O mito da transformação digital no Brasil!

André Santos
Horizon Four
Published in
4 min readJan 30, 2018

Sempre que um novo tópico aparece no Brasil automaticamente diversos “especialistas” aparecem de forma espontânea e com a transformação digital não foi diferente, sem entender conceitos, sem ter de fato aprendido sobre, diversos “especialistas” apareceram no mercado com anos de experiência e essa aparição não é só culpa dos oportunistas, mas principalmente do mercado, que sente problemas e precisa de metodologias salvadoras para resolvê-los. E como não cair na falsa transformação digital que está disponível como produto de prateleira de algumas empresas?

Tive contato com o assunto a cerca de um ano atrás em um evento da Liferay, despertei um grande interesse pelo mesmo e comecei a estudar sobre, buscando whitepapers, conteúdos e notícias em alguns sites, sempre tentando partir de um site confiável (Liferay, Gartner, etc) para outros sites que esses referenciavam.

Hoje não existe um consenso em relação a definição da transformação digital, mas uma definição que eu gosto bastante é a seguinte:

Uma transformação digital significa reestruturar os processos da sua empresa, absorvendo uma cultura digital com o objetivo de ganhar produtividade. Para realizá-la, é necessário fazer mudanças estruturais e culturais na empresa, colocando a tecnologia como elemento central.

https://resultadosdigitais.com.br/blog/transformacao-digital/

A imagem abaixo reflete exatamente esse frase.

https://transformacaodigital.com/o-que-e-transformacao-digital/

Ou seja, precisamos alterar nosso mindset, nossa forma de pensar e criar as estratégias de um jeito que seja possível, no final do processo, pensarmos digitalmente, a tecnologia precisa deixar de ser um suporte e transformar-se no centro de tudo. Isso pode gerar uma certa confusão nas pessoas e essa confusão é apoiada pelos “especialistas”, que como entrega final de uma consultoria em transformação digital entregam, hotsites, páginas no facebook, aplicativos, etc.

Recentemente tive a oportunidade de traduzir um whitepaper que comenta sobre transformação digital em saúde (http://www.atsaude.com.br/transformacao-digital-em-saude-voce-esta-fazendo-isso-forma-certa/) e algo que ficou muito evidente durante esse processo é que a transformação digital vai muito além de uma reunião via skype, precisamos primeiro pensar de forma digital e criar estratégias específicas para esses canais, ao invés de utilizarmos antigas estratégias e apenas inserirmos componentes de tecnologia nelas. A tecnologia é o suporte, o mindset é o core!

Com toda essa confusão que nos é gerada, trago alguns mitos da transformação digital para ficar claro para você o que a transformação digital NÃO é.

A tecnologia é essencial na gestão da transformação digital. Falso. A resposta correta é pessoas. Tecnologia é essencial para facilitar o processo, mas o sucesso ou fracasso depende dos profissionais. Ao mesmo tempo, a tecnologia é instrumental na transformação dos funcionários na era digital. Ao incrementar a força de trabalho com inteligência de dados, as empresas podem liberar o capital humano e redirecionar recursos para posições de valor agregados, além de reduzir erros, elevar a produtividade e aumentar a satisfação no trabalho, sem mencionar que a tecnologia, por si só, pode ser usada para reter funcionários de maneiras novas e atraentes.

O progresso criativo resulta de uma análise aprofundada de setores específicos. Isso é parcialmente verdadeiro. Executivos têm encontrado elementos em comum e inspiração em diferentes setores. Antes de reinventar a roda, eles devem examinar as melhores práticas e padrões de referência, independentemente do segmento.

https://www.baguete.com.br/noticias/25/05/2017/desmistificando-a-transformacao-digital

Quem vai realizar a transformação é o setor de TI. A tecnologia da informação, precisa ser muito bem estruturada para garantir o nível de atuação que uma empresa digital precisa. Porém, entre afirmar isso e dizer que a transformação digital é responsabilidade só da equipe de TI existe um abismo! O que precisa haver é uma aproximação entre os gestores e quem vai colocar a tecnologia para funcionar, e não uma terceirização de responsabilidades.

A transformação vem de iniciativas pequenas. Que tal deixar que as pequenas iniciativas dos colaboradores se desenvolverem a fim de, aos poucos, criar uma organização realmente digital? Em teoria, essa ideia pode até parecer fazer sentido, mas as coisas não funcionam dessa forma. A transformação precisa vir do topo. Por quê? Uma mudança tão grande precisa não só de liberdade, mas da iniciativa dos líderes em desenvolver programas claros de mudança e implementá-los nas empresas.

Basta desenvolver várias iniciativas digitais. Esse talvez seja o maior engano por parte dos executivos e tomadores de decisão nas empresas. O pensamento é mais ou menos assim: “se a minha empresa já tem x iniciativas digitais em andamento, já faço parte dessa transformação”. É ótimo desenvolver estratégias como o marketing de conteúdo - que, aliás, tem grande participação na transformação digital -, mas essas estratégias são apenas PARTE da solução.

https://marketingdeconteudo.com/transformacao-digital/

Existem vários outros mitos que ainda cercam a transformação digital, mas o mais importante é entender que transformação digital é a mudança da cultura da empresa, fazendo com que a tecnologia se torne o centro e que estratégias sejam criadas a partir do “pensamento” digital e não que sejam aplicados componentes digitais (por exemplo, vídeo conferência a distância) em estratégias antigas.

No fim do dia o que você está mudando é seu modelo de negócio e não seu produto ou serviço!

Agora você já tem insumo suficiente para não comprar gato por lebre, se alguém vier te oferecer transformação digital e tiver como entrega final uma API, aplicativo, hotsite, chatbot, etc sem uma estratégia maior de mudança de mindset, já sabe!

Alguns links que podem auxiliar você que quer saber mais sobre o assunto:

https://memeburn.com/2018/01/digital-transformation-business-strategies/

https://www.liferay.com/pt/resources/l?title=digital-transformation

https://resultadosdigitais.com.br/blog/transformacao-digital/

https://transformacaodigital.com/o-que-e-transformacao-digital/

--

--

André Santos
Horizon Four

Farmacêutico e Bioquímico pela USP. Sócio-diretor da Consultoria ATsaúde. Entusiasta de ciência de dados empreendedorismo e novos negócios em saúde.