Ilustração de Mariana Sartori e Rodrigo Torres.

Queremos design agora e sempre

Rodrigo Torres
Holic Journal
5 min readApr 18, 2018

--

Por trás da criação da identidade visual do cartaz oficial da vigésima terceira Open Feira de Design que aconteceu em abril/2018 em Porto Alegre.

No final de fevereiro de 2018 recebemos o convite mais do que especial do pessoal da Maria Cultura para idealizarmos a identidade visual do cartaz da vigésima terceira Open Feira de Design, que iria acontecer em abril do mesmo ano. Aceitamos o convite com muita alegria e, devido à empolgação em que nos encontrávamos e admiração que tínhamos por esse evento que é tão marcante para a cena independente de design de Porto Alegre, imediatamente começamos a pensar em mil e uma possibilidades para o projeto.

Primeira reunião interna do projeto.

Para quem não conhece o evento e não mora na cidade, a Open acontece desde dezembro de 2015, reunindo os apaixonados por design em uma das regiões mais criativas de Porto Alegre, através de uma feira mensal com a presença de diversas marcas independentes em cada edição. O evento vem sendo idealizado pela Maria Cultura, uma agência cultural que já ha alguns anos vêm realizando grandes eventos voltados para o design na cidade, como: Pixel Show, Cut&Paste e Maratona MUDE.

Manifesto da Open Feira de Design:

Queremos design. Queremos produtos que contem histórias e que assim colaborem com as nossas. Queremos estimular o consumo consciente. Queremos causar surpresa com presentes que sejam úteis. E além de tudo queremos incentivar novos criadores abrindo espaço para novos fluxos econômicos. Queremos fazer parte da mudança e conviver com pessoas que também pensem como a gente.

A promessa da Open, de fomentar e divulgar o design da região, fica clara em sua proposta de, em cada nova edição mudar de visual, convidando um estúdio de design ou um designer gráfico para repaginar a identidade visual da feira através da criação de um cartaz.

Cartazes já desenvolvidos para edições anteriores da Open. Na sequência, os convidados foram: Néktar Design, Carmela Caldart, Renata Rizzo, Up Design, Kultra, Libre, Antonella Vanoni, Grupo Criativo, Vini Marques e Cleiton Ferraz.

Edição #23

A nossa contribuição para a realização da vigésima terceira edição do evento começou quando recebemos o briefing do projeto, o qual dizia que estávamos totalmente livres para criarmos o que quiséssemos. Aquilo que poderia se tornar um pesadelo para algumas equipes de design acabou sendo um presente para o nosso time, pois poderíamos propor qualquer tema para essa edição, sem restrições.

Análise de referências na reunião inicial do projeto.

Definindo um Tema

Nosso primeiro passo foi definir um tema que guiaria o nosso processo criativo do início ao fim, estabelecendo uma base sólida para o projeto, a qual poderíamos recorrer em momentos de tomada de decisão. Após algumas reuniões internas, conversas rápidas e uma pesquisa do que já havia sido explorado em outras edições do evento. Definimos que o tema base do projeto seria Imaginação.

Desenvolvimento do tema e do conceito do projeto.

Criando o Conceito

Com o tema definido e já mapeado, começamos a gerar ideias de conceito para o projeto e, após algumas boas e não tão boas ideias surgirem durante o processo, definimos que iríamos explorar como a imaginação têm o poder de, em um momento de deslumbre único, transformar as situações mais banais do dia-a-dia em algo especial, nos permitindo construir novos mundos, novas realidades, futuros possíveis e impossíveis.

Geração de alternativa para a identidade visual do cartaz.

Desenvolvendo o Cartaz

Para o desenvolvimento da identidade visual do cartaz, ficou bem claro para o time envolvido, que para realmente conseguirmos explorar e chegar em um resultado impactante para o conceito criado, teríamos que criar algo imersível, que tivesse profundidade, carisma, que fosse inusitado e proporcionasse diversas interpretações.

Definimos então, que iríamos desenvolver uma cena e criar o layout das informações do cartaz de um modo, que o seu foco ficasse voltado para a cena e não para a interação das informações com ela.

Etapa de desenvolvimento do cartaz.

Tínhamos em nossas cabeças um estilo bem definido de ilustração e composição para atingirmos os objetivos que havíamos estabelecido para o projeto e, por isso, levamos um bom tempo para alcançarmos visualmente o que imaginávamos para o cartaz. Diversos fatores foram determinantes durante o processo, como por exemplo a composição da cena, os elementos presentes, a composição das cores e como iríamos criar essa sensação de profundidade e imersão.

Etapa de finalização do cartaz.

O resultado de todo esse desenvolvimento foi uma ilustração que nos enche de orgulho e representa muito bem a nossa visão para a vigésima terceira edição da Open.

Cartaz oficial da Open Feira de Design #23.

Dia do Evento

Open Feira de Design #23. Fotos por: Fabiano Martins.
Time da Holic Studio.

--

--