#ConnectedHDBR | Você adiou mais uma vez

Flávia Tabosa
hostdimebr
Published in
5 min readJun 11, 2019

Essa é a newsletter da HostDime Brasil! Parecemos divagar entre muitos conceitos e ideias, mas acredite, o nome “connected HDBR” existe por um motivo: tudo vai fazer sentido. Então ajeita a coluna e segue a leitura com dicas de inovação para otimizar o seu tempo e suas visões de negócios.

“Nem frio, nem quente, zero grau pra mim tá ótimo”
Essa é uma adaptação de um tweet icônico de alguma celebridade tentando divagar sobre o tempo e escorregando nas lições de escalas termométricas. Mas esse erro é perfeito para trazer para vocês o conceito que queremos explorar hoje: ser antifrágil. Desenvolvido pelo Nassim Taleb em livro homônimo ao conceito, ser antifrágil é o tipo de característica que o mercado está precisando hoje em dia, e isso incluindo os colaboradores, as equipes, as empresas. A gente explica. Vamos partir da definição do que seria frágil: algo quebradiço, fraco. Certo? Seu antônimo seria algo robusto, forte, seguro. Precisamos começar a pensar em nossos pontos para além desse conceito engessado de “força” e “fragilidade”. Nem frio, nem quente. Antifrágil. É disso que se trata, mostrar a força das coisas que se beneficiam com o caos: é ser robusto e frágil ao mesmo tempo e aprender com isso. Entender os pontos fracos para fortalecê-los. Entender os pontos fortes e aprimorá-los.

Não adie os seus problemas
Segundo o Nassim Taleb, essa é uma das muitas formas de aplicar o conceito antifrágil na prática. Sabemos que todas as tomadas de decisão tem a margem para o erro. Mas o importante em cada novo passo que sua empresa vai dar, é que você explore além das situações e possibilidades ideais. Às vezes, ter o setor “vai dar m3%d4” seja tão produtivo quanto o de planejamentos ideais. Isso porque você vai explorar problemas possíveis e prevenir que eles aconteçam ou voltem a acontecer. E é dessa forma que você tira o seu planejamento do patamar frágil ou robusto e entra na veia antifrágil.

Se você quer prever o futuro,
Então estude o seu passado. Esse pensamento é de Confúcio, mas nós concordamos. Quando falamos de inovar, não falamos mais de intuição, “feeling” ou dedução. Falamos de análise. Isso porque nosso comportamento se tornou monitorável em muitos momentos, nossa informação está cada vez mais compartilhada. E não tem como inovar sem estudar minuciosamente todas as pistas que estão ao nosso alcance. O pensamento de Confúcio que abre este parágrafo pode não ser sido desenvolvido na era digital, mas se encaixa perfeitamente no mar de Big Data que podemos analisar para começar a entender o caos que nos rodeia — e assim, fortalecermos nossa antifragilidade.

O homem das mil startups
Recentemente o João Kepler esteve em João Pessoa para palestra de lançamento do seu livro, Smart Money. E em suas falas e no seu livro, ele reforça que o empreendedor de sucesso não é inquebrável, mas sim antifrágil. Sua empresa pode não estar funcionando exatamente em um modelo exponencial de startup, mas com certeza está precisando aprender com seus erros. E a gente diz o motivo: porque isso deve ser regra! Exercício constante. Quem está “no topo”, está aprendendo com os erros e otimizando suas soluções a partir dessa percepção. Isso tem muito a ver não só com olhar para a sua bolha, mas contar com parceiros e colaborações que vão somar para o seu negócio e sua equipe. Se você vende apenas produtos, é só mais um entre tantos. É hora de criar contexto e experiência para a sua marca.

Se alguém te oferece 10 vantagens
O que você deve pensar em seguida é que não dói analisar. Por isso, fechamos esse insight todo mostrando 10 vantagens em terceirizar um Data Center. Não leva a gente a mal, mas é que conhecemos tão bem o mercado de TI que sabemos: provavelmente esse setor na sua empresa não está utilizando o tempo de sua equipe para otimizar processos ou inovar. A fatia principal de dedicação acaba sendo direcionada para reagir a problemas e saná-los. Nós queremos profissionais proativos, inventivos e temos certeza que você também quer. Podemos ser um time de vôlei, a HostDime está levantando a bola de um problema potencial, cabe a você cortar e marcar ponto (ou não). Tudo é possível — e é por isso que trouxemos para você o pensamento antifrágil.

Falando nisso…

Armazenamento cheio

Imagine a seguinte situação: a memória de seu celular enche e você não apenas não pode remover arquivos para ganhar mais espaço na memória, como também é obrigado a mantê-los guardados. Todo e qualquer arquivo criado precisa ser armazenado em seu smartphone por dois anos. — É o caso de algumas empresas como o call center. E a gente mostra nesse artigo como existe uma solução para esse terror!

US$ 7,2 milhões

Esse foi o prejuízo que as empresas brasileiras tiveram com os ataques sofridos em 2018. E com o aumento das ocorrências e a expansão das aplicações web, esse montante pode ser ainda maior no futuro. Mas investindo de forma inteligente é possível prevenir um rombo no orçamento de sua empresa.

Inspiração para o mês

Às vezes, pensar um pouco fora da curva é o que é preciso para alcançar grandes resultados. Não se atenha unicamente à lógica e às regras, a imaginação também pode te levar por caminhos incríveis.

Você já viu?

Lançamos o Cloud Server HostDime, para o gerenciamento de nuvem em tempo real através de uma plataforma simples e intuitiva. Você só paga pelo que usar, apenas quando usar. Em nosso site, faça a simulação de custo para uma cloud ideal para seu negócio.

Quero ir para a nuvem!

Nossos especialistas Lucas Montarroios e Luis Atroch foram convidados para participar de uma entrevista no Portal Correio e falar um pouco mais sobre os perigos da internet, segurança de dados, LGPD, e outros assuntos. Confira a matéria na íntegra

Ver entrevista completa

Conseguimos nos conectar?

👍 Demais!
💁‍♀ Méh…
👎 Nope

--

--