O QUE VOCÊ SABE SOBRE HIPNOSE?

O que você pensa quando ouve ou lê a palavra HIPNOSE?

Waldiney S. Soares
Feb 25, 2016 · 3 min read

Provavelmente vem à sua imaginação uma pessoa sendo controlada por outra ou alguém fazendo o outro dormir, relógios e/ou pêndulos balançando ou até um homem barbudo, com sotaque espanhol, falando ao ouvido de alguém.

Alguns têm medo, outros tem curiosidade. E você? Gostaria de saber o que realmente é ou prefere ficar com suas opiniões, sem se aprofundar no assunto? Se quiser saber mais e usar esse estado mental incrível a seu favor, é só continuar lendo esse pequeno texto.

A Hipnose é um estado mental agradável que todos já experimentaram. Sabe quando você se concentra em algo com tamanha intensidade que esquece (ou desliga-se) das outras coisas? E quando você está indo para seu trabalho, começa a pensar em alguma coisa e, de repente, já chegou? São 2 exemplos de EAC (Estado Alterado de Consciência). A HIPNOSE é um estado alterado de consciência com elevada receptividade à sugestão. Já que sua consciência está ocupada com algo, ela não bloqueia as sugestões que são feitas. No estado hipnótico (popularmente chamado de transe hipnótico) se eu te disser que a temperatura está baixa (mesmo não estando) você vai sentir frio, porque a parte consciente, lógica, da sua mente está ocupada com outra coisa e não avalia se realmente está frio. Ela simplesmente aceita e você sente frio.

Você tem um reservatório praticamente infinito de informações na sua mente, que você nem sempre consegue acessar. Se eu te perguntar o que você comeu na última vez que fez uma refeição em um restaurante, provavelmente você lembrará. E se eu te perguntar como era o talher, o cheiro do local, a temperatura, os sons que você ouvia e como era o garçom que lhe serviu, você terá mais dificuldades. Mas tudo isso está gravado na sua mente. Se eu te hipnotizar e sugestionar para você voltar no tempo até esse dia, você será capaz de me falar todos esses detalhes.

Na terapia, o terapeuta tem mais facilidade em mudar padrões de pensamento e comportamento, já que não vão existir bloqueios conscientes (ou serão muito fracos). Você poderá voltar no tempo, até um evento traumático e dar um outro significado para ele, se for necessário.

Outro exemplo: Uma pessoa querendo emagrecer, que se acostumou a comer uma grande quantidade de comida nas refeições, pode ser hipnotizada e sugestionada que existe um balão de borracha atóxica no seu estômago, ocupando cerca de 70% do mesmo. Assim, ela só consegue comer 30% do que comia, já que o restante está ocupado com o balão (imaginário). As possibilidades são quase infinitas nesse campo.

Se você leu esse texto até aqui e não teve ciência que se passaram alguns minutos, parabéns! Você acabou de experimentar um estado alterado de consciência!

Por Waldiney S. Soares


Lembre-se também de comentar, recomendar este texto para outros leitores, (para isso, basta clicar/tocar no 💚 logo abaixo do texto), e compartilhar com seus amigos nas redes sociais! 😉


Hipnose Prática

Publicações sobre Auto-Hipnose, Hipnose, Hipnoterapia, Hipnose Clínica e demais temas relacionados.

Waldiney S. Soares

Written by

Hipnoterapeuta, Palestrante, Professor de Hipnose, Psicanalista Clínico, Practitioner em PNL, Diretor do Instituto FreeLife e Pai do Gabriel.

Hipnose Prática

Publicações sobre Auto-Hipnose, Hipnose, Hipnoterapia, Hipnose Clínica e demais temas relacionados.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade