, mesmo que você ache que não, seus verdadeiros amigos podem listar seus defeitos em ordem alfabética. Mas essa não é a questão. Falar sobre os seus defeitos é. E isso tem que vir de você. Quando você assume o quê tem de pior e ainda não conseguiu corrigir, dá a chance ao outro de se preparar para o que vai enfrentar. E acredite, amigos sempre surpreendem.

No meu caso, se há dois momentos do dia que sou terrível, é quando acordo e quando estou com muita fome. Minha amiga da faculdade (que já conhecia meu mal humor com fome das aulas), carregou barrinhas de cereal extras durante toda a viagem. Minha amiga de infância, só puxava um papo animado comigo depois de uma boa xícara de café.

Elas me ensinaram que o melhor da viagem não era fingir que nossos defeitos não existem. É tentar contorná-los. Amizade é empatia. E acredite, uma dose de empatia muda tudo.

2. Ouça o outro e ajuste o percurso.

Lembro que minha amiga de infância foi enfática em “caminhamos demais” no primeiro dia da nossa viagem. Eu adoro caminhar e, confesso, a “voltinha” para conhecer o bairro que estávamos hospedadas resultou em mais de 15 km caminhados. Me empolguei? Talvez.

O fato é que eu ouvi. Nós exploramos todos os pontos possíveis de transporte público nos dias seguintes. Isso permitiu conhecermos mais lugares em menos tempo.

E sinceramente, deu uma satisfação orientar outros turistas de tão familiarizadas que estávamos com o transporte público. E ver ela animada e energizada para os passeios, me deixava feliz também.

3. Dê uma chance ao novo.

Existem coisas que você só vai fazer se viajar em dupla, e sabe por quê? Porque você jamais escolheria essa atividade se dependesse só de você.

Vi uma amiga entrando num museu “a contragosto” e sair fascinada.

Vi outra entrando em ruas que ela não planejou no roteiro, e ter as fotos que hoje são a proteção de tela do celular.

Eu entrei em restaurantes que não planejei e comi coisas que não faço ideia do nome até hoje, mas que pagaria feliz para repetir. Tenho momentos que amo recordar em lugares que eu não coloquei na minha lista.

Dê uma chance ao outro, ao novo e para você mesmo.

4. Não importa o quanto você planeje. Merdas acontecem. Improvise.

Toda boa viagem tem seus perrengues. O chip de celular que não funciona. O dono do Airbnb que não atende. A casa que não tem um saca rolha e você só descobre depois de comprar um vinho com rolha. Aquele lugar incrível e que fechou para reforma na semana que você pousou no país.

Uma viagem é só um reflexo da vida real. Imprevistos e problemas acontecem. E eles rendem boas histórias porque o clima leve da viagem e a companhia de amigos faz tudo ficar mais fácil. Faz você olhar pra gaveta e, apesar de não achar um saca rolha, encontrar um parafuso solto e conseguir abrir o vinho com isso.

Adaptação depende mais do seu estado de espírito do que de conhecimento prévio.

Carregue a leveza das viagens para seu dia a dia e todo perrengue pode virar uma boa história para contar.

5. Não conheça só lugares, conheça as pessoas.

Uma viagem com uma melhor amiga rende muito mais que fotos para a rede social. Rende conversas profundas sobre a vida nas horas gastas na espera dos aeroportos ou de madrugada, quando ninguém conseguiu pegar no sono.

Coloca à prova o que há de melhor e pior em vocês — seja com situações inusitadas ou com alguns obstáculos que vão precisar superar.

O fato é, você saberá que a viagem que fez foi boa se conseguir listar pelo menos uma coisa nova que conheceu sobre a outra pessoa e si próprio.

Não me leve a mal, conhecer lugares é incrível. Mas aprender sobre o outro e si próprio é o que tornará cada viagem única.

É o exercício que manterá todas as suas relações vivas. As pessoas mudam e evoluem diariamente. Sempre há algo novo a se conhecer. Especialmente em você mesmo.

Não sei se sua próxima viagem vai ter ou não companhia, mas desejo que você aprenda coisas maravilhosas e carregue isso consigo para a vida.

Porque os aprendizados são, na minha opinião, o melhor souvenir de viagem que você poderá trazer para casa.

--

--

Thali F.
Hey Sunshine

[Sempre] Em busca de uma boa história, gargalhadas e uma xícara de café quente.