O que mais de 10k Shippers nos ensinaram sobre experiência do usuário

O design por trás de cada entrega.

Você já imaginou como é o processo de desenvolvimento visual dos nossos Aplicativos? O Yuri é o responsável por isso e batemos um papo tão legal com ele que resolvemos dividir com você todo esse conhecimento.

Foi assim que surgiu a nossa nova série de posts sobre como o design influencia na experiência das nossas entregas. Yuri, conta aí pra galera como que é o processo.

Olá, eu sou o Yuri Pessa e eu sou responsável pela Experiência do Usuário e Interface do Usuário aqui na Shippify.

Para você entender melhor, Experiência do Usuário envolve os sentimentos de uma pessoa em relação à utilização de um produto, sistema ou serviço. Destaca os aspectos afetivos, experienciais, significativos e valiosos da interação humano-computador.

Além disso, inclui as percepções de uma pessoa dos aspectos práticos, tais como a utilidade, a facilidade de utilização e sua eficácia.

Já a Interface do Usuário é o espaço onde a interação entre humanos e máquinas acontece.

Pra resumir, eu faço com que nossos produtos sejam compreensíveis e fáceis de usar. Tem que ser simples e bom pros Shippers. Para que o time de design possa entender e fazer isso ser possível, realizamos o maior estudo, até o momento, da experiência dos nossos entregadores com o aplicativo.

Um coisa interessante sobre essa parte do design é que ela nunca para, conforme vamos crescendo e aprendendo mais nosso aplicativo vai evoluindo. Muitas dessas melhorias já foram implementadas e outras ainda estão em desenvolvimento.

A primeira parte do estudo nos mostrou que precisávamos entender melhor os contextos nos quais o Shipper utiliza o aplicativo. Shippers precisam se preocupar com muitas informações quando estão fazendo entregas, ainda mais se for uma rota. Saca só:

  1. Endereço de coleta;
  2. Informações complementares, tipo referências do local, etc;
  3. Informações de contato da pessoa que envia os produtos;
  4. Os vários endereços de entrega;
  5. As várias informações adicionais de cada endereço de entrega;
  6. Nome, e-mail e telefone de cada um dos destinatários;
  7. Detalhamento de todos os produtos a serem entregues, como quantidade, descrição, número do pedido, tamanho;
  8. Distância;
  9. Valores;
  10. Comprovantes de entregas.
São 10 tópicos fundamentais de informações que o Shipper precisa se preocupar. Parece uma loucura falando assim, né?

No entanto, a magia do design mostra que cada uma dessas informações são relevantes em determinados momentos e não o tempo todo. Daí a importância de entendermos os vários contextos existentes durante as entregas.

Sendo assim modificações na nossa interface visaram dividir esses tópicos de acordo com cada contexto. Fazendo com que o Shipper só veja as informações realmente necessárias no momento em que ele se encontra.

Tudo começa com rabiscos :)

Vamos te dar um exemplo pra você entender melhor:

No momento da coleta, nosso entregador apenas precisa se preocupar com o endereço de onde irá coletar os produtos, quais são esses produtos e com quem ele precisa coletá-los.

Então ele só terá acesso às essas informações. Assim, ele não se confunde.

Já durante a entrega, ele não precisa mais se preocupar com as informações de coleta, e nem com todos os demais endereços de entrega da rota. Apenas deve ter acesso à todas as informações do endereço que ele está prestes a realizar a entrega.

Fluxo dos aplicativos

E aí a gente descobriu que não bastava entender esses contextos, mas apresentar essas informações de forma amigável e simples. Para isso utilizamos fontes que possuem uma ótima leiturabilidade e legibilidade, uma melhor hierarquização das informações e o uso do espaço em branco para um melhor contraste entre os elementos.

Isso tudo respeitando a identidade visual da Shippify e utilizando a interface como um ampliador do nosso branding e dos nossos valores enquanto marca. Caso você queira conferir um pouco mais quais foram os resultados desse estudo, dá uma olhada no case que postamos no Behance.

Vamos continuar estudando e não tem como parar! É sempre válido repensar os conceitos, vivenciar e entender as necessidades dos usuários, como a Cinthia e Letícia que contaram pra gente sobre essa realidade. Então #FicaADica, o time de design da Shippify acredita que o segredo de uma boa interface é estar aberto para entender os contextos. Até o nosso próximo post!

Like what you read? Give Shippify a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.