Dor Crônica e a Hipnose, (e os profissionais mal informados)

Fonte: http://mapadador.com.br/

Se você perguntar para um estudante do último ano de medicina se ele foi apresentado à hipnose, pode ser que ele dê risada de você! Se você tem dor crônica e perguntar para um profissional da saúde se a hipnose pode ser benéfica, ele pode dar risada de você! Isso acontece porque estão mal informados!

Um profissional especialista em dor crônica pode entender que a terapia cognitivo comportamental ou educação podem ser estratégias interessantes quando combinadas para o manejo da dor de um paciente. No entanto, mesmo esses podem achar que a hipnose não tem evidências suficientes para ser recomendada. Mais uma vez… falta de informação!
Porque recentemente, pesquisadores reuniram todos os estudos que testaram a hipnose para dor crônica (revisão sistemática). Fizeram uma análise estatística (meta-análise) capaz de comparar o tamanho do efeito no alívio da dor entre todos os estudos incluídos.

Eles perceberam que a hipnose apresenta superioridade moderada no alívio da dor comparado com cuidado padrão e outras intervenções psicológicas em condições de dor crônica.

Aprenda a utilizar a hipnose para a dor, seja qual for seu cuidado com pacientes com dor.

Referência: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24256477

Publicado originalmente em Mapa da Dor.