Como estudar muito mal? — Parte 1

Jorge Amorim
Hikari Mag
Published in
2 min readAug 17, 2014

--

Erros para evitar no novo ano lectivo

Setembro está à porta. Pessoas de diferentes idades vão começar novos anos lectivos e no início todos querem passar (e alguns até dizem: é este ano que vou começar a estudar). Quem gosta de aprender e está habituado a estudar de forma eficiente já está pronto para Setembro. Mas a grande maioria encara as férias como um período de adormecimento mental.

Bem comportado ou poucas horas de sono?

A proposta da HIKARI é: promover gradualmente comportamentos adequados sem deixar de ter vida pessoal (é importante rir, brincar, andar na boa vida… Muito mesmo. Passar de ano e aprender também são muito importantes.).

Como ainda estamos em Agosto vamos começar uma série de artigos para ganhar consciência de erros comuns quando organizamos o estudo. E que isto seja uma forma de promovermos melhores hábitos ao longo dos processos de aprendizagem.

Erro comum #1
Resolver os exercícios que já sabemos como fazer e ler as partes da matéria que mais gostamos.

É tão fácil repetirmos o que já sabemos fazer. O problema é quando esta atividade nos ilude a pensar que somos bons numa dada área e, no fundo, andamos sempre a fazer o mesmo. Devemos variar o tipo de exercício que fazemos e variar também o nível de dificuldade. Um bom estudo tem de garantir que verificamos a aprendizagem que fizemos e para isso temos de ser ousados a testar os nossos conhecimentos.

Se fosse um jogo de qualquer tipo, à medida que jogamos melhor queremos desafios mais altos. Que tal experimentarmos esta sensação a aprender?

Buuuuuu!!!!!

Sabes aquela ideia de “eu só estudo o que gosto”? Quase de certeza que vai dar “treta” nos testes (ou exames). Se queremos passar a uma disciplina, precisamos de saber que conhecimentos / competências são necessários para o fazer. O gosto pessoal pode ser utilizado de outra forma: “como é que eu posso gostar disto ou ligar a coisas que gosto?”. Assim estamos a procurar bons motivos para aprender aquela matéria que parecia tão chata inicialmente.

E vocês, o que acham deste erro comum quando estamos a aprender? Como é que ele se manifesta noutras áreas da vida?

Em breve o segundo erro comum… ☺

--

--

Jorge Amorim
Hikari Mag

Cientista Cognitivo, co-criador do projeto HIKARI #cognitivescience #education #hikari