O que é que Hollywood e a Saúde têm em comum?

Marisa Viegas
Hikari Mag
Published in
2 min readDec 10, 2014

--

Anatomia de Grey, ER, Dr House dizem-vos alguma coisa? Quem se lembra do Médico de Família?

Todas elas séries de ficção sobre o dia-a-dia em hospitais, em clínicas, em serviços de urgência, com um grande rol de relações pelo meio. Certamente muitos de vocês já sabem que os argumentos destas séries resultam da colaboração entre escritores, produtores e organizações de saúde. O que podem não saber é que daqui resultam dois pontos que importam pensar quando vemos séries sobre saúde:

Anatomia de Grey (série de ficção)
  1. A televisão pode ser uma ferramenta poderosa e um meio eficaz para informar e influenciar os espectadores.

Até aqui os estudos que têm sido feitos estão de acordo. Nesse caso, junta-se o melhor de dois mundos: entretenimento e sensibilização. A curto prazo, ver séries sobre a saúde, os serviços de saúde e os profissionais que neles trabalham, pode aumentar a consciência das pessoas para tópicos específicos como por exemplo, como prevenir a gravidez. Contudo, ao longo do tempo, ou seja semanas após se ter visto um episódio específico sobre um certo tema, esta consciência tende a diminuir. Daí que a chave de ouro seja repetir muitas vezes as mensagens, para aumentar a compreensão de quem as vê.

2. No reverso da medalha surge outra questão: a capacidade crítica de cada um para compreender o que vê, que pode levar a más interpretações.

Conclusão: aquilo que os investigadores nos dizem é que, vale a pena continuar a investir neste género de ficção para melhorar alguns aspectos relacionados com a saúde pública, desde que o conteúdo seja cada vez mais correto e comprovado cientificamente.

Enquanto isso, sejamos críticos. Estamos sempre a tempo de aprender coisas novas!

Lembram-se de episódios que vos tenham feito pensar sobre um tema em particular? Recomendem, queremos conhecer as vossas histórias e opiniões!

Nota

Para os interessados em ler mais sobre esta matéria aconselho duas leituras:

“Informação e saúde” de Rita Espanha publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos https://www.ffms.pt/upload/docs/informacao-e-saude_estudo_rO61KBsVOUyGcdQ8Btb0eg.pdf

Impacto dos conteúdos de saúde na televisão, usando a série Serviço de Urgência como estudo de caso (Kaiser Family Foundation) http://kaiserfamilyfoundation.files.wordpress.com/2013/01/survey-snapshot-er.pdf

--

--