Jorge Amado no “El lector” [Vídeo]

Entrevista rara do autor baiano à tevê espanhola em 1995.

Era o ano de 1995. Jorge Amado (1912–2001) foi o convidado principal do programa “El Lector”, apresentado pelo jornalista espanhol Agustin Remesal. Imperdível. De antemão, quero chamar a sua atenção para o trecho em que Amado fala do “poder escritor” e da importância e da influência de Carlos Drummond de Andrade sobre todos os brasileiros.

Na entrevista de quase uma hora, Jorge também fala de sua expressiva obra e de outros temas diversos como sua declaração de voto em Fernando Henrique na eleição de 1994; conta que saiu do Partido Comunista porque “se cansara de errar pela cabeça dos outros”; prevê que Saramago ganharia o Prêmio Nobel (o que de fato aconteceu 3 anos depois da entrevista) e confessa que das palavras do idioma português brasileiro, a que mais detestava era “nádegas” e a que mais gostava era “bunda”.

A entrevista inclui ainda uma participação muito especial da escritora Zélia Gattai (1916–2008), esposa de Jorge Amado, que justifica que os 50 anos de casamento com o escritor, deveriam ser contabilizados como 100, já que eles moraram e trabalharam juntos (em casa) durante todo esse tempo.

Assista a entrevista na íntegra em http://bit.ly/entrevista-jorgeamado