Procrastinação e Auto-Hipnose

Eidrian Silva — O Comunicador
Hipnose Prática
Published in
5 min readMar 9, 2017

Descubra o poder da auto-hipnose para vencer a procrastinação no trabalho.

Google Imagens

Antes de começarmos, vamos primeiro definir o que é esse bicho de 7 cabeças que todo mundo fala, a tal procrastinação:

A procrastinação é considerada um comportamento rotineiro do ser humano, mas pode ser muito prejudicial quando começa a atrapalhar as rotinas pessoais e principalmente profissionais.

Procrastinação

No meio corporativo podemos dizer que o procrastinador é aquele funcionário que “enrola, está desanimado, não consegue bater as metas ou simplesmente não dá a mínima para o trabalho”. Será?

Não adianta dizer: Eu nunca fiz isso! Nunca procrastinei! É de comer isso aí!?

Em muitas vezes, o hábito está relacionado com a ansiedade, estresse, cargas horárias extensas, pouco reconhecimento (não quer dizer que o salário seja ruim, ou quer!), falta de incentivo e coisas que tiram a pessoa de seu objetivo.

A palavra vem do latim “procrastinatus”, “procrastinare”, que significa “à frente de amanhã”, na tradução literal.

Quando o assunto é PROCRASTINAÇÃO, o chefe já pensa em como pode resolver essa questão! Eis a resposta: “Ele não pode, mas pode contribuir para um ambiente mais favorável!”.

E na verdade a única pessoa que pode e realmente tem o poder de não procrastinar, é justamente quem o faz! (E muito bem por sinal.)

Pomodoro

Então vamos lá… existem técnicas simples que diminuem o ritmo da procrastinação, onde o foco principal é na divisão do tempo de produção de trabalho, de entretenimento e descanso.

Vou citar uma que é chamada de Pomodoro, desenvolvida por Francesco Cirillo na década de 1980. Onde deve-se dividir períodos de tempo de 25 minutos (chamados de “pomodoros”), intercalando com intervalos de 5 minutos de descanso entre cada. Após 4 “pomodoros”, a pessoa tem o direito de 30 minutos de repouso, para retornar a uma nova sequência de “pomodoros”, assim você executa suas atividades e mantem o foco.

Mas, se mesmo assim estiver difícil deixar de procrastinar, temos uma saída que pode lhe auxiliar, a auto-hipnose.

Auto-Hipnose

Se você não sabe o que é, leia esse texto sobre “AUTO-HIPNOSE” compartilhado por Samej Spenser lá na Publicação Hipnose Prática.

Muitos não sabem mas, em sua mente há um arsenal inimaginável de possibilidades e recursos, e a hipnose vem sendo muito difundida nos tempos atuais, trazendo diversos benefícios a quem a pratica, benefícios como: controle da obesidade e transtornos alimentares, tratamento de fobia social, tratamento de fobias específicas (medo de aranhas, escuro, altura, palhaços, etc.), controle de náuseas relacionadas à gestação ou a tratamentos quimioterápicos, tabagismo e alcoolismo, Transtorno de estresse pós-traumático, Ansiedade, Distúrbios do sono e etc.

Primeiramente, para se realizar a auto-hipnose é necessário ter foco e, no início, pode ser um pouco difícil. Mas conforme você a pratica, gradativamente você vai percebendo que ela se torna cada vez mais simples! Quando pensamos nisso, precisamos saber que devemos soltar nossa imaginação e criatividade.

Um método que gosto de usar é o de Betty Erickson (Adaptado por Lynn Timpany, Trainer de PNL) que você pode encontrar na íntegra no site Golfinho.

Esse é um processo para acessar um estado muito relaxado e facilitar a comunicação com a sua mente inconsciente.

  1. Encontre um lugar confortável e relaxe o seu corpo.
    Pode ser por volta das 8h se você for dormir, ou apenas alguns minutos se você quiser mudar rapidamente o modo como está se sentindo.
  2. Decida a duração do tempo que você gostaria de ficar nesse estado relaxado.
    Dez, vinte, trinta minutos, ou o tempo que você preferir e/ou optar por permanecer neste processo de relaxamento.
  3. Diga a você mesmo qual o propósito para fazer esse processo, seja específico(a).
    Por exemplo: “Eu gostaria de me tornar mais focado(a) para executar minhas tarefas diárias.” ou “Eu gostaria de ler mais livros durante a semana.” ou “Eu gostaria de ter um desempenho melhor no trabalho.”
  4. Decida em que estado emocional você quer estar quando acabar o tempo do relaxamento.
  • Agora, comece a reparar em 3 coisas que você está vendo.
    Se estiver descansando de olhos fechados, essas coisas serão imaginadas.
    Diga a você mesmo: “Eu vejo… (ex. a janela), eu vejo… e eu vejo…”
  • Agora, repare em 3 coisas que você ouve.
    Podem ser coisas reais que você ouve, ou coisas imaginadas.
    Diga a você mesmo: “Eu ouço… (o ruído do trânsito), eu ouço… e eu ouço…”
  • E agora, 3 coisas que você sente.
    Escolha sensações físicas como a sensação da língua na sua boca, ou a sensação da respiração fluindo para fora e para dentro, ou a temperatura do lugar onde a suas costas estão descansando.
    Diga para você mesmo: “Eu sinto… (meus pés no chão), eu sinto… e eu sinto…”

Procedendo de maneira semelhante, permita-se relaxar e desacelerar enquanto você prossegue. Se você achar que a sua mente se desviou para alguma outra coisa, então, gentilmente, traga o seu pensamento de volta e comece de novo com as 3 coisas. Depois…

  • 2 coisas que você vê.
  • 2 coisas que você ouve.
  • 2 coisas que você sente.
  • 1 coisa que você vê.
  • 1 coisa que você ouve.
  • 1 coisa que você sente.

Em seguida, observe qual das suas mãos você sente mais leve, e quando o perceber, você pode imaginar essa mão tocando no seu rosto de modo que você esteja em um transe, e simplesmente deixe-se levar.

“A vida não é algo a que se possa dar uma resposta imediata. Você pode usufruir o processo da espera, o processo de você se tornar você mesmo, você mesma. Não há nada mais prazeroso do que plantar sementinhas de flores e não saber quais as variedades irão brotar”.
Dr. Milton H. Erickson (1901–1980)

Comente, recomende e compartilhe com seus amigos nas redes sociais, para que esse texto chegue ao máximo de pessoas possíveis, lembre-se você pode estar ajudando alguém!

Lembre-se: clique no coração e deixe um comentário.

--

--

Eidrian Silva — O Comunicador
Hipnose Prática

Especialista em Comunicação de Alto Impacto e Produtividade, Fonoaudiólogo, Hipnoterapeuta, PNL! Te ajudo a hackear sua comunicação para ser mais intuitiva.