RPG (de mesa) na universidade

Marcos V. C. Vital
Hipótese Nula
Published in
3 min readSep 5, 2023

Um pouquinho da nossa experiência com uma oficina de RPG no Ensino de Biologia

Uma parte da turma incrível que participou da oficina :)

Hoje a manhã foi fantástica! Com a ajuda sempre excelente da equipe do LEQ, ministramos uma oficina na XXXVII Semana da Biologia da UFAL sobre o uso de jogos de RPG de mesa no ensino de Biologia (e, na verdade, no ensino de qualquer coisa mesmo).

Começamos com um bate papo e aprezentaçãozinha sobre o que são esses tais jogos de RPG, o que eles tem de tão interessante e único como jogos e que tipo de potencial eles possuem para aplicações em sala de aula e outros contextos de ensino. E depois disso, partimos para o que interessa (afinal, era uma oficina): colocar a mão na massa — ou nos dados, no caso! ;)

Mas calma! Se você está lendo isso e não sabe o que são os jogos de RPG de mesa, não tema — respire fundo e assista o vídeo a seguir. Ele é bem curtinho e didático, e é sempre a minha recomendação para quem não conhecem bem este tipo de jogo:

Já sabe do que estamos falando? Então podemos seguir. :)

Durante a oficina, nós distribuímos e jogamos com os participantes uma mini sessão do sistema que criamos no LEQ: o Zigs e Zags! O Z&Z é um joguinho super simples e minimalista, feito para caber um um panfleto. Nós partimos do Laser & Feelings e do Guaxinins & Gambiarras como base, e criamos um jogo de RPG no qual os personagens são insetinhos inteligentes, em um “vibe” bem Vida de Inseto, FormiguinhaZ e outras obras do tipo.

No momento, estamos finalizando a versão digital definitiva do Z&Z, e em breve vamos distribuir para quem quiser conhecer. Aqui um pedacinho, só para vocês darem uma espiada:

São apenas 6 coluninhas dessas, para ser impresso e dobrado em forma de folder!

A proposta, durante a oficina, era mostrar como um tema da Biologia poderia ser encaixado dentro de um jogo de RPG, de uma forma simples e sem complicações. Claro que sabemos que implementar RPG neste tipo de formato em sala apresenta diversos desafios (tamanho das turmas, tempo, etc), mas a ideia aqui foi mais no sentido de mostrar como o jogo funciona, e estimular os participantes a pensarem nas possibilidades.

A oficina terminou com um bate papo e momento de olhar livros de RPGs de diversos tipos, tamanhos, sistemas e cenários (levei vários da minha coleção pessoal). A experiência como um todo foi muito bacana: as pessoas se interessaram, discutiram, trocaram ideias e experiências e, claro, jogaram. Agora, da minha parte e da equipe do LEQ, o momento é de refletir como foi tudo, trabalhar no material digital para distribuição e pensar como serão nossos próximos passos com este tema. Então espero poder trazer mais coisas sobre o assunto aqui em breve! \o/

É isso. Um grande abraço, e até a próxima.

Prof Marcos

Edit dia 06–09–2023: agora Z&Z está disponível e tem um site oficial, aqui.

--

--

Marcos V. C. Vital
Hipótese Nula

Prof. da UFAL, coordenador do LEQ, apaixonado por ensino, ciência, R e jogos!