As Três Leis da Sugestão

Émile Coué, (1857–1926), farmacêutico e psicólogo francês, em visita aos EUA em 17 de Janeiro de 1923. 
Photo by National Photo Company Collection on Wikimedia Commons.

HP News 019:As Três Leis da Sugestão

INTRODUÇÃO

Bom dia, boa tarde ou boa noite. Eu sou Samej Spenser e você está ouvindo o podcast HP News — Hipnose ao pé do ouvido! Neste curto episódio, trago uma breve explanação sobre as Três Leis da Sugestão, que foram formuladas por Émile Coué e publicadas pelo seu discípulo Charles Baudouin.

Vale mencionar que essas três leis, (assim como a “Lei da Gravitação Universal” de Sir Isaac Newton), vigoram em nossas vidas independente de estarmos em estado hipnótico ou em vigília, ou seja, hipnotizado ou não. Então, bora conhecer um tiquinho mais sobre elas (e tirar mais e/ou melhor proveito delas)! 😉

AS TRÊS LEIS DA SUGESTÃO

As leis da sugestão estão longe de serem complicadas. Na realidade, elas são simples. Por muitos anos, as pessoas afluíram à clínica gratuita de Coué [1] no nordeste da França, onde ocorreram numerosas curas notáveis. Embora ele seja lembrado apenas por esta pequena frase: “A cada dia, de qualquer modo, eu estou ficando cada vez melhor”,[2] isso é, obviamente, uma ultra-simplificação da sua grande obra. Trata-se basicamente de um equívoco causado pela imprensa americana quando ele esteve nos EUA. A imprensa tornou público o seu sistema, simplificando-o ao máximo, tornando-o mal-compreendido. A despeito disso, (em minha opinião, pelo menos, que é compartilhada por muitos hipnotizadores famosos), o fato é que Coué foi um gênio. Ele foi um homem que ocupou uma posição elevada na história das terapêuticas de sugestão.

Charles Baudouin foi discípulo de Coué e sistematizou tudo isso. Coué não era escritor ou filósofo; afinal, a sua mente não seguia essas linhas. Assim coube a Baudouin sistematizar os pensamentos de Coué. As leis da sugestão são de Coué, mas são agora conhecidas na forma que Baudouin lhes deu. Ele disse haver três leis da sugestão e essas leis explicam tudo o que ocorre por intermédio da sugestão. Eis as três leis:

  1. A Lei da Atenção Concentrada
    A lei dispõe que quando uma pessoa concentra a sua atenção numa ideia, esta se concretiza por si mesma.
  2. A Lei do Esforço Contrário
    Essa diz que quando uma pessoa pensa que não pode fazer algo e então tenta, quanto mais pensa menos capaz fica de fazê-lo.
  3. A Lei do Sentimento Dominante
    Essa estabelece que uma sugestão ligada a uma emoção supera qualquer outra sugestão que, no momento, exista na mente. O sentimento dominante (emoção) em conexão com aquela sugestão faz com que ela tenha uma influência mais forte sobre a mente.

Coué disse: “Entenda dessa maneira, a sugestão nada mais é do que hipnotismo, como eu o concebo, e eu o definiria com estas simples palavras: a influência da imaginação sobre a existência física e moral da humanidade.” [2]

Devidamente compreendido, o hipnotismo não tem nada a ver com a “força de vontade”. A força de vontade (ou “a força do não-querer”, de acordo com as circunstâncias) é uma função da mente consciente, enquanto a mente subconsciente é basicamente influenciada pela imaginação. Em qualquer batalha entre a imaginação e a força de vontade, a imaginação invariavelmente vence, a despeito dos protestos da maioria das pessoas.

Com vistas nisso, Coué fez as seguintes observações baseadas na sua experiência pessoal diária durante um período de vinte anos de prática:

  1. Quando a vontade e a imaginação são antagônicas, a imaginação sempre vence, sem exceção!
  2. No conflito entre a vontade e a imaginação, a força da imaginação está na razão direta do quadrado da vontade.
  3. Quando a vontade e a imaginação estão em harmonia, uma não se soma à outra, mas uma é multiplicada pela outra.
  4. A imaginação pode ser dirigida.

CONCLUSÃO

Então é isso meus amigos, estas são As Três Leis da Sugestão, formuladas por Émile Coué e sistematizadas por Charles Baudouin. Este episódio foi bem curtinho e ligeiro, mas fiquei aqui me perguntando se tal conteúdo merece uma série ou não… 🤔
O que me diz, você gostaria de ouvir um episódio específico para cada uma dAs Três Leis da Sugestão aqui no HP News?

Se você gostaria, mande uma mensagem de voz no Telegram (em t.me/SamejSpenser) ou no WhatsApp (em bit.ly/SS-WA) dizendo seu nome, idade, profissão e região onde mora, solicitando um episódio para cada lei da sugestão. Dependendo da quantidade de feedback que recebermos, vamos preparar os episódios sobre cada uma dAs Três Leis da Sugestão (ou não).

ENCERRAMENTO

Você que já está habituado a consumir e ouvir podcasts em seu agregador, lembre-se de visitar o post deste episódio em www.hpnews.com.br para comentar, ler a transcrição e conferir algumas notas que adicionei.

Lembre-se também de compartilhar o HP News com seus amigos nas redes sociais e, às sextas-feiras, utilize a hashtag #PodcastFriday, compartilhando seus episódios favoritos; desta forma, mais pessoas tomam conhecimento desses episódios e, de quebra, podcasts como o HP News chegam a mais pessoas interessadas nos mesmos assuntos! 😉

Grande e forte abraço e, até o próximo transe! 🌀

CRÉDITOS

  • Fonte: SHROUT, Richard N., “Hipnose Científica Moderna”, 1985, Ed. Pensamento, pp. 87–89.
  • Imagem de capa: Photo by National Photo Company Collection on Wikimedia Commons; Émile Coué, (1857–1926), farmacêutico e psicólogo francês, em visita aos EUA em 17 de Janeiro de 1923.
  • Trilha sonora: “Moonlight Sonata”, “Symphony N° 5”, “Für Elise” by Hidden Citizens — Beethoven Like You’ve Never Heard Before on YouTube.

Notas

1. Émile Coué (Troyes, França, 26 de fevereiro de 1857 — Nancy, França, 2 de julho de 1926) foi um notável psicólogo e farmacêutico que criou um método de psicoterapia baseado na autossugestão. | Wikipédia.

2. Itálico por Samej Spenser.

Contatos e Redes Sociais


COLABORAÇÃO RECORRENTE

Agora, você pode demonstrar todo seu carinho e apoiar o HP News mensalmente, através da colaboração recorrente no Apoia.se e/ou no PicPay. Inicialmente, faremos um período de teste onde o valor é de apenas cinco reais!

Apoiando o HP News, você proporciona-nos mais e/ou melhores condições para que mantenhamos este trabalho, conseguindo equipamentos de melhor qualidade para a gravação, edição e publicação, (além dos custos atuais que temos para manter o HP News no ar); e tudo isso resulta em mais conteúdo, (com mais e/ou maior frequência), acesso ao grupo privado no Telegram e alguns outros benefícios que serão discutidos previamente entre os apoiadores no grupo privado!

Para colaborar, basta visitar os sites:


Lembre-se também de comentar, recomendar este texto para outros leitores, (para isso, basta clicar/tocar na 👏 logo abaixo ou na lateral do texto), e compartilhar com seus amigos nas redes sociais!

Quanto mais palmas você utilizar, mais demonstra satisfação e contentamento com o texto, e maior o alcance de novos leitores/ouvintes! 😉

GIF: Animação exibindo a possibilidade de clicar várias vezes no emoji de palmas para demonstrar o nível de satisfação com a leitura
Redigido em Markdown 💙