Data to provide the right care to right people

Marcela Boutros
weme
Published in
3 min readNov 9, 2018
Fonte: Web Summit

Ufa, chegamos ao final dos 4 dias de Web Summit e, apesar de muito cansadas, saímos de lá carregadas de muita informação. Se ainda não leu, escrevemos sobre o dia 1, dia 2 e dia 3. \o/

A sensação no geral foi de presenciar discussões de altíssimo nível sobre os mais diversos assuntos relacionados à tecnologia. Temas muito abordados foram: AI (inteligência artificial), robótica, biotecnologia e ética digital.

No nosso contexto atual, com o crescimento tão rápido dessas tecnologias, uma grande preocupação que apareceu desde o dia 1, foi com a conscientização do mundo sobre a ética dos dados e os direitos da privacidade: como a humanidade vai conseguir direcionar todo potencial desses novos recursos para o bem.

Mona Siddiqui — CDO, U.S Department of Health and Human Services | Fonte: Web Summit

No último dia (#day4), teve um palco inteirinho só pra falar sobre tecnologias aplicadas à área da saúde, o que nós amamos ❤. No HealthConf, tiveram discussões bem interessantes sobre o potencial de robôs auxiliando médicos em cirurgias, de tecnologias (AR/VR) que possibilitam operações à distância, da democratização dos procedimentos de mapeamento genético e, claro, que não poderia faltar o famoso Crispr (bactéria capaz de editar o DNA dos seres humanos).

Existem inúmeros prós e contras para cada tópico conversado, mas, o que ficou muito claro, é que não é a previsão, nem a intenção, que os médicos sejam substituídos por máquinas, mas sim, que esses recursos entrem no meio para somar, auxiliar, aumentar a precisão e trazer mais informações pra podermos evoluir a forma como o mundo se relaciona com a saúde, muito mais do que tratar doenças, o foco será a prevenção.

Super interessante também foram as muitas menções feitas ao mindfulness como uma prática promissora para o cuidado da saúde mental, em um cenário que doenças vinculadas ao stress e ansiedade estão em crescimento constante. A Carolina Kia, da weme, já escreveu um pouco sobre a importância do cuidado com a mente aqui. :)

Fonte: ElliQ

Também assistimos Nancy Bennett e Dor Skuler, em um painel Auto/Tech & TalkRobot, falando sobre “When man and machine get creative together”. Eles apresentaram a Two Bit Circus, empresa que busca levar diversão para as pessoas fora do celular por meio de tecnologias exponenciais e também Intuition Robotics, que possui um produto chamado ElliQ, inteligência artificial pró ativa para encorajar e engajar idosos e conectá-los com suas famílias.

Esse foi só um cheirinho de tudo que vivemos nesse último dia ;) Se quiser ler um pouco mais, escrevemos sobre o dia 1, dia 2 e dia 3. Encerramos nossa cobertura no insta da @redeweme, mas boa notícia é que todos os talks do Web Summit já estão disponíveis no Youtube do evento.

--

--