Civichub: Capítulo 2

Julio Holon
Holocasa
Published in
4 min readDec 14, 2018

Continuando minha empolgante história na Espanha, ao final do Sprint 4 do Civichub, fiz minha viagem para a pacata Centelles, no interior da Catalunha, com meu amigo Pepo Ospina, criador do CollectiveOne. Ele mora lá e conseguiu uma casa tipo AirBnB para eu ficar, a 2 quadras da casa dele (já estávamos com planos secretos de colaborar na criação de uma versão em Holochain do CollectiveOne) (OBS.: já estou de volta ao Brasil, mas somente agora estou com tempo para continuar escrevendo!).

Essa foi a vista que tive quando cheguei!

Como cheguei no fim do dia, no domingo, não deu para ver muito da cidade, fui logo para a casa onde ia ficar, pois estava também hiper cansado!

Fui muito bem recebido pela Elisanda, uma conhecida da família do Pepo, que é a dona da casa onde fiquei. Ela é amante de música e arte e foi muito prestativa e atenciosa durante toda a minha estadia!

No dia seguinte, caminhei um pouco por Centelles e também fui conhecer o lugar de onde eu iria poder trabalhar (que o Pepo chamava carinhosamente de Coworking da família), vejam mais algumas fotos de Centelles:

Na terça-feira fui pela primeira vez a Barcelona, para uma reunião com de tutoria da Holocasa com a minha tutora Diana Moret

E como fiquei maravilhado ao descer do trem na estação Plaça Catalunya! Vejam!

Era para ser uma visão de 360 graus!

Nos encontramos em um Coworking gratuito muito bom chamado Imagin Café e tivemos uma conversa extremamente produtiva de 2h sobre o projeto Holocasa. Foi a primeira vez que tive a oportunidade de explicar o projeto em detalhes para a Diana, e ela fez sugestões excelentes para focar em problemas reais que o meu público está precisando.

Para isso, percebemos a necessidade de criar um questionário de entrevista para entender como funcionam algumas casas compartilhadas existentes (recebi os contatos de algumas em Barcelona também).

O questionário iria se focar em questões sobre:

  • Governança da casa
  • Sustentabilidade e compartilhamento de recursos
  • Reconhecimento e produção de valor

Na quarta-feira, retornei para Barcelona com Pepo para encontrar o Adriaan Bauman, o organizador do do Meetup Holochain de Barcelona, foi muito bom conhecê-lo. Ele é um holandês empolgado e muito inteligente, que ficou realmente interessado no Holochain, com muita vontade de divulgar e ver essa tecnologia prosperar! (Parece um pouco comigo, quando comecei a comunidade Holochain Brasil!)

Na nossa conversa, nos preparamos para apresentar sobre Holochain no Hackathon final do CivicHub, que aconteceria em 3 semanas.

Vejam mais algumas fotos de Barcelona, que apesar de eu não ter tido muito tempo de passear, o pouco que eu andei, fiquei maravilhado!

Na sexta-feira me encontrei com o pessoal do OuiShare Barcelona, num almoço muito divertido, que me foi indicado pelo Pepo (mas ele não pode ir pois ia para um evento em Berlin). Acabei indo sem conhecer ninguém no evento e mal falando espanhol, mas foi muito legal! Pessoas muito receptivas, fiquei quase 4 horas conversando com eles, falei sobre Holochain, Holocasa e Organizações Orgânicas, eles adoraram!
(vou ver se consigo a foto que eles tiraram e coloco aqui depois)

Por fim, no sábado, chegou meu novo jogo de tabuleiro o Commonspoly, que só era vendido na Espanha, e fui sortudo de conseguir que entregassem no meu endereço antes da minha viagem para os EUA. Vejam que lindo:

Finalmente, no domingo dia 25 de dezembro fui para o aeroporto para viajar para Asheville, nos EUA, para encontrar pela primeira vez pessoalmente a Equipe do Holo(chain)!

Mais detalhes no próximo post!

--

--

Holocasa
Holocasa

Published in Holocasa

Uma rede de Cooperativas que são Coliving e Coworking sustentáveis e com propósito

Julio Holon
Julio Holon

Written by Julio Holon

Arquiteto de soluções distribuídas, gamificadas, criptográficas e inteligentes, buscando construir uma sociedade mais orgânica, peer-to-peer, descentralizada e