Como estudar muito mal — Parte 2

Jorge Amorim
Hikari Mag
Published in
3 min readAug 23, 2014

--

Erros para evitar no próximo ano lectivo

Nesta segunda parte vamos abordar quatro erros comuns em processos de aprendizagem. Feitos em todas as idades, em diferentes níveis escolares (e alguns até se estendem aos níveis profissionais). Vamos aproveitar esta reflexão conjunta para evitarmos erros no ano lectivo que está a começar.

Erro comum #2
Não esclarecer dúvidas ou quais são os pontos fundamentais da matéria em causa.

Quando estamos a aprender algo, é bom testarmos se conseguimos explicar o material que estivemos a estudar. Se surgirem dúvidas podemos procurar a resposta diretamente ou perguntar a quem realmente sabe (um professor, por exemplo). Continuar a estudar sem esclarecer o que não percebemos pode ser como fazer uma caminhada em areias movediças, não nos levará onde queremos. Um truque que temos visto em diversos sites e tem sido aplicado pelos estudantes que estão connosco na Hikari é no final de cada tempo de estudo guardar 1 minuto para resumir as ideias essenciais e os pensamentos associados. Apenas isto, fácil e ajuda a passar informação essencial para a memória de longa duração.

Erro comum #3
Fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

É moderno fingirmos que somos capazes de realizar multitarefas (multitaskers) e que a pessoa mais produtiva é que “apaga mais fogos ao mesmo tempo”. Com esta crença absurda a percorrer as redes sociais, não estranhem que a grande maioria das pessoas que estuda acha que o pode fazer bem a ouvir música, a conversar no chat, a dançar e a ter uma conversa com amigos próximos. A atenção que temos é limitada e é preferível estudar menos tempo e estar focado no que fazemos (isto se queremos aprender, há quem tenha ganhos secundários em fingir que estuda).

Erro comum #4
Perder demasiado tempo com planeamento e listas de tarefas.

“Vou tirar o dia de hoje para planear as coisas, amanhã vou limpar a mesa de trabalho e no dia a seguir requisitar os livros da biblioteca”, soa-me sempre a conversa de quem está a adiar estudar e que planeia muito mal. Planear é bom mas uma sessão curta pode ser planeada em 5 minutos e depois o resto do tempo é para “meter a mão na massa”. Tal como a atenção, nosso tempo também é limitado. Se o tempo servir para aprendermos e para fazermos outras coisas saberá mesmo bem.

Erro comum #5
Achar que estudar em grupo facilita tudo

Estudar em grupo é possível, mas para ser um grupo de estudo eficiente demora tempo. Tem quase de ser um grupo de estudo profissional, com membros regulares que já conhecem bem o seu papel dentro do grupo. A maioria dos grupos de estudo, são grupos sociais onde pouco se estuda. Fala-se muito, confunde-se muito e pode dar a sensação que realmente estamos a aprender.

Para terminar…

Por hoje não vamos adicionar mais erros comuns à conversa. Contamos com a sua experiência, comentários e partilha de ideias. Estejam atentos, vai haver uma parte 3.

--

--

Jorge Amorim
Hikari Mag

Cientista Cognitivo, co-criador do projeto HIKARI #cognitivescience #education #hikari