A promover o pensamento na Cova da Moura

2013-2014

Jorge Amorim
Hikari Mag

--

O ano letivo 2013-2014 levou à Associação de Solidariedade Social do Alto da Cova da Moura a terceira edição da atividade “Ginásio Mental” (promovida pela HIKARI). Desta vez inserida no projeto NU KRE III — 5ª geração do Programa Escolhas.

O objetivo da atividade é promover as competências cognitivas e psicossociais com vista a melhorar a aprendizagem, o processamento de informação e os resultados escolares.

Setembro de 2013

A nível de comportamento, notou-se uma dificuldade em promover a chegada a horas dos participantes e em estes trazerem o seu material escolar. São sem dúvida, pontos a serem melhorados na próxima edição da atividade. Por contraste, a participação dos jovens inscritos foi voluntária, animada e adequada.

Destaca-se a existência de uma atitude passiva em relação ao desempenho escolar, a crença inicial que frequentar a atividade por si só é uma panaceia para os problemas escolares. Esta crença tem sido desmitificada e o nosso esforço foi no sentido de despertar a consciência do esforço individual na melhoria dos resultados, utilizando a atividade como ferramenta para optimização de aprendizagens e nunca pensar como “muleta”. Foi importante diferenciar de atividades no âmbito de explicações escolares.

Dado o panorama laboral do país e a importância dada a jovens com soft skills (linguagem, pequenos hábitos, optimismo, empatia, entre outras) cada sessão é planeada para as desenvolver e treinar. É essencial para a inserção profissional futura destes jovens que as tenham presentes e prontas para serem usadas na construção de um futuro com sentido.

Por esforço e dedicação individual foi possível realizar melhorias, do grupo de jovens inscritos apenas 5 não transitaram de ano (e destes, 3 chumbaram por faltas injustificadas). É de reforçar que estas melhorias necessitam de continuidade e que seria interessante interligar a atividade Ginásio Mental com o trabalho desenvolvido pelos professores de acordo com as necessidades de cada educando, bem como dos encarregados de educação.

O Pacman do desenvolvimento comunitário (ASSACM)

Uma sugestão de melhoria é iniciar um programa de mentoring dentro da atividade, com articulação com professores, pais e outras instituições que possam estar envolvidas. O design das sessões pretende cada vez mais incluir a construção de projetos de vida como forma de motivação individual e promoção funcional da inserção social e profissional de cada um dos jovens.

Conclusões:

  • É preciso reforçar no próximo grupo: a pontualidade, o compromisso de trazer o material escolar e promover o locus de controlo interno (em relação ao desempenho escolar).
  • Na próxima edição da atividade será proposto um programa de mentoring escolar para desenvolver em conjunto com a ASSACM e com os respectivos diretores de turma.
  • Notaram-se melhorias a nível de técnicas de memorização, de articulação de conhecimento e resolução de problemas.
  • Grande parte do grupo atingiu resultados escolares positivos e transitaram de ano.
  • As aprendizagens mais eficientes ocorreram em contexto lúdico.
  • A atividade deve promover o desenvolvimento pessoal e a empregabilidade de cada participante para que cada um leve as aprendizagens feitas para o futuro.
Fotografia tirada por Margarida do Ó em 2014

Este ano também ficou marcado pela reportagem fotográfica da autora Margarida do Ó e a reportagem para o telejornal da TVI da nossa atividade.

http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/14123207/1?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+iol%2Fdiario+%28IOL+Di%C3%A1rio+-+%C3%9Altima+Hora%29

No ano lectivo 2014-2015 lá estaremos para trabalhar com um novo grupo e implementar as aprendizagens feitas este ano.

Conheça mais do nosso trabalho em https://www.facebook.com/hikaript

--

--

Jorge Amorim
Hikari Mag

Cientista Cognitivo, co-criador do projeto HIKARI #cognitivescience #education #hikari