Procrastinação e Auto-Hipnose

Eidrian dos Anjos
Mar 9, 2017 · 5 min read

Descubra o poder da auto-hipnose para vencer a procrastinação no trabalho.

Google Imagens

Antes de começarmos, vamos primeiro definir o que é esse bicho de 7 cabeças que todo mundo fala, a tal procrastinação:


Procrastinação

No meio corporativo podemos dizer que o procrastinador é aquele funcionário que “enrola, está desanimado, não consegue bater as metas ou simplesmente não dá a mínima para o trabalho”. Será?

Não adianta dizer: Eu nunca fiz isso! Nunca procrastinei! É de comer isso aí!?

Em muitas vezes, o hábito está relacionado com a ansiedade, estresse, cargas horárias extensas, pouco reconhecimento (não quer dizer que o salário seja ruim, ou quer!), falta de incentivo e coisas que tiram a pessoa de seu objetivo.


A palavra vem do latim “procrastinatus”, “procrastinare”, que significa “à frente de amanhã”, na tradução literal.


Quando o assunto é PROCRASTINAÇÃO, o chefe já pensa em como pode resolver essa questão! Eis a resposta: “Ele não pode, mas pode contribuir para um ambiente mais favorável!”.

E na verdade a única pessoa que pode e realmente tem o poder de não procrastinar, é justamente quem o faz! (E muito bem por sinal.)


Pomodoro

Então vamos lá… existem técnicas simples que diminuem o ritmo da procrastinação, onde o foco principal é na divisão do tempo de produção de trabalho, de entretenimento e descanso.

Vou citar uma que é chamada de Pomodoro, desenvolvida por Francesco Cirillo na década de 1980. Onde deve-se dividir períodos de tempo de 25 minutos (chamados de “pomodoros”), intercalando com intervalos de 5 minutos de descanso entre cada. Após 4 “pomodoros”, a pessoa tem o direito de 30 minutos de repouso, para retornar a uma nova sequência de “pomodoros”, assim você executa suas atividades e mantem o foco.


Mas, se mesmo assim estiver difícil deixar de procrastinar, temos uma saída que pode lhe auxiliar, a auto-hipnose.

Auto-Hipnose

Se você não sabe o que é, leia esse texto sobre “AUTO-HIPNOSE” compartilhado por Samej Spenser lá na Publicação Hipnose Prática.

Muitos não sabem mas, em sua mente há um arsenal inimaginável de possibilidades e recursos, e a hipnose vem sendo muito difundida nos tempos atuais, trazendo diversos benefícios a quem a pratica, benefícios como: controle da obesidade e transtornos alimentares, tratamento de fobia social, tratamento de fobias específicas (medo de aranhas, escuro, altura, palhaços, etc.), controle de náuseas relacionadas à gestação ou a tratamentos quimioterápicos, tabagismo e alcoolismo, Transtorno de estresse pós-traumático, Ansiedade, Distúrbios do sono e etc.

Primeiramente, para se realizar a auto-hipnose é necessário ter foco e, no início, pode ser um pouco difícil. Mas conforme você a pratica, gradativamente você vai percebendo que ela se torna cada vez mais simples! Quando pensamos nisso, precisamos saber que devemos soltar nossa imaginação e criatividade.

Um método que gosto de usar é o de Betty Erickson (Adaptado por Lynn Timpany, Trainer de PNL) que você pode encontrar na íntegra no site Golfinho.

Esse é um processo para acessar um estado muito relaxado e facilitar a comunicação com a sua mente inconsciente.

  1. Encontre um lugar confortável e relaxe o seu corpo.
    Pode ser por volta das 8h se você for dormir, ou apenas alguns minutos se você quiser mudar rapidamente o modo como está se sentindo.
  2. Decida a duração do tempo que você gostaria de ficar nesse estado relaxado.
    Dez, vinte, trinta minutos, ou o tempo que você preferir e/ou optar por permanecer neste processo de relaxamento.
  3. Diga a você mesmo qual o propósito para fazer esse processo, seja específico(a).
    Por exemplo: “Eu gostaria de me tornar mais focado(a) para executar minhas tarefas diárias.” ou “Eu gostaria de ler mais livros durante a semana.” ou “Eu gostaria de ter um desempenho melhor no trabalho.”
  4. Decida em que estado emocional você quer estar quando acabar o tempo do relaxamento.
  • Agora, comece a reparar em 3 coisas que você está vendo.
    Se estiver descansando de olhos fechados, essas coisas serão imaginadas.
    Diga a você mesmo: “Eu vejo… (ex. a janela), eu vejo… e eu vejo…”
  • Agora, repare em 3 coisas que você ouve.
    Podem ser coisas reais que você ouve, ou coisas imaginadas.
    Diga a você mesmo: “Eu ouço… (o ruído do trânsito), eu ouço… e eu ouço…”
  • E agora, 3 coisas que você sente.
    Escolha sensações físicas como a sensação da língua na sua boca, ou a sensação da respiração fluindo para fora e para dentro, ou a temperatura do lugar onde a suas costas estão descansando.
    Diga para você mesmo: “Eu sinto… (meus pés no chão), eu sinto… e eu sinto…”

Procedendo de maneira semelhante, permita-se relaxar e desacelerar enquanto você prossegue. Se você achar que a sua mente se desviou para alguma outra coisa, então, gentilmente, traga o seu pensamento de volta e comece de novo com as 3 coisas. Depois…

  • 2 coisas que você vê.
  • 2 coisas que você ouve.
  • 2 coisas que você sente.
  • 1 coisa que você vê.
  • 1 coisa que você ouve.
  • 1 coisa que você sente.

Em seguida, observe qual das suas mãos você sente mais leve, e quando o perceber, você pode imaginar essa mão tocando no seu rosto de modo que você esteja em um transe, e simplesmente deixe-se levar.

“A vida não é algo a que se possa dar uma resposta imediata. Você pode usufruir o processo da espera, o processo de você se tornar você mesmo, você mesma. Não há nada mais prazeroso do que plantar sementinhas de flores e não saber quais as variedades irão brotar”.
Dr. Milton H. Erickson (1901–1980)


Comente, recomende e compartilhe com seus amigos nas redes sociais, para que esse texto chegue ao máximo de pessoas possíveis, lembre-se você pode estar ajudando alguém!

Lembre-se: clique no coração e deixe um comentário.

Hipnose Prática

Publicações sobre Auto-Hipnose, Hipnose, Hipnoterapia, Hipnose Clínica e demais temas relacionados.

Eidrian dos Anjos

Written by

Fonoaudiólogo, Master Coach de Comunicação e Oratória, Hipnoterapeuta, PNL, Empreendedor, Canal do Fono, desvende o poder da comunicação!

Hipnose Prática

Publicações sobre Auto-Hipnose, Hipnose, Hipnoterapia, Hipnose Clínica e demais temas relacionados.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade