Fim do Primeiro ciclo do Ágora Rio

LAB.Rio
Histórico Lab.Rio
Published in
3 min readDec 5, 2014

--

Prefeito anuncia realização de propostas para a cidade

Há três meses, a prefeitura do Rio lançou um dos primeiros projetos do LAB, o Ágora Rio, uma rede social para cidadãos e cidadãs cariocas proporem e debaterem políticas públicas com as secretarias e órgãos municipais.

O primeiro Desafio lançado pela plataforma teve como tema o Legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. A partir disso, usuários e usuárias tiveram a oportunidade de enviar e debater propostas de políticas públicas para a cidade. Mais de 500 ideias foram recebidas, e as 25 mais bem avaliadas pela própria população foram entregues em mãos ao prefeito Eduardo Paes.

Na noite de ontem, em uma videoconferência ao vivo, o prefeito apresentou as avaliações da Prefeitura sobre a possibilidade de implementação de cada uma dessas ideias, encerrando esse primeiro ciclo de proposições, debates e avaliações. O tema do próximo desafio também foi lançado: MOBILIDADE!

Uma das 25 propostas apresentadas se refere à criação de um Sistema de Sinalização para Pedestres. De acordo com o prefeito, esse sistema será colocado em prática a partir da próxima semana, nos principais pontos turísticos da cidade. A proposta é de autoria do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, o ITDP Brasil.

Outra proposta, sugerida pelo usuário Marcel Peres, é a de usar energia solar para iluminação pública, e ficou em primeiro lugar no ranking dos participantes do Ágora. Sobre ela, o prefeito apresentou a possibilidade de uma instalação como teste nos postes que serão colocados ao longo da extensão da Transolímpica, BRT (Bus Rapid Transit) que vai ligar Deodoro ao Recreio dos Bandeirantes, cortando bairros como Magalhães Bastos, Sulacap e Curicica. Para isso, a Rioluz está realizando um estudo sobre a viabilidade econômica da implantação deste tipo de iluminação.

Algumas das propostas são semelhantes a políticas públicas em experiência ou em tramitação. A ideia referente ao Crédito Verde, por exemplo, sugerida pelo usuário Kersten, que tornaria possível a isenção de tributos e taxas vinculados a critérios de sustentabilidade ambiental, é um projeto em tramitação na Câmara de Vereadores desde 2012.

A expansão da malha cicloviária em consonância com os pontos do Bike Rio, sugerida pela usuária Clarissa Mello, teve o apoio do prefeito, que adiantou o planejamento da ligação entre o Centro e a Praça Saens Peña, na Tijuca, com aproximadamente 7,5km de extensão de ciclovias.

Outra ideia enviada por Marcel Peres, a “Estação Rodoviária em Curicica”, já está sendo atendida. O projeto de construção da Transolímpica prevê o encontro com a Transcarioca em Curicica, onde será construído um terminal rodoviário para atender aos passageiros e moradores da região.

O documento detalhado com todas as avaliações você poderá conferir em breve no site da plataforma: www.desafioagorario.com.br.

Não deixe de acompanhar por aqui o caminho que essas propostas, que estão sendo realizadas ou que serão colocadas em prática pela prefeitura, irão seguir! Vamos juntos rumo a uma gestão municipal em que a participação de cidadãos e cidadãs seja cada vez mais efetiva!

--

--

LAB.Rio
Histórico Lab.Rio

Laboratório de participação da Prefeitura do Rio, para aproximar o poder público dos cidadãos e cidadãs cariocas. Mais em: lab.rio.gov.br