Limão, gengibre, um chá e uma rotina

Thali F.
Hey Sunshine
Published in
3 min readMar 6, 2021

Verdade seja dita: muitas pessoas tiveram suas rotinas e dia-a-dia viradas de cabeça para baixo em 2020. No meio da bagunça que virou minha rotina nas primeiras semanas que eu comecei a trabalhar de casa, eu senti a necessidade de fazer algo por mim, pela minha saúde.

Photo by Ellieelien on Unsplash

Foi assim que descobri um chá conhecido para a imunidade — e de uma receita simples: suco de meio limão + uma rodela de gengibre + água quente. 10 minutos descansando. Beber com calma.

Quem me conhece sabe da minha dificuldade para criar uma rotina — mesmo em uma situação normal. Mas a intenção, dar um “up” no sistema imunológico, parecia valer o esforço.

Na próxima ida ao mercado providenciei o que era preciso. Na manhã seguinte, acordei, preparei meu café e meu chá. Bebi o café, nos 10 minutos em que o chá estava em infusão. Entre um email e outro do trabalho, um gole de chá.

O chá por si só é agradável e saboroso. E, cá entre nós, eu sentia algo além do sabor bom ao tomar, eu sentia conforto. Então, comecei a preparar todo dia o mesmo chá. Mesmo quando acordava em uma quinta-feira, atrasada para o home office que eu já devia ter começado 10 minutos atrás, eu preparava o chá enquanto o computador ligava.

Comecei a comprar os ingredientes com antecedência porque me angustiava não ter como preparar o chá na manhã seguinte. Não me leve a mal, o café sempre será o combustível do meu dia. Mas sem meu chá de gengibre com limão, o dia parece incompleto.

Até nos finais de semana, eu sigo o preparo. Por vezes, troco o computador nosso de cada dia por um livro para me fazer companhia enquanto bebo o chá. Por outras, acordo tão tarde nos domingos que o chá vira o “café” da tarde.

Depois de quase 3 meses eu finalmente compreendi o maior ganho que esse chá me trouxe: eu começo o dia fazendo algo para o meu bem-estar, conscientemente. É diferente de você passar um café para se sentir acordada e ser mais produtiva no trabalho. Também, não é o mesmo sentimento de você engolir algo rápido ou ir comendo enquanto desce os degraus do prédio em um passo acelerado para alcançar a condução.

O cotidiano engole da gente o nosso olhar para nós mesmos.

No meio da minha rotina maluca de 2019, eu não saberia te dizer o que eu fazia diariamente para o meu bem-estar. Para ajudar meu corpo, minha mente e minha alma a ficarem mais saudáveis, confortáveis ou sentir alguma plenitude.

Começar o dia preparando um chá com cuidado, na intenção de me manter saudável, me trouxe um ritual de calma todas as manhãs — por mais “atrasadas” que elas pudessem estar, eu tirei um tempo para ser carinhosa comigo mesma — e fiz disso, a prioridade dos meus dias.

Talvez, seu momento de atenção consigo não esteja fazendo um chá. Pode estar na leitura de um capítulo de livro, em uma sessão de ioga ou em uma corrida. Talvez, em uma música alta e dançar de pés descalços. Não importa.

Comece seus dias com algo para você. Por você.

Não espere que o mundo volte ao normal para cuidar melhor de si. O fato é que o mundo nunca foi fácil ou dócil. Ele sempre nos desafia. É o papel dele. O nosso, é preencher de amor as lacunas da vida.

--

--

Thali F.
Hey Sunshine

[Sempre] Em busca de uma boa história, gargalhadas e uma xícara de café quente.