Hip Hop & Chill

VR Assessoria.
VR Assessoria
Published in
5 min readApr 13, 2020

Dos Estados Unidos até o Brasil, filmes e séries que retratam a história do movimento hip hop.

Por: Elânny Vlaxio

Em tempos de quarentena, o mais importante agora é: #FiqueEmCasa! O momento pede calma e serenidade e, porque não trocar as saídas ao boteco e a balada e aproveitar para maratonar ? Pensando nisso, para quem curte ou quer conhecer, separamos algumas séries e filmes que mostram um pouco sobre a cultura de rua.

Confira as produções:

Filmes:

1- Roxanne Roxanne

Imagem: divulgação Netflix

Ambientado no início dos anos 80, o longa conta a história de uma das compositoras e rappers de maior sucesso na época nos Estados Unidos, Roxanne Shante (Chanté Adams). Em um tempo onde a sociedade era extremamente racista e machista, a artista foi reconhecida por muitos como a rainha das batalhas de rap. O filme retrata a vida pessoal de Roxanne, que é uma garota pobre mora com sua mãe e suas irmãs mais novas, tendo uma relação complicada com a mãe, além de ter que sustentar a sua família. Foi após a gravação de uma música a pedido de seu vizinho, que a personagem iniciou sua cena nos palcos.

2- A arte do rap

Imagem: divulgação internet

Para quem curte um bom documentário, a arte do rap é uma boa alternativa. Dirigido pelo rapper Ice T, que também fez sucesso como ator na década de 90, a arte do rap conta desde a influência da música na carreira de rappers e djs, como Snoop Dog, Africa Bambaataa, Kayne West, Dr.Dre, até a as raízes da cultura e como surgiu, ultrapassando diversos locais.

3- Fresh Dressed

Imagem: divulgação internet

Nem só de beats e rimas vive um rapper, certo ? E o documentário Fresh Dressed veio para provar isso, lançado em 2017 o filme enraizado em um contexto histórico inspirador, conta em formato de entrevistas a maneira como a moda hip hop moldou a identidade de artistas de sucesso em meio a situações econômicas e críticas a comunidades urbanas.

4. Profissão MC

Imagem: divulgação internet

No Brasil não ficamos para trás, entre documentários e séries sobre o cenário da cultura de rua, temos o filme independente, Profissão Mc. Contando a história de um rapaz de periferia protagonizado pelo artista Criolo, que vive uma situação complicada, desempregado e com a namorada grávida, o personagem fica entre uma proposta para entrar na vida do tráfico e seguir carreira como um rapper.

5- Sample This

Imagem: divulgação internet

Para quem é amante da cultura o hip hop e adora ficar por trás dos conceitos do gênero, Samples This se encaixa perfeitamente. O documentário que foi dirigido por Dan Forrer, aborda sobre hits de sucesso na década de 70, que trabalhou com um disco que hoje é um dos mais sampleados da história, além da música “Apache”, sucesso do grupo Incredible Bongo Band, evidenciando a influência na construção de vários artistas na música como Jay-z e Missy Elliot.

Séries

6- Hip Hop Evolution

Imagem: divulgação internet

É quase impossível não falar de seriados sobre a cultura em mencionar o clássico do catálogo da plataforma Netflix, Hip Hop Evolution. Produzida em 2016, a série conta com quatro temporadas recheadas com a evolução da cultura em diversas localidades dos EUA, apresentada pelo rapper canadense Shad, a história tem entrevistas com a participação de Djs e Mcs.

7- The Get Down

Imagem: divulgação Netflix

Criada por Baz Lugrmann (Moulin Rouge) e Stephen Adly Guirgis, a série é conhecida por muitos por ter sido uma das primeiras com grande produção. Contando sobre o nascimento da cultura na década de 70 em Nova York, no South Bronx. Desde a dinâmica das batalhas de Mcs e o Djs, até o break, Com um toque de comédia a série mostra a história dos primeiros nomes a fazerem sucesso no hip hop, como Dj Grandmaster Flash e Africa Bambaatta.

8- Antonia

Imagem: divulgação internet

A série que possui apenas com uma temporada com cinco episódios conta a história de alguns nomes que você já deve ter ouvido falar como Negra Li. O seriado que já passou na Globo, conta a sobre quatro amigas que resolvem largar um grupo de rap que trabalhavam como back vocal para seguir o sonho de ter seu próprio grupo, batizado de Antônia que dá nome a série.

9- Atlanta

Imagem: divulgação internet

Escrita e protagonizada por Donald Glover, o seriado aborda questões que vão além do esteriotipo criado pela rap, tal como a ostentação que é mencionada em letras de músicas. A obra conta sobre Earn (Donald Glover) que decidiu largar a faculdade para junto com seu primo, o rapper Paperboy (Bryan Tyree), além disso temos Darius (Laikeith Stanfield), personagem que dá um equilíbrio a série com piadas e pensamentos filosóficos. Com uma trilha sonora incrível, desde o trap até o Jazz de Nina Simone. Pra quem curte hip hop e um lado mais conceitual nas produções de seriados, as duas temporadas de Atlanta são uma boa recomendação.

Curtiu as dicas ? Agora é só separar o notebook e a pipoca pra começar a assistir nossa lista de séries e filmes.

--

--