
Hospital suíço economiza 19 mil Francos por paciente, ao utilizar hipnose com vítimas de queimaduras severas!
“Há estudos científicos, infelizmente ignorados por grande parte da comunidade médica, que demonstram a efetividade da hipnose na administração da dor; é uma ferramenta que deveria ser integrada ao tratamento. Funciona para quase todos, mesmo para os céticos”, explica Pierre-Yves Rodondi, médico do Instituto Universitário de Medicina Social e Preventiva, no CHUV.
Tratamento de queimaduras com hipnose tem baixo custo
Segundo o estudo científico realizado pelo Hospital da Universidade de Lausanne (CHUV), e publicado pela revista científica “Burns”, a hipnose auxilia que pacientes com severas queimaduras se recuperem com maior velocidade, reduzindo dessa forma o custo do tratamento, pois diminui a ministração medicamentosa, a necessidade de analgésicos e a ansiedade, o que resulta numa diminuição de cinco dias de internação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Com essa economia de 19 mil francos por paciente, tratar por hipnose apenas 9 vítimas de queimadura ao ano, é o suficiente para custear um especialista em hipnose no hospital.
O estudo foi conduzido com 23 pacientes vítimas de queimaduras severas tratados por hipnose e um grupo de controle de pacientes tratados tradicionalmente, e trouxe resultados muito positivos.
Para o grupo tratado por hipnose, a dor e a ansiedade diminuíram significativamente; o número de sessões psiquiátricas foi reduzido e as doses de opiáceos e sedativos administrados para tratar de intervenções médicas ou cirúrgicas muito dolorosas também foi reduzido.
Foto: Patrick Dutoit, SAM-CHUV
Fonte: “Hipnose é tratamento de baixo custo a vítimas de queimaduras na Suíça” — 25/06/2016 — Ciência | Folha de São Paulo (acessado em 26/06/2016, às 18h00)
Lembre-se também de recomendar este texto para outros leitores, (para isso, basta clicar/tocar no 💚 logo abaixo), e compartilhar com seus amigos nas redes sociais! 😉

Receba novidades e notícias sobre a hipnose em primeira mão diretamente no seu celular. Entre para o canal HP News no Telegram:




