Da Grécia para o Bom Retiro

Julia Sansoni
Histórias da cidade
5 min readSep 20, 2018

--

Restaurante grego de 60 anos ainda é sucesso em São Paulo

Thrassyvoulos Georgios Petrakis, popularmente conhecido como Senhor Trasso fundou em 1954 o restaurante “Acrópoles”que se encontra no Centro de São Paulo, precisamente no Bom Retiro.

Senhor Trasso nasceu em 15 de Agosto de 1930 em Alexandria na antiga Grécia, atualmente Istambul, Turquia. Com aproximadamente 40 anos decidiu vir para o Brasil junto com a primeira esposa, e a filha. Aqui no Brasil ele foi cozinheiro, garçom e até que se tornou sócio. E após comprar a parte do seu sócio saiu o então famoso Acrópoles. A escolha do nome foi por conta de uma cidade chamada Niakro na Grécia.

Foto ampliada do Senhor Trasso feita por um cliente. Foto: Julia Sansoni

Quando estava em Santos Senhor Trasso teve uma notícia extremamente triste em sua vida, sua esposa, filha e sobrinho foram mortos devido uma explosão de botijão de gás. Depois da fatalidade ele decidiu voltar para a Grécia, lá ele conheceu sua segunda esposa e teve uma filha chamada Aglaia Cláudia Petrakis, 45 anos. Claudia é atualmente junto com sua irmã donas e responsáveis pelo Restaurante.

Após se separar de sua segunda esposa ele conhece sua terceira e última mulher, Fátima, com quem teve duas filhas, Niqui Zoi Petrakis, 32 anos e Catherine Petrakis, 31 anos. Em 1991 Petrakis decidiu voltar para a Grécia onde ficou alguns anos, mas após se separar de sua esposa o mesmo voltou para o Brasil de onde nunca mais se mudou, saiu apenas para viagens.

Atuais donas e filhas Niqui Zoi, 32 e Aglaia Cláudia, 45. Foto: Julia Sansoni

Depois de um ano sua filha do meio Niqui veio para o Brasil onde ficou morando com o pai, absorvendo todos os conhecimentos e de fato crescendo no restaurante que um dia seria seu. Já sua filha mais nova decidiu que o seu lugar era ao lado da mãe.

A todo momento era possível ver o senhor Trasso no estabelecimento, hora ajudando na cozinha, hora chamando as pessoas da rua para entrar e experimentar de sua comida, ou simplesmente sendo presente no salão e regando os pratos dos clientes do puro azeite grego. “Ele amava demais isso daqui, era e é a obra dele. Como o pintor pinta o seu quadro, ele tinha aqui o Acrópoles como a sua maior obra”, comenta Cláudia.

Parte interna do restaurante. Foto Julia Sansoni

Dias atuais

Em 29 de Julho 2016, aos 97 anos, senhor Trasso teve uma complicação após um procedimento médico e veio a falecer devido uma infecção generalizada. Deixou para a suas filhas uma coisa da qual ele amava muito o Acrópoles

Claudia ao ser questionada sobre o atual funcionamento do estabelecimento foi taxativa, “O ritmo é igual, a equipe é igual , a comida também. Nada mudou, está tudo como ele deixou. Os cozinheiros, a equipe, tudo igual”, comenta.

Doce Baklava. Foto: Julia Sansoni

A um ano de completar os seus 60 anos de fundação, suas duas filhas Cláudia e Niqui tentam manter com todas as forças a tradição do restaurante, sua comida, o mesmo ambiente, o mesmo azeite grego, toda a sua fartura nos pratos como o bom e velho costume grego. Com o seus cardápios de alta qualidade,com os seus temperos mediterrâneos e, feito com muita carne, frangos e peixes. Além de claro ter pratos vegetarianos.

Com sua equipe fixa onde o seu funcionário mais velho de casa já completa 40 anos, e um público mais fixo ainda, a expansão do comércio na região, não foi um problema para eles. O seu maior público é de judeus e coreanos e depois disso uma pequena parcela de gregos.

Cozinha. Foto: Julia Sansoni

Essa foi a consideração final de sua filha mais velha Cláudia, “Existe um livro dos 1000 restaurantes do mundo que você deve conhecer antes de morrer e o Acrópoles está nele. E isso não tem preço, a fama que ele fez, o carinho que ele passou pras pessoas, tanto que ele está no museu. Quando ele faleceu saiu em revistas, jornais, então ele foi uma pessoa muito querida um homem que viveu pro trabalho, família, isso foi o objetivo maior dele. Deixou aí um legado bem bonito”.

O restaurante se encontra em uma fachada muito simples na Rua da Graça, 364, Bom Retiro, Centro da Cidade de São Paulo.

Curiosidades

Senhor Trasso era corintiano roxo.

O Bom Retiro é um distrito da cidade de São Paulo, localizado na região Central. Formado no século 19 tinha como principal características as chácaras e sítios.

Hoje trata-se de uma região predominantemente comercial, com a áreas industriais e poucas residências.

Atualmente o distrito é atendido por linhas de metrô 1 — Azul e 4 — Amarela, as linhas 7 — Rubi e 11 — Coral da CPTM, além de linhas de ônibus.

Baklava, doce grego, uma espécie de pastel formado por uma camada de pasta de nozes e por cima com massa folhada, além de ser regado com muito mel.

Moussaka uma espécie de lasanha, composta por carne de cordeiro moída, beringelas, tomate, cebola, molho branco e, claro, azeite grego.

Uzo é uma bebida destilada, feito a base de especiarias, como, anis, estrela de anis, feno, castanhas, coriandro, canela e cardamomo, na maioria das vezes é servido puro e frio, num copo pequeno, ou com uma quantidade igual de água ou gelo. A bebida quando entra em contato com água fica com uma cor leitosa.

Grécia é o nome popularmente conhecido, pois o seu nome oficial é República Helênica, sua moeda é o euro, tem como capital Atenas, um dos mais famosos pontos turísticos está na sua capital o Partenon.

--

--

Julia Sansoni
Histórias da cidade

O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter. (Cláudio Abramo)