A onda da vez é o Snapchat, aplicativo de mensagens que se autodestroem em segundos. Depois de fazer sucesso entre os jovens, principalmente no compartilhamento de fotos “íntimas”, o aplicativo ganhou maturidade, adeptos e virou opção para quem gosta de esporte. Com o olhar voltado para os torcedores, o aplicativo ganha espaço ao ampliar a experiência vivida pelos os fãs de basquete, futebol ou baseball.

O SnapChat ainda não é tão utilizado no Brasil como os concorrentes Facebook, Twitter ou Instagram. Muitos dos usuários são adolescentes. No momento em que as publicações compartilhadas no Instagram e no Facebook estão cada vez mais produzidas, a espontaneidade das imagens é o diferencial dessa rede.

Imagine você sentir a experiência das finais dos playoffs da NBA, reações de diversos torcedores, ver os atletas no clima antes das partidas, a chegada ao vestiário e a festa nas ruas. A experiência única, com as fotos e vídeos espontâneos, nunca será vista pelas lentes nas telas da televisão.

Além da troca de mensagens entre os amigos, o diferencial do Snapchat é o “Our Story”: evento ao vivo que reúne os snaps produzidos pelas pessoas em um mesmo espaço geográfico, seja em estádios, praias, festivais de músicas. Os arquivos podem ser vistos por todos os usuários inúmeras vezes por 24 horas.

A primeira experiência em eventos esportivos foi durante a Copa do Mundo de Futebol no ano passado, aqui no Brasil. Cada postagem é criada de acordo com a competição e as histórias agregadas proporcionam a imersão em várias ópticas. O aplicativo seleciona e distribui imediatamente os melhores snaps para todos que usam o aplicativo em forma de uma história coesa. As histórias permanecerão para os usuários se sentirem como se estivessem dentro do evento esportivo.

Recentemente, os usuários experimentaram o clima da etapa brasileira do Mundial de surf, disputada no Rio de Janeiro, e das partidas de baseball da MLS e os playoffs da NBA.

O Snapchat pretende ir além. A empresa está correndo atrás das grandes emissoras de televisão dos Estados Unidos e das ligas esportivas para garantir também os direitos de transmissões ao vivo de eventos esportivo. Tudo a um toque no celular. Com a tacada, o aplicativo pretende apagar, definitivamente, a má fama de aplicativo de adolescentes danados.

A empresa tem grandes ambições de se transformar em uma plataforma de mídia móvel dominante. Com as transmissões ao vivo, o caminho está próximo. Com o esporte, muitos especialistas de novas mídias acreditam que o Snapchat está prestes a se tornar mais do que um rede social.


Perigo

A espontaneidade tem os seus riscos. O recente ato de racismo protagonizado pelos atletas da Seleção Brasileira de ginástica foi postado na conta de Arthur Nory no Snapchat. A autodestruição das publicações não garante que atos como a dos ginastas passem ilesos.


A NBA e a Major League Soccer aprenderam rápido como utilizar o aplicativo para criar um vínculo pessoal com os fãs. Atletas e times utilizam o aplicativo para se conectar com os fãs de maneira original.

Entre as ações originais, um jogador de cada time da liga de futebol, por exemplo, ficou responsável, por um dia, por atualizar o perfil da Major League, registrando todo o seu dia. Outra ação foi os jogadores enviarem autógrafos personalizados para os fãs por meio da rede.


Outro recurso do Snapchat é o Discover. A emprensa se aproximou de grandes empresas de mídia, como a CNN, ESPN, National Geographic e Yahoo! News para oferecer aos usuários conteúdos de mídia e entretenimento diretamente do aplicativo.


Dicas:

Para quem ainda não se aventurou nas postagens no Snapchat, segue uma lista de equipes da NBA com perfis na rede:

Conferência Leste

Boston Celtics — Celtics
Brooklyn Nets — NBANets
Knicks — NYKnicks
76ers — Sixers

Central
Chicago Bulls — ChicagoBulls
Cleveland Cavaliers — Cavs
Milwaukee Bucks — BucksDotCom

Southeast
Atlanta Hawks — HawksSnaps
Charlotte Hornets — Hornets
Washington Wizards — WashWizards

Conferência Oeste

Northwest
Denver Nuggets — Nuggets
Minnesota Timberwolves — TimberwolvesMN
Portland Trailblazers — TrailBlazers

Pacific
Golden State Warriors — Warriors
Los Angeles Clippers — Clippers
Los Angeles Lakers — LakersSnaps
Phoenix Suns — PhoenixSuns
Sacramento Kings — Kings — SacramentoProud

Southwest
Dallas Mavericks — Mavs
Houston Rockets — houstonrockets
Memphis Grizzlies — GrizzliesNBA
New Orleans Pelicans — PelicansNBA
San Antonio Spurs — OfficialSpurs


Gostou do texto? Então clique no botão Recommend, logo abaixo.
Fazendo isso, você ajuda esta história a ser encontrada por mais pessoas.

Sugestões, críticas e dicas:

E-mail: nenobarros@gmail.com / Twitter: @brenobarros