Constatação

Thali F.
Hey Sunshine
Published in
3 min readNov 30, 2020
Photo by We-Vibe WOW Tech on Unsplash

Menino, me desculpa se te chamo assim. Mas apesar da barba espessa, o brilho dos teus olhos é de um moleque. Guri. Travesso.

E apesar de eu dizer que essas suas brincadeiras são irritantes, tenho que admitir que elas também fazem parte do charme que você tem. Que você é. Ah, mas eu não te diria isso diretamente. Você já transpira confiança demais para eu enaltecer teu ego.

Mas se você permitisse que eu te desse uma dica, eu precisaria de apenas duas palavras: sorria mais.

Guri, esse teu sorriso é de parar avenidas. Porque o trânsito você já consegue parar sem mostrar os dentes.

Aliás, seu dentista merecia uma homenagem especial pela obra de arte que fez.

E se eu te falasse que quando você sorri diretamente para mim, o fôlego me falta… isso não seria uma declaração. É uma constatação. Até porque declaração é sinônimo de revelação. E não é nenhuma novidade (ou omissão) a incapacidade pulmonar que você me causa. É só um detalhe que está lá, para quem se dá ao trabalho de notar.

Mas sério, menino: quando você sorri de verdade, aquele sorriso solto e espontâneo, tua alma também escapa pelos olhos e você sorri de corpo todo. E isso é tão bom de se ver e ouvir quando teu sorriso se transforma em riso e evolui para uma gargalhada.

E é por isso que eu faço as piadas sem graça, as palhaçadas e uma ou outra atrapalhada proposital.

Porque se o preço pelo seu sorriso é bancar a palhaça, ah guriEu banco o circo inteiro. E sem tentar barganhar, porque o produto vale o preço.

E de todos os tipos de sorriso que você têm, eu adoro os de lembrança. Aqueles que veem do nada quando você está concentrado fazendo alguma coisa, pensando, trabalhando… muitas vezes parece que você tenta segurar, mas graça aos céus não consegue. Eles te escapam. Te falta autocontrole e meu tipo favorito aparece. Toma conta.

Sabe, guri, além do teu sorriso tem esse seu olhar arteiro. Que desafia. Ah, queria eu ser um pouco menos motivada por desafios, por que você é um difícil de decifrar.

E a principal beleza dos teus olhos não está na cor, mas no brilho que eles carregam.

Aí me bate uma curiosidade e eu queria saber como você vê o mundo. Como se enxerga. Queria por um dia ler teus pensamentos. Da lista de coisas a comprar na padaria ao que você diz para si mesmo quando está com tédio.

Mas menino, a vida não colabora para tal. Porém sempre irá me restar os sorrisos, porque estes, pelo menos, são abertos ao público em geral.

E a única coisa que me resta é te desejar felicidade, não porque é teu aniversário ou uma data especial. Apenas para que você sorria mais.

Porque de todas as constatações que esse texto carrega, a mais verdadeira e bela ainda é teu sorriso.

--

--

Thali F.
Hey Sunshine

[Sempre] Em busca de uma boa história, gargalhadas e uma xícara de café quente.