Precisamos falar sobre Tecnologias Imersivas: VR, AR, MR e XR

por Thiago Toshio Ogusko

A cada 10 anos o cenário é tecnológico e reformulado por um novo e importante ciclo. Na década de 80 os PCs mudaram o nosso mundo. A década de 90 foi uma internet e um começo de 2000 nos smartphones.

À medida que caminhamos para 2020 estamos na véspera de uma nova transformação; A Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Mixed Reality (MR). Uma nova tecnologia imersiva que já nos permite interagir com os outros e experimentar o mundo como nunca antes.

As mudanças na plataforma de computação do consumidor não são linhas retas, são ondas. PC, internet e celular foram as primeiras 3 ondas

A realidade virtual não é apenas para jogos, é o futuro de cada negócio e serviço conectado à Internet. Representa uma transformação global e fundamental sobre a forma como interagimos com milhões de pessoas e em diversas áreas como saúde, varejo, educação, imóveis, militar, eventos ao vivo, entretenimento e engenharia.

As principais empresas de tecnologia como Google, Microsoft, Samsung, Facebook, Oculus, HTC Vive, Sony e muito mais estão investindo bilhões de dólares para transformar a tecnologia imersiva em uma “realidade” em nossas vidas.

O que significam os termos “VR, AR e MR”?

VR pode colocá-lo em qualquer lugar, e AR pode trazer qualquer coisa para você. A VR pode transportá-lo para outro lugar. AR deixa você onde está e traz objetos e informações para você. Isso pode acontecer usando um óculos ou de forma mais limitada, olhando através do visor do seu smartphone.

Qual tecnologia vai “ganhar”?

VR e AR são mais como dois pontos em um espectro que com o tempo serão combinados. Em um futuro próximo teremos óculos AR que poderão aumentar todo o seu campo de visão e óculos VR que poderão criar representações digitais fotorrealistas do seu ambiente em tempo real e claro dispositivos híbridos VR/AR. Uma vez que a tecnologia avança até este ponto, a distinção entre VR e AR será muito menos relevante do que é hoje.

E a Realidade Mista (MR)?

Mixed Reality a Realidade Misturada remove os limites entre a interação real e virtual via oclusão. Oclusão significa que os objetos gerados por computador podem ser visivelmente obscurecidos por objetos no ambiente físico — como um robô virtual que corre debaixo da sua mesa. MR é interativo.

Hub de Realidade

Extended Reality (XR) refere-se a todos os ambientes reais e virtuais gerados por gráficos de computador e wearables. O ‘X’ no XR é simplesmente uma variável que pode representar qualquer letra. XR é a categoria que abrange todas as várias formas de realidade alterada por computador, incluindo: Realidade Aumentada (AR), Realidade Mista (MR) e Realidade Virtual (VR).

Quando tudo isso estará pronto?

Ainda estamos no ATARI da computação imersiva. O que aconteceu com o celular ocorrerá com VR e AR. As capacidades irão melhorar. Os dispositivos se tornarão menos caros e mais fáceis de usar. Haverá avanços nas interfaces e aplicações do usuário. À medida que o valor aumenta e os custos diminuem, a computação imersiva terá sentido para mais e mais pessoas. E não é uma questão de "se", é uma questão de "quando", então precisamos construir aplicações extraordinárias e humanizadas, a implementação de AR e VR está indo devagar, mas está acontecendo de tal forma que estamos vendo a integração tomar conta em cada canto de nossas vidas, a certeza sobre o futuro é que ele vai balançar o presente e teremos a oportunidade de criarmos mundos e transforma-los em qualquer coisa que possamos pensar .

Então, dada essa opção, o que você poderia fazer?