O Guia Nerd para viajar no tempo

Muito ouvimos falar sobre viagens no tempo, seja nos livros, filmes, games ou até mesmos nas aulas de física quântica com aquele professor que se empolga e viaja na maionese!

E com certeza no mundo Nerd as viagens espaço-temporais são assuntos recorrentes em todas as conversas, causando dores de cabeça incríveis se vierem acompanhandas de paradoxos e explicações pós-créditos!

A verdade é que ainda que seja algo de brilhar o olho, as teorias mais conhecidas ainda deixam escapar um outro detalhe que seria crucial para o sucesso da jornada através tempo, tanto para o futuro quanto para o passado.

Mas nada tema, pois aqui nós listamos coisas para levar em consideração antes de dar o seu primeiro rolê de DeLorean!

Doenças de época

Imagine que você, um serumaninho vacinado contra trocentos tipos de gripes, vírus e outras doenças que há 300 anos atrás matavam geral, resolve dar um rolê no futuro e descobre que lá as pessoas são imunes à AIDS, e E-bola, por exemplo?
Pois é!! Antes de dar um pulinho na era Vitoriana ou na Idade Média, certifique-se de que você está imune às doenças mais comuns da época e, claro, que você está usando todas as proteções possíveis para evitar extinguir a humanidade sem querer!

Camponês soferndo da Peste Negra — Peter Jackson

Energia e Combustível

Doutor Brown sabe muito bem dos perrengues que podemos passar se não considerarmos as formas de obtermos a energia necessária para voltarmos para casa! Em “De volta para o futuro”, Marty MacFly viaja 30 anos ao passado em um carro movido à Plutônio, porém se esquece de levar uma quantidade extra e descobre que em 1955 Plutônio não está disponível em qualquer esquina!

Considere também que muitas formas de combustível usadas hoje não existirão mais no futuro! A dica é simples: leve sempre um golinho a mais do que te move para que você possa voltar com as lembrancinhas para a família!

Doutor Brown em “De Volta para o Futuro” — 1985

Eventos Catastróficos

Esta pode parecer uma dica um pouco óbvia, mas você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que viajam ao passado e caem exatamente no dia e no lugar onde uma catástrofe acontece!
Sempre programe sua máquina do tempo para um dia específico e seguro, nada de querer visitar o World Trade Center em 11 de Setembro de 2001.

Hugh Lurie como “House”

Linguagem de época

Vósmice deve também estudar o idioma local e TEMPORAL do seu destino!
Como assim? Bem, suponhamos que você deseja visitar a Inglaterra em algum momento antes de 1500, você não conseguirá se comunicar se levar consigo um dicionário Aurélio comum, pois muitas palavras e expressões que conhecemos não existiam ou eram ditas de forma diferentes naquela época!

Exemplo: Se nos EUA de hoje dizemos “Where are you?” quando procuramos por alguém, na Inglaterra Medieval a frase correta seria “Where art thou?”.

Uma boa dica é curtir a literatura da época! Para o exemplo acima eu recomendo os poemas de Walt Whitman e as peças de William Shakespeare!

“My milkshake brings all the boys to the yard”

Terminou o checklist? Tudo certo para viajar? Ótimo! Respeite a sinalização no tecido do espaço-tempo e NUNCA VIAJE BÊBADO!

May the force be with you!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Lucas Iemini’s story.