A incrível experiência de lidar com o crescimento

Wendel Nascimento
Horizon Four
Published in
3 min readDec 8, 2017
Nossas escolhas definem o caminho que tomaremos em nossa via e quais outras escolhas teremos a seguir.

Pode parecer estranho para alguns, inclusive para mim. Crescimento. Essa é uma palavra forte, que pode ter vários significados dependendo de seu contexto. Hoje vamos falar de um contexto mais específico, o crescimento conjunto de um líder e de seu time.

Eu sou o Wendel, hoje tenho 21 anos e sou CTO de uma startup, a Shawee. Não vou entrar em detalhes sobre o que é a startup em si, um dia você acabará conhecendo melhor. Toda essa questão de ser líder, ter a enorme responsabilidade de liderar uma equipe e fazer com que seu produto dê certo é muito novo para mim. Até bem pouco tempo atrás, eu tinha apenas uma função, que era a de front end engineer. Do nada tudo mudou e o cara que precisava basicamente transformar especificação em código ganha a responsabilidade de liderar toda uma equipe de tecnologia.

Serei sincero, de início tive muito medo, ainda tenho. Creio que o medo é o que nos faz evoluir, por nos fazer ter não apenas vontade de perder o medo, mas sim a curiosidade de descobrir o porquê de sua existência. Obviamente houveram muitos momentos em que estive errado, desesperado e não tinha a mínima ideia do que fazer, mas também houveram momentos onde estive confiante, demonstrei e fiz com que muita gente acreditasse em mim. Esses são os momentos em que você sente que está evoluindo muito, mas que a qualquer pequeno deslize tudo pode ir por água abaixo.

É interessante olhar para trás e ver o quando podemos melhorar, evoluir com o passar do tempo e nem precisa ser muito tempo, muitas vezes é coisa de uma semana, uma ou duas pessoas que você conhece que te inspiram ou de fazem mudar a forma de ver determinadas coisas.

O mais surpreendente é olhar ao redor e ver o impacto, o resultado de algo que levou meses de trabalho sendo concluído, ver um simples sorriso após alguém ter usado algo feito por você é um sentimento impagável.

Ainda me lembro de minha primeira entrega. Foi uma experiência muito desesperadora, pois no dia do evento tínhamos várias pessoas ansiosas para usar nossa plataforma, porém ao mesmo tempo em que todos esperavam, eu e mais alguns desenvolvedores ainda estávamos desenvolvendo o que eles precisavam usar. Falhamos, quebramos a expectativa de muita gente, foi um dia difícil. Por alguns dias fiquei muito decepcionado comigo mesmo, era um sentimento de decepção, de ter organizado tudo, gerenciado uma equipe inteira que superestimei e no final, de ter errado.

Isso me fez crescer muito.

Após esse episódio, todos os outros foram um sucesso, porém o medo de errar novamente é sempre constante e ter esse medo é bom, por mais estranho que pareça. Nunca mais tivemos problema com entregas desde então. Como fiz para não errar novamente? Indo a fundo e descobrindo o motivo do meu medo de errar. Motivando minha equipe e trabalhando com metas cada vez mais possíveis.

Uma vez o Rodrigo Terron me contou uma frase que faz bastante sentido nesse contexto e ela é:

O erro novo sempre bem-vindo, pois ele nos traz aprendizado. O problema é quando voltamos a ver um erro antigo, isso indica que estamos falhando de forma desnecessária.

O que me trouxe até aqui?

Eu costumo pensar bastante sobre o impacto que estou causando no mundo e no que estou fazendo para que ele seja um lugar melhor. O mundo não precisa ser necessariamente as 7 bilhões de pessoas ao redor do globo, mas sim as que realmente fizeram, fazem e podem fazer parte da minha vida de alguma forma. Creio que esse sentimento me trouxe um certo desconforto, isso tem feito com que eu me mova e cresça em uma velocidade muito grande.

Ainda com tudo isso, sempre existe um grande medo, que é o de deixar com que a Shawee ou qualquer outra coisa na qual eu esteja focado cresça mais do que eu. Esse medo me causa mais desconforto e entramos em um ciclo finito de crescimento conjunto.

Para quem está entrando em um novo desafio e quer fazer com que isso deixe sua marca na vida de outras pessoas, minha dica é:

Vá além de apenas vencer o medo da falha e do fracasso, entenda o porquê dele. Você nem sempre precisará errar para aprender. Com motivos temos novos propósitos e com propósitos podemos realmente fazer a diferença.

--

--

Wendel Nascimento
Horizon Four

Desenvolvedor, apaixonado pelo que faz nossa vida melhor. Inovação.