Estudo mostra as tendências globais do Futuro do Trabalho. Entenda

Fel Mendes
HoneycombLAB
Published in
4 min readMar 27, 2018

Depois de ouvir pessoas de 13 países, estudo publicado pela ADP apresenta 5 tendências globais que serão realidade nos próximos anos.

Muito tem se falado sobre Futuro do Trabalho. Mas foi um estudo feito pela gigante ADP Research Institute chamado “The Evolution of Work — The Changing Nature of the Global Workplace” que colocou alguns pingos nos is. Participaram da pesquisa 2.000 pessoas espalhadas por 13 países. O relatório publicado em 2016 pela ADP (que pode ser baixado aqui) observou tendências globais e afirmou categoricamente que:

“O ambiente de trabalho está evoluindo mais rápido do que nunca. Empregadores precisarão ter consciência e lidar com cinco macrotendências globais para liderar e crescer no futuro, independente da geografia ou da indústria”.

E quais foram as macrotendências observadas?

(1) a necessidade por uma maior escolha e flexibilidade;

(2) acesso à aprendizagem em tempo real

(3) desejo de maior autonomia

(4) importância da sensação de estabilidade

(5) capacidade de trabalhar em projetos de significado pessoal

Ou seja: para se manter competitivo será preciso cultivar um ambiente de trabalho que permita maior liberdade e colaboração, gerencie as preocupações dos funcionários em torno da segurança no emprego e ofereça oportunidades para um trabalho significativo.

“A macrotendência mais pungente foi a necessidade de liberdade (…) E enquanto os funcionários desejam mais liberdade, os empregadores precisam encontrar uma maneira de ter certeza de que as pessoas continuam responsáveis ​​por seu trabalho.”

Algumas descobertas específicas:

1- Embora a maioria das mudanças no local de trabalho seja percebida de forma positiva, teme-se que a automação e as máquinas inteligentes substituam o trabalho que os seres humanos realizam.

90% das pessoas acreditam que a tecnologia permitirá conexões mais profundas em distância e tempo.

45 por cento temem que a automação, as máquinas inteligentes e a inteligência artificial substituam as pessoas pelo trabalho repetitivo.

2- A abertura às mudanças no local de trabalho varia de acordo com a região.

Na Ásia, onde a população é especialmente mais jovem, 81 por cento das pessoas estão entusiasmadas com o futuro e abraçam as mudanças, especialmente o aumento da tecnologia.

No entanto, os europeus continuam cautelosos com as mudanças no local de trabalho. Apenas 59% dos pesquisados sentem-se otimistas e temem que a constante mudança de função exigirá a aprendizagem de novas habilidades.

A respeito da América Latina, a percepção é de que as coisas estão andando em um ritmo menos acelerado, principalmente por causa da instabilidade econômica de Brasil e Argentina. Mesmo assim, o cenário não é desanimador. A população pesquisada está animada com as mudanças que se anunciam, muito embora ainda um pouco cética. Os gráficos abaixo mostram isso:

3- A definição moderna de segurança no emprego exige que os funcionários se adaptem a diferentes papéis.

Anteriormente, os indivíduos definiam segurança por posse. Hoje, com mudanças no local de trabalho — especialmente o aumento da automação — os funcionários definem a segurança pelo alcance de sua rede profissional e a capacidade de explorar relacionamentos para encontrar empregos não-lineares que podem ampliar uma carreira. 60 por cento acreditam que uma idade de aposentadoria padrão não existirá mais.

4- Trabalhadores mais jovens estão buscando um significado além dos salários lucrativos para sentirem-se com propósito.

89 por cento dos entrevistados escolherão trabalhar em interesses pessoais ou coisas que afetam a sociedade e 82 por cento definirão seu próprio horário de trabalho.

5- Os departamentos de RH devem melhorar a conectividade global.

Os profissionais de recursos humanos abraçaram a necessidade de recrutar globalmente para encontrar os melhores talentos, mas eles muitas vezes tem dificuldades de fazer o onboarding com funcionários globais ou ter certeza de que as equipes remotas estejam verdadeiramente conectadas.

95 por cento dos funcionários acreditam que poderão trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Pra terminar, um trecho da conclusão do estudo que saltou aos olhos:

”Ao alinhar o paradigma de trabalho da organização com as necessidades básicas de sua força de trabalho, em vez de insistir que os empregados se encaixam no molde corporativo, os empregadores podem antecipar melhor como a cultura do ambiente de trabalho pode continuar a evoluir para construir um local de trabalho mais dinâmico e produtivo.”

+ LAB

A sensacional série sobre futuro do trabalho que a Microsoft fez

O Honeycomb é uma plataforma de gestão que está conectada com as tendências apresentadas por este estudo. Para entender como fazer a gestão de sua empresa ou startup de maneira transparente, focada e dando mais autonomia e liberdade para as pessoas, acesse www.honeycomb.do

--

--

Fel Mendes
HoneycombLAB

Uma improvável mistura de 🌀#tantra & renascimento | 💡 jornalismo & negócios de impacto social | 🚀 @honeycomb.do |