Criatividade + Robôs: o que vimos e ouvimos no 2º dia no Web Summit

Marcela Boutros
weme
Published in
3 min readNov 7, 2018
Fonte: Web Summit

Embora a abertura oficial tenha sido ontem, 05/11/18, o bicho só começou a pegar hoje! Com início às 9h00, o Web Summit recebeu seus 70 mil participantes em 4 pavilhões na Altice Arena, em Lisboa.

Pra dar conta de tanta gente e tantos interesses diversos para o evento, foram lançadas as trilhas que, no total, somam mais de 30 temas e acontecem em palcos diferentes. Aqui estão algumas delas: Auto/tech & TalkRobot, Binate.io, Creatiff, CryptoConf, Contentmakers, Deeptech, Fórum, FullSTK, Growth Summit, HealthConf, MoneyConf, PandaConf, Planet: tech, MusicNotes, SaaS Monster, SportsTrade, Startup University.

Não é fácil se organizar pra um evento tão grande quanto esse, são muitas opções de temas, muita gente pra se conectar e tudo acontecendo ao mesmo tempo. Por isso, pra aproveitar ao máximo, eu e a Carolina Kia nos dividimos hoje durante o dia.

Fonte: Web Summit

Acompanhamos a trilha de Design (Creatiff), com dicas bem legais sobre storytelling, do diretor de criatividade do New York Times (Graham McDonnell). Para capturar e manter a audiência das pessoas, ele sugere que: você torne o conteúdo visual, traga movimento, incentive as interações e seja claro com a sua mensagem, de forma mais simples possível. Também escutamos o Jens Riegelsberger, líder de pesquisa no Google há mais de 10 anos, que falou sobre criatividade através da empatia, tema que conhecemos bem de perto trabalhando com os projetos de Design na weme. Por fim, ouvimos os fundadores da Calm (Alex Tew e Michael Smith), app de mindfulness, que trouxeram dados provando a importância de cuidar da mente, assim como cuidamos do nosso corpo e, como as consequências desse cuidado impactam positivamente pra uma mente mais criativa.

Também acompanhamos a trilha Auto/Tech & Talk Robot. Os temas foram bem diversificados e, cada talk, com duração de 15 minutos, não chagava a se aprofundar tanto na tecnologia em si, mas trouxeram uma abordagem do que está sendo feito e o que podemos esperar de cada uma delas para um futuro próximo. Entre Inteligência Artificial, IoT e Robótica, o mais impressionante foi a apresentação feita pela startup Furhat Robotics, que lançou seu novo Social Robot ao vivo. Pra assistir esse talk completo, é só clicar aqui.

Eles são realmente impressionantes, com capacidade de se comunicar, expressar e compreender emoções. Também podem atuar em uma infinidade de funções, desde concierge de aeroporto, até professor de línguas. O principal foco do fundador, Samer Al Moubayed, foi inspirar as pessoas sobre o que os Social Robots são capazes de fazer e ensinar.

Fonte: Web Summit

A experiência tem sido ​incrível e o grande aprendizado é que, em um evento desse tamanho, tão importante quanto o conteúdo, são as oportunidades de conexão e de debate sobre esses temas que estão transformando a sociedade.

--

--