Empreendedores: o que esperar da tecnologia blockchain para 2018?

weme
weme
Published in
3 min readApr 5, 2018

--

por Ranulfo Paiva Sobrinho

O que os empreendedores podem da tecnologia blockchain para 2018 após passada a febre do Bitcoin e da especulação das criptomoedas? Plataformas blockchains que superam alguns dos entraves comuns nos blockchain do Bitcoin e Ethereum. Quais são esses entraves? Responderei usando uma comparação apresentada adiante.

Acompanho a evolução da tecnologia blockchain desde 2008 e quem me apresentou ao tema alertou-me para estar atento a algumas métricas, a fim de saber se a tecnologia blockchain poderia ser usada cotidianamente pelas pessoas. Quais são essas métricas? Tempo de latência (L) e número de transações por segundo (tps).

A maioria das pessoas já usou um cartão de débito/crédito da bandeira Visa e notou que quando vamos pagar nosso almoço, geralmente, o tempo de demora para que a transação seja efetuada é em torno de 5 segundos e mais 3 a 5 segundos para que o atendente nos dê o recibo. O tempo de demora para processar a transação é chamado de latência e, no caso da Visa, esse tempo está em torno de 5 segundos. No Bitcoin a latência está em torno de 10 minutos e no caso do Ethereum, ao redor de 60 segundos. Sabemos que milhões de pessoas ao redor do mundo usam os serviços da Visa. Para lidar com elevada demanda e oferecer uma latência baixa, a plataforma Visa processa em torno de 50.000 transações por segundo. Originalmente, o Bitcoin processava 3 a 10 tps, enquanto que o Ethereum ao redor de 30 tps.

Fonte: Shutterstock

Talvez você esteja pensando que as referidas plataformas de blockchain sejam inadequadas para o uso em grande escala. Porém: é preciso entendê-las dentro do contexto histórico. Para esclarecer esse ponto, usarei uma analogia entre o período de transição da máquina de datilografar para os primeiros computadores portáteis.

Os bancos centrais e os demais bancos comerciais seriam as máquinas de datilografar, isto é, ainda que tenham sido úteis, hoje sabe-se que a forma como eles criam o dinheiro são benéficas para os negociantes de títulos de dívidas governamentais e privados, porém, nociva à sociedade e a este planeta. Os primeiros computadores portáteis seriam os blockchain do Bitcoin e Ethereum, os quais ainda que possuam limitações sua tecnologia é superior ao sistema financeiro atual e a forma como criam as criptomoedas são mais inteligentes do que a forma como os bancos criam o dinheiro.

Assim como os computadores portáteis evoluíram, o mesmo ocorre com as plataformas blockchain. A boa notícia para os empreendedores é que ainda este ano, eles terão à sua disposição plataformas blockchain que permitirão tempo de latência na ordem de milissegundos e números de transações por segundos, superiores a 500.000 tps, além de serem de código aberto e seguros.

Isso é só o começo. Empreendedores preparem-se; mãos à obra. Com o ‘mindset’ apropriado, criatividade, a tecnologia adequada, ‘vagabunderia’ e trabalho em quantidades suficientes, podemos criar soluções para enfrentar os problemas de natureza ambiental, social, econômica, cultural seja em escalas locais quanto globais.

--

--