Gestão de comunidade dá jogo!

Daniel Cobianchi
Sep 5, 2018 · 4 min read

Como o "dar antes de receber" se conecta com a nova economia e com os ecossistemas de inovação?

“Pai, você é um inovador”: foi lendo essa frase em uma campanha para o Dia dos Pais que somei às outras várias evidências de que “inovação” está na moda. E já faz um tempo. Nunca vimos tantos eventos sobre inovação, empreendedorismo e startups. Em Campinas, que é o ecossistema que participo ativamente, hoje como Community Manager na weme, há quase diariamente, um ou mais eventos promovidos por comunidades, empresas, universidades etc., que falam sobre inovação, empreendedorismo e startups. E isso é ótimo!

Brad Feld, cofundador da Techstars e autor de “Startup Communities".

Os eventos, em seus mais variados formatos, são oportunidades incríveis de reunir pessoas e fomentar uma comunidade ativa e vibrante. Brad Feld, cofundador da Techstars — uma das maiores aceleradoras do mundo — em seu livro “Startup Communities: Building an Entrepreneurial Ecosystem in Your City”, sugere que as comunidades tenham uma cultura de compartilhamento e troca de informações para, assim, adotar novas tendências, alavancar inovações e responder a novas condições e cenários.

Mas aí sempre chega naquela velha questão do “se não tem grana, nada acontece”, conhecido, formalmente, como o “desequilíbrio entre oferta e demanda de capital”. Os caminhos possíveis para esse problema são: (I) levantar capital que se precisa, ou (II) focar nos negócios que são criados. E é sobre esse segundo caminho que vou falar aqui!

A importância dos momentos

Num processo de evolução de um ecossistema de inovação e empreendedorismo, uma das regras básicas é criar momentos (eventos, MeetUps, hackathons etc.) para unir a comunidade, acolher novos membros e possibilitar conexões. Novos negócios acontecem, de fato, quando existem conexões relevantes e confiança — e uma comunidade vibrante é um lugar que pulsa conexão e confiança! É só olhar para um evento como o Startup Weekend e ver quantos negócios (que já faturam uma boa grana!) emergiram dali. O Easy Taxi, por exemplo, surgiu no Startup Weekend do RJ em 2011.

Organização e mentores do Startup Weekend Campinas Education 2018, que aconteceu na weme.

Por isso um evento nunca deve ser “apenas um evento”, mas uma oportunidade efetiva de conexões e um pontapé para novas oportunidades. Mas aí você pode pensar: “Pra fazer negócio é só começar a ir em eventos então?”. E eu respondo: “Calma lá, navegante!”.

Autenticidade é o que há!

Uma das premissas nas comunidades de empreendedorismo e inovação é o velho, mas sempre contemporâneo, “dê antes de receber”. E aqui vai algumas dicas práticas:

  • Você tem uma startup ou quer começar um novo empreendimento? Aproveite a agenda de eventos que já existe em sua região (MeetUp, Aqui é o Lugar — Campinas, grupos no Facebook e no WhatsApp, Sympla etc.) e crie conexões para o seu negócio. Traga seus conhecimentos para a roda;

É por isso que gestão e fomento de comunidades dá negócio — pra todo mundo. Pra startup, que agrega outros empreendedores no time e constrói parcerias estratégicas; Para a empresa, que se beneficia das novas inovações e de talento; Para os investidores, que ficam expostos a mais possibilidades; Para as universidades; Para o governo; Para você, que acredita na inovação.

E, lembre-se: além de realizar atividades contínuas que envolvam toda a comunidade, para um ecossistema prosperar, é necessário um compromisso de longo prazo e ser inclusivo a todos que querem participar e contribuir. Ou seja, fazer agora e ter em vista o futuro que se quer, ao mesmo tempo.

Talk sobre Criatividade, com Luiz Eduardo Serafim, na weme.

Na weme, onde atuo na gestão de comunidades, trabalhamos para nutrir, impulsionar e estimular a inovação e o empreendedorismo dos ecossistemas. Uma das formas de fazer isso é organizando eventos que tragam novas abordagens e temas para as pessoas e apoiando as comunidades já existentes com recursos, espaços e conexões. Você pode se juntar a nós participando dos eventos que acontecem por aqui ;)

Sou o Daniel, comunicador por formação e conector por paixão. Responsável por gestão de comunidade na weme e organizador do TEDxCampinas.

Referências

FELD, Brad. Startup Communities: Building an Entrepreneurial Ecosystem in Your City. Hoboken, N.J. Wiley, 2012.

weme

Onde empreendedores fazem acontecer.

Daniel Cobianchi

Written by

Conecto pessoas e histórias, e acredito que uma das formas de mudar o mundo é mudando o nosso prato (de comida).

weme

weme

Onde empreendedores fazem acontecer.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade