O sonho

Rita Serra (A costureira)
histórias da serra
1 min readMar 23, 2023

Sonhei com Cantharellus.

Eram dois.

Cantharellus subalbidus. https://www.mykoweb.com/CAF/species/Cantharellus_subalbidus.html

Grandes, brancos, lixiviados da chuva.

Estavam entre mato e picos, no meio do caminho.

Ao procurar tirar um, parti-o.

Senti, que desperdício.

Que desperdício não aproveitar o que a natureza dá.

Mas espero que não tenha feito diferença nenhuma para os Cantharellus.

Certamente não estavam à minha espera.

Certamente não estão à espera que alguém os aproveite.

Certamente que não existem para o aproveitamento.

E a não orientarem a sua vida para mim,

Não só não falhei nas minhas responsabilidades de lhes atribuir um sentido e uma função,

Como fui um verdadeiro objeto insignificante para eles.

Eu é que perdi, a perda foi minha, o desperdício foi meu e só meu,

Ao deixá-los lá a apodrecer, se é que apodrecem, pensando bem nunca vi um podre,

Só com mais alguns fungos em cima mas nunca podres,

Talvez se dissolvam apenas em bocadinhos mais pequenos,

Talvez outros os aproveitem, mas não eu,

Uma chatice esta coisa do aproveitamento.

--

--