Relacionamento digno de aplausos: 10 dicas para mandar bem com seus clientes

Hi Platform
Mar 1 · 6 min read

O Brasil é o país com consumidores mais exigentes: 89% dos clientes declaram que, tão importante quanto os produtos e serviços comercializados, é a experiência que a marca possibilita para eles. [Salesforce]

Imagine um cliente que já está desconfortável por ter uma situação para resolver e tem que acionar a central de atendimento, e se depara com um atendimento raso, às vezes até hostil, sem simpatia e empatia.

E então, sua situação, que talvez seria simples de resolver, se transforma em insatisfação, irritação com a sua marca, frustração, estresse e, pior ainda, a empresa perde a oportunidade de encantar o cliente e reverter em uma situação positiva.

É extremamente importante ser eficiente na comunicação durante um atendimento. E a excelência já começa logo na saudação, afinal o encantamento deve começar assim que o atendimento é iniciado.

Se coloque na posição de consumidor. Se você tem uma situação para resolver e busca a ajuda de uma empresa, você espera que a sua solicitação seja resolvida. Mas, se em vez disso, você receber um mau tratamento, com certeza ficará nervoso com a marca, com o atendimento, com o processo, e começa a se arrepender de ser cliente desta empresa.

Da mesma forma funciona com os nossos clientes. Eles deixarão de comprar novos itens e falarão mal da sua marca para os outros, o que pode prejudicar seriamente a sua reputação.

Por isso, é primordial treinar a sua equipe de relacionamento, mas não somente na solução ou no processo. Eles devem estar preparados para conduzir a conversa com o cliente, sabendo lidar com reclamações e objeções. O cliente nem sempre tem razão, mas é importante saber mostrar isso a ele sem ofendê-lo.

Meu nome é Danúbia Bertoldi, sou Analista de Marketing na Hi Platform, e hoje trouxe 10 dicas importantes que podem ajudar sua equipe nesse processo. Vamos lá?

10 dicas para mandar bem no relacionamento com seus clientes

É muito importante que não haja erros ortográficos, pois palavras incorretas podem passar uma visão de desconfiança com relação à sua capacidade de atendimento. Se tem alguma dúvida em como escrever uma palavra, procure entender como é a escrita correta e, até mesmo, a forma certa de utilizá-la. Pesquise o termo ou pergunte para outras pessoas como escrever ou aplicar na sua frase.

Dica 2: Utilize palavras do cotidiano

Leve em consideração que você vai conversar com pessoas de diferentes idades, culturas, cargos e instruções educacionais. Então, sempre opte por palavras de fácil entendimento, usadas com mais frequência no dia a dia, que não sejam extremamente formais.

Sua escrita não ficará “pobre” por causa disso, muito menos a sua linguagem. Pelo contrário, você mostrará clareza na informação e permitirá que a outra pessoa entenda rapidamente o que você quer explicar.

Dica 3: Cuidado com a entonação

Elabore um script de atendimento, do zero, simulando uma conversa com um cliente. Leia em voz alta utilizando várias tonalidades de leitura, e entenda como sai a pronúncia. Quem está lendo pode interpretar como algo agressivo? Altere palavras para adaptar, mas, se não for possível substituí-las, altere a frase toda, e explique de outra forma. Quanto mais claro, melhor.

Isso também vale para os atendimentos telefônicos. Grave a sua voz atendendo um cliente, escute a gravação para se conhecer melhor e avalie como você está atendendo. Identifique seus erros, pontos de melhoria e realize ajustes para evoluir cada vez mais.

Dica 4: Mantenha tudo organizado

Mantenha o seu ambiente de trabalho organizado. Minha dica é: deixe o espaço o mais “clean” possível. Não use a desculpa de: “Eu me acho na minha desorganização”. Isso vale tanto para a mesa de trabalho quanto para os arquivos e pastas salvos no computador, e até para documentos impressos.

No momento em que você precisa encontrar uma informação importante com agilidade, vai se sentir irritado por não localizar, o que pode afetar a forma como você está interagindo com o cliente. O ambiente onde você está influencia no seu atendimento.

Dica 5: Tenha empatia

Antes de criticar a pessoa do “outro lado”, tente se colocar no lugar dela. O que será que aquela situação está causando na vida dela? Será que aconteceram outras coisas ruins durante o dia? Pense que a outra pessoa precisa de atenção, carinho e simpatia. Mostre um sorriso, seja na voz ou através da sua escrita. Sim, é possível! (Já falamos aqui sobre a importância da escrita humanizada ao responder o seu cliente).

Dica 6: Respire fundo

É importante não responder nada no “calor do momento”. Se o cliente estiver sendo grosseiro, respire fundo e repasse as informações necessárias. Se, porventura, ele continuar com grosseria, peça a ele gentilmente que mantenha o tom e seja educado com você. Lembre-se de ter empatia!

Dica 7: Termos desconhecidos

Como você lida com diversos públicos, evite utilizar gírias, abreviações e modismos. Nos comunicamos com frequência pelo WhatsApp, e por isso temos a tendência de utilizar encurtamento de palavras (vc, pq, qnd e outros), ou imagens que descrevem a mensagem que queremos passar (figurinhas, memes, gifs e outros). Tente não escrever de forma mecânica, mas também evite isso. Escreva ou se comunique de forma concisa e da forma mais clara possível.

Dica 8: Prepare frases prontas

Que tal já deixar pronta algumas frases que são utilizadas com mais frequência? Assim você terá agilidade nos seus retornos e o cliente não vai ficar esperando por muito tempo sua resposta.

No Hi Chat, por exemplo, é possível criar frases rápidas, que são facilmente inseridas à conversa por meio de atalhos. Mas preste atenção: não transforme essas frases prontas em algo “robotizado”. Deixe o tom o mais natural possível, transparecendo a persona e valores da sua marca.

Dica 9: Sempre releia antes de enviar uma resposta

Ao escrever qualquer texto, é importante que você releia o que escreveu, para não deixar escapar nenhum erro de português ou de digitação, mesmo sendo uma mensagem curta. Procure entender se o texto todo faz sentido, se a ideia que você quer passar está clara, se pode acrescentar alguma informação ou tirar algo irrelevante e tornar o texto mais fluido. Enquanto escrevemos, a ideia está clara na nossa cabeça, mas muitas vezes não sai da mesma forma na escrita.

Dica 10: Vista-se adequadamente

Neste momento em que o trabalho home office é uma realidade em muitas empresas, evite ficar com aquele pijama que dá sono só de ver. Vista-se com roupas confortáveis, mas saia do modo “sleeping”. O cérebro entende que o momento de dormir encerrou, e que agora você está em modo de produtividade.

Dica bônus: Histórico do cliente

É muito chato ter que repetir as mesmas informações para várias pessoas, seja porque o cliente foi transferido para outro atendente ou outro departamento. Nesse caso, é importante que todos os atendentes tenham acesso ao histórico do cliente, com informações de cadastro, atendimentos anteriormente realizados e outros problemas recorrentes. Isso contribui para que o atendimento seja mais efetivo.

Conheça a Hi Timeline, recurso integrado aos produtos da Hi, e saiba como obter as informações unificadas dos clientes para facilitar o atendimento. Converse com um especialista e saiba mais!

Em resumo…

A comunicação com o cliente acontece de várias formas, seja por telefone, e-mail, chat. Independente do canal, é necessário adaptar a linguagem que usamos de acordo com o público e o ambiente que estamos nos comunicando.

Em todos os casos, sempre transmita simpatia e cordialidade, não use a escrita de forma agressiva ou ofensiva, e tome cuidado com o tom que emprega nas palavras e na sua fala. Trate a pessoa como tal e não apenas como um número, como uma venda. E a regra final indispensável que deixo aqui é: trate o outro como gostaria de ser tratado. Simples assim!

Bons relacionamentos a todos!

Hi Platform

Relacionamentos entre marcas e consumidores não precisam ser complicados.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store