Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado desde a década de 1980 no dia 16 de outubro. Comemorada em mais de 150 países, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre a alimentação saudável, o consumo sem desperdício e fomentar debates a respeito dos investimentos na agricultura para a erradicação da fome e da malnutrição. Esta data também corresponde à fundação da FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

Neste ano, o tema escolhido pela ONU para ser debatido diz respeito à “Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e no desenvolvimento rural”, visto que os objetivos mundiais da FAO estão diretamente vinculados aos motivos e impactos da migração.

Segundo a FAO, em todo o mundo, há cerca de 244 milhões de migrantes internacionais, em sua maioria provenientes das zonas rurais de países do Oriente Médio e norte da África, Ásia Central, América Latina e Europa Oriental. Estes migrantes são trabalhadores, refugiados, solicitantes de asilo, pessoas induzidas a migrar por causa do clima, menores desacompanhados e vítimas do tráfico de pessoas. Há também os que se mudam para ficar junto à família ou para estudar.

A FAO desempenha a função de facilitar os benefícios da migração ordenada, humana e regular, concentrando-se em erradicar a fome e obter segurança alimentar, na redução da pobreza rural e promovendo o uso sustentável dos recursos naturais.

Consumo sustentável

As dificuldades enfrentadas por essas pessoas em situações de risco devem ser tratadas com seriedade. A FAO propõe que haja investimento em desenvolvimento rural sustentável, adaptação à mudança climática e meios de subsistência resilientes nas zonas rurais.

A sociedade civil também tem um papel fundamental quando o assunto é consumo consciente e causas e consequências das mudanças no meio ambiente. Ainda de acordo com o órgão da ONU, pelo menos um terço dos alimentos produzidos no mundo a cada ano são perdidos ou desperdiçados, o que seria suficiente para alimentar todas as pessoas que passam fome.

Temos uma data para que possamos relembrar a importância de valores que aprendemos quando crianças e escolhemos ignorar durante as fases seguintes da vida. Invista nos hábitos saudáveis, nos alimentos orgânicos e evite o desperdício.

___
Por Aline Bonn

Like what you read? Give PlugApps a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.