Nascimento de Elliotson

🌀 #CuriosidadesHipnoticas 🌀


Ouça este episódio lå no Megafono:


Introdução

Bom dia, boa tarde ou boa noite, aqui quem vos fala Ă© Samej Spenser trazendo mais um episĂłdio da sĂ©rie Curiosidades HipnĂłticas, e hoje, venho falar sobre John Elliotson, mĂ©dico inglĂȘs que estaria aniversariando hoje (caso estivesse vivo). 😉

John Elliotson nasceu em 29 de outubro de 1791, na cidade de Southwark, na Inglaterra e morreu aos 76 anos, em 29 de julho de 1868, em Londres.

Elliotson foi professor dos princĂ­pios e prĂĄtica da medicina na University College London e mĂ©dico sĂȘnior do University College Hospital.

Foi um autor prolĂ­fico e influente, professor respeitado, sempre na “vanguarda” de sua profissĂŁo (foi um dos primeiros na Inglaterra a usar e promover o uso do estetoscĂłpio e um dos primeiros na GrĂŁ-Bretanha a utilizar a acupuntura), era tambĂ©m renomado por suas habilidades de diagnĂłstico como clĂ­nico e suas prescriçÔes extremamente fortes.

Em conjunto com William Collins Engledue, Elliotson foi o coeditor do The Zoist, uma influente revista britĂąnica dedicada Ă  promoção das teorias e prĂĄticas (alĂ©m da recolha e divulgação de casos clĂ­nicos das aplicaçÔes) do magnetismo animal e da frenologia, com o intuito de “conectar e harmonizar ciĂȘncia prĂĄtica com as leis que regem a estrutura mental do homem”; O The Zoist foi publicado trimestralmente, sem interrupção, por mais de dez anos: de março de 1843 atĂ© janeiro de 1856.

Vale mencionar que nesta Ă©poca, a hipnose era conhecida pelos termos “magnetismo animal”, “mesmerismo”; o que mudou apenas em 1842, quando James Braid, outro mĂ©dico inglĂȘs, cunhou o termo “hipnotismo”.

Frenologia e Mesmerismo

Elliotson se interessou pela frenologia e foi o fundador e primeiro presidente da London Phrenological Society, em 1823.

Frenologia, (do Grego: Ï†ÏÎźÎœ, phrēn, “mente”; e Î»ÏŒÎłÎżÏ‚, logos, “lĂłgica” ou “estudo”) Ă© uma teoria que reivindica ser capaz de determinar o carĂĄter, caracterĂ­sticas da personalidade, e grau de criminalidade pela forma da cabeça (lendo “caroços ou protuberĂąncias”). Desenvolvido pelo mĂ©dico alemĂŁo Franz Joseph Gall por volta de 1800, e muito popular no sĂ©culo XIX, estĂĄ agora desacreditada e classificada como uma pseudociĂȘncia. A Frenologia, contudo, recebeu crĂ©dito como uma protociĂȘncia por contribuir com a ciĂȘncia mĂ©dica com as ideias de que o cĂ©rebro Ă© o ĂłrgĂŁo da mente e ĂĄreas especĂ­ficas do cĂ©rebro estĂŁo relacionadas com determinadas funçÔes do cĂ©rebro humano.

Seu interesse em mesmerismo havia sido despertado inicialmente pelas manifestaçÔes conduzidas por Richard Chenevixem 1829 e re-despertado pelas manifestaçÔes do Barão Du Potet em 1837.

Isso levou Elliotson a dar início a experimentos com as irmãs Okey, Elizabeth (com 17 anos de idade) e Jane (com 15 anos de idade), que foram internadas em seu hospital, em abril de 1837, para tratar a epilepsia. Elliotson logo começou a uså-las como pacientes dentro dos limites do hospital.

(No mesmo ano ele inseriu “uma grande agulha” no pescoço de Elizabeth Okey (a irmĂŁ mais velha) enquanto ela estava hipnotizada, sem que ela sentisse qualquer desconforto, mesmo ela estando ciente de que tal penetração estivesse ocorrendo. Este evento foi testemunhado por James Mouat, na Ă©poca um estudante de medicina, e funcionĂĄrio clĂ­nico de Elliotson.)

Elliotson foi um ferrenho defensor do estudo e pesquisas sobre o hipnotismo, deixando sempre de responder aos ataques pessoais que sofria, para incentivar seus contemporùneos à pråtica e realização de pesquisas, sem medo do ridículo, como em tantos casos anteriormente registrados na história da medicina.

A maioria dos ataques pessoais a Elliotson era realizada pelo mĂ©dico Thomas Wakley, (apelidado por alguns de “anti-Elliotson”), a quem Ă© creditado ainda alguns panfletos anĂŽnimos utilizados para ridicularizar e menosprezar Elliotson. Wakley tambĂ©m era o editor da revista mĂ©dica The Lancet.

Curiosidades

Elliotson foi aluno particular do reitor de St. Saviors e passou a estudar medicina na Universidade de Edimburgo, de 1805 a 1810 — onde foi influenciado pelo Dr. Thomas Brown — e depois no Jesus College, em Cambridge, de 1810 a 1821; de ambas as instituiçÔes, ele obteve o grau de mĂ©dico e, posteriormente, em Londres, nos hospitais de St. Thomas e Guy. Em 1831, foi eleito professor dos princĂ­pios e prĂĄtica fĂ­sica da Universidade de Londres (agora University College London), e em 1834 tornou-se mĂ©dico do University College Hospital.

Com apenas 1,52 m de altura, pele escura e uma cabeça muito grande, após um acidente de carruagem em 1828, Elliotson ficou manco.

Sua aparĂȘncia apresentou um forte contraste com seu “inimigo”, que tinha a pele pĂĄlida e media cerca de 1,88 m de altura. Robert Liston (1794–1847), o Professor de Cirurgia ClĂ­nica da University College, considerado um dos cirurgiĂ”es mais rĂĄpidos de todos os tempos (diz-se que, certa vez, Liston amputou uma perna, Ă  altura do meio da coxa, em 25 segundos). Liston se opĂŽs ferozmente Ă  “contaminação” do hospital por Elliotson com suas demonstraçÔes de “estados superiores” de hipnotismo (ou seja, em vez de suas aplicaçÔes “mĂ©dicas”).

Apesar de suas caracterĂ­sticas fĂ­sicas incomuns, Elliotson foi tambĂ©m muito admirado como palestrante, tanto pela clareza estruturada de suas palestras quanto pela animação teatral de sua entrega. Tendo começado a lecionar na University College, suas palestras eram muito respeitadas e foram amplamente noticiadas na imprensa mĂ©dica; ele publicou uma sĂ©rie de coleçÔes de suas palestras ao longo dos anos. Em seu auge, foi o primeiro Presidente da Sociedade Real CirĂșrgica de Medicina (em 1833), um companheiro da Royal College of Physicians e da Royal Society, tambĂ©m teve Elliotson um dos maiores consultĂłrios particulares em Londres e, em seu auge, era um dos mĂ©dicos preeminentes em todo o ImpĂ©rio BritĂąnico.

Finalização

Este foi mais um episódio da série Curiosidades Hipnóticas.

Grande e forte abraço, e atĂ© breve! 😉

Créditos

Fonte:

  • “John Elliotson” | Wikipedia (em InglĂȘs) [visitado em 2017/10/22];
  • “Frenologia” | WikipĂ©dia [visitado em 2017/10/22];

MĂșsicas de fundo:

Contatos e Redes Sociais

E-mail ‱ Facebook ‱ Instagram ‱ Medium ‱ Telegram ‱ Twitter ‱ WhatsApp


Receba novidades e notícias sobre a hipnose em primeira mão diretamente no seu celular. Entre para o Canal “HP News | Hipnose Prática” no Telegram:

Canal “HP News | Hipnose Prática” no Telegram

Lembre-se tambĂ©m de comentar, recomendar este texto para outros leitores, (para isso, basta clicar/tocar no 💚 logo abaixo do texto), e compartilhar com seus amigos nas redes sociais! 😉