Hipnose e sua imagem pré-concebida

Fábio Carvalho
May 10, 2016 · 4 min read

Na grande maioria, a imagem que as pessoas fazem sobre a hipnose é determinada pelo primeiro contato que elas tiveram com esse fenômeno. Muitas vezes isso ocorre através de shows e demonstrações do transe hipnótico, outras por conta dos filmes e talvez em menor proporção através de processos terapêuticos como a hipnoterapia.

Numa tentativa de desmistificar o que é e como funciona a hipnose, justamente para permitir um melhor entendimento do que realmente acontece durante o estado hipnótico, surgiram vários estudos, pesquisas, e a literatura específica tanto impressa como digital que está repleta de conteúdo bastante significativo para facilitar o entendimento desse fenômeno.

Dentro do contexto da hipnose, existem várias interpretações equivocadas, muitas dúvidas sobre o que é e como funciona, além de uma imagem pré-concebida a respeito daquilo que (principalmente) o cinema vendeu como sendo hipnose. Basicamente, a hipnose é um estado natural, e que pode ser alcançado por qualquer pessoa; algumas vezes, sem necessariamente a intervenção de uma outra pessoa (auto-hipnose). Talvez eu poderia dizer que em última instância, toda hipnose é uma auto-hipnose. Ou seja, é a própria pessoa que se permite hipnotizar, mesmo quando conduzido por um hipnotizador. O que acontece é que a maioria das pessoas, quando experimentam um estado de hipnose, elas experimentam através da orientação e condução de alguém, que através (normalmente) de sugestões, vão produzindo nelas o que chamamos de estado de hipnose — também conhecido como transe hipnótico.

Emile Coué, dizia: “Cada dia mais e mais eu vou melhor e melhor”, e isto está associado a ideia de sugestão, ou seja, quando dito com confiança e foco por nós mesmos, fortalecem as chances de alcançar resultados com a autossugestão.

Atualmente, um conceito amplamente aceito é o da hipnose como um estado de consciência alterado, de atenção focada. São muitas as pesquisas científicas que comprovam, não só a existência da hipnose, mas também sua eficácia em muitas áreas. Mesmo assim, os estudiosos e profissionais da hipnose ainda gastam grande parte do seu tempo tratando de esclarecer falsos conceitos, má interpretações e imagens negativas pré-concebidas.

Além dos cursos e palestras que ministrei ao longo dos anos, algumas das minhas iniciativas com relação à hipnose, tem sido a publicação de artigos e informações relevantes sobre o assunto, em vários canais de comunicação incluindo o meu blog http://hipnologo.fabioac.com e mais recentemente o projeto Canal do Hipnólogo (um grupo de estudos sobre hipnose) e o HypnoCast: o podcast da hipnose.

Durante as últimas duas décadas, tive a oportunidade de acumular bastante informação e conhecimento a respeito não só das teorias, pesquisas científicas, mas também da prática dos fenômenos da hipnose. Muito desse material está distribuído em alguns artigos e reflexões que fui escrevendo ao longo do tempo.

Resolvi publicar uma parte desse conteúdo no livro chamado Reflexões de um Hipnólogo: hipnose e mudanças positivas, com a intenção de ajudar nesse processo de desmistificação da hipnose.

No livro eu trago uma coleção de textos que tem por objetivo colocar o leitor em contato com o universo da hipnose através de reflexões que exploram e aprofundam diferentes aspectos de como a hipnose pode provocar mudanças positivas. Nos textos, trato de esclarecer dúvidas e mitos sobre a hipnose, e vou além da proposta convencional e pré-concebida sobre o assunto. Através da leitura dessas reflexões, será possível ao leitor conhecer mais sobre como a hipnose pode influenciar com sucesso em diversas áreas.

Disponibilizei gratuitamente um dos capítulos do livro. Basta você entrar no site a seguir e registrar seu interesse para poder baixar o arquivo: http://fabioac.com/reflexoes

Também recomendo a leitura desse infográfico que oferece um resumo rápido sobre a hipnose: http://veja.abril.com.br/complemento/ciencia/hipnose-dos-picadeiros-aos-consultorios/

Artigo original publicado aqui: http://bit.ly/2e32tIT

Se você gostou do post, por favor aperte ♥ e compartilhe para que outros possam apreciá-lo também!

Sou Fábio Carvalho, MBA, especialista em Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual, Tecnologia da Informação, Hipnose e Programação Neurolinguística.

Website: fabiocarvalho.me
Facebook: Siga minha fanpage!
Youtube: Assine meu canal!
Twitter: Converse comigo aqui!
Podcast: HypnoCast

Hipnose Prática

Publicações sobre Auto-Hipnose, Hipnose, Hipnoterapia…

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store